Conheça os melhores sites para criar loja virtual e impulsione os resultados do seu negócio.
O mercado está em constante evolução. Estar presente na internet é sinônimo de crescimento e escalabilidade do seu empreendimento a médio e longo prazo. Já se foi o tempo em que bastava abrir um estabelecimento físico para começar a vender produtos ou serviços. Nos dias atuais, é essencial estar presente de forma estratégica nos canais digitais.
Em um mercado cada vez mais competitivo, as lojas virtuais começaram a ganhar espaço no Brasil nos últimos anos. Durante a pandemia da Covid-19, muitos empreendedores começaram a investir em um projeto web para continuar divulgando os seus serviços. Porém, é importante destacar que o processo de comunicação e marketing precisa ser constante. O plano de negócio precisa estar alinhado com as expectativas de crescimento da empresa.
Pequenos e médios empreendedores ainda se sentem desconfortáveis quando o assunto é investir em um projeto web. Muitos acreditam que uma loja virtual, por exemplo, só irá trazer custos adicionais. Porém, é preciso enxergar o projeto como um investimento capaz de retornar bons resultados.
Se você quer vender pela internet, este artigo é para você! Você ficará por dentro sobre os melhores sites para criar loja virtual e como o marketing digital poderá impulsionar os resultados do projeto. Portanto, é hora de colocar a mão na massa e absorver os conteúdos divulgados em nosso blog. 🙂
O crescimento das lojas virtuais no Brasil
É importante destacarmos o crescimento das lojas virtuais no Brasil e como elas impactam diretamente na rotina do seu público-alvo. Hoje em dia, o mercado está cada vez mais imediato. Com o avanço da internet e dos smartphones, a população começou a consumir produtos e serviços usando dispositivos móveis.
Em meio a este cenário recente, no Brasil, o mercado de e-commerce vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Segundo dados da Ebit/Nielsen, o faturamento do comércio eletrônico online, por exemplo, teve números consideráveis em 2020, chegando a 126,3 bilhões.
Podemos definir que o mercado digital segue em alta no Brasil. É sem dúvidas, uma oportunidade interessante para quem busca vender e gerar notoriedade na internet. Porém, é sempre importante destacar que para obter resultados satisfatórios é essencial conhecer o seu público-alvo e o seu comportamento. É praticamente inviável criar um plano de comunicação, web e marketing sem antes definir a sua persona. Entenda mais sobre o que é persona no marketing digital.
Outro ponto relevante para obter bons resultados com uma loja virtual, é que elas precisam ser profissionais e otimizadas, para assim, se destacarem em meio à concorrência. Para isso, existem diversas opções de plataformas que permitem criar uma loja virtual de forma simples e eficiente. Saiba como deixar o seu projeto web otimizado e atraia clientes qualificados.
Sites para criar loja virtual: 7 opções para começar a vender pela internet
Agora que você já está por dentro do panorama e a importância de ter uma loja virtual, é hora de conhecer 7 plataformas que possibilitam a criação de um site e-commerce. A boa notícia é que não é preciso ser um especialista em programação para isso! Porém, é interessante ter auxílio de um profissional durante o desenvolvimento. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas? 🙂
Shopify
A Shopify é uma das plataformas mais populares para criação de lojas virtuais. Ela oferece diversas ferramentas para personalização do layout, além de integrações com redes sociais e aplicativos de terceiros. A plataforma também conta com recursos de SEO, facilitando a otimização do site para motores de busca. É uma opção interessante para quem está iniciando no mercado. Além disso, a plataforma é bastante utilizada para criação de lojas de dropshipping. Descubra o que é Dropshipping e como ele pode ser uma solução interessante para quem quer vender sem estoques.
Prós:
- Interface intuitiva e fácil de usar;
- Possibilidade de integração com diversas formas de pagamento;
- Suporte em português.
Contras:
- Preço um pouco elevado em relação a outras plataformas;
- Recursos limitados na versão mais básica.
Wix
O Wix é uma plataforma de criação de sites que também oferece a opção de criar uma loja virtual. Ele conta com diversas opções de templates para personalização do layout da loja, além de recursos de SEO e integração com redes sociais. A plataforma também disponibiliza diversas opções de pagamento para os clientes. A grande vantagem do Wix, é a sua navegação com recursos de arrastar e soltar. Para quem não tem conhecimento web, o Wix pode ser o caminho mais fácil para começar a vender online. Saiba mais sobre criar um site no Wix.
Prós:
- Interface intuitiva e fácil de usar;
- Diversas opções de templates para personalização;
- Suporte em português.
Contras:
- Limitações na versão gratuita;
- Taxas de transação cobradas pela plataforma.
Woocommerce
O WooCommerce é um plugin para WordPress que permite criar uma loja virtual integrada ao site. Ele oferece diversas opções de personalização, além de integração com diversas formas de pagamento e ferramentas de análise de dados. Se você tiver conhecimento em web ou está disposto a contratar um profissional qualificado, o Woocomerce pode ser uma opção viável para escalar a sua empresa a médio e longo prazo. Entenda mais sobre como funciona a criação de uma loja virtual em WordPress.
Prós:
- Integração com o WordPress, permitindo personalização do site e da loja virtual;
- Diversas opções de plugins e extensões para personalização;
- Possibilidade de integração com diversas formas de pagamento.
Contras:
- Requer conhecimentos em programação para personalização avançada;
- Hospedagem do site e da loja virtual devem ser feitas em servidores próprios.
Magento
O Magento é uma plataforma de código aberto para criação de lojas virtuais. Ele conta com diversas ferramentas para personalização do layout, integração com redes sociais e ferramentas de análise de dados. A plataforma também permite integração com diversas formas de pagamento. Se você tem uma loja com diversos produtos e variações, o Magento pode ser a escolha certa! O Magento permite customizar diferentes variações através de códigos e linhas de programação. Porém, pode ser um pouco trabalhoso para quem tem dificuldades em entender a linguagem web.
Prós:
- Ferramentas avançadas de personalização;
- Integração com diversas formas de pagamento;
- Possibilidade de expansão da loja virtual com plugins e extensões.
Contras:
- Requer conhecimentos em programação para personalização avançada;
- Hospedagem do site e da loja virtual devem ser feitas em servidores próprios.
Nuvemshop
A Nuvemshop é uma plataforma brasileira para criação de lojas virtuais. Ela oferece diversas opções de personalização do layout, integração com redes sociais e diversas formas de pagamento. A plataforma também conta com recursos de SEO e ferramentas de análise de dados. Se você não quer investir em uma hospedagem, a Nuvemshop pode ser uma solução viável.
Prós:
- Interface intuitiva e fácil de usar;
- Suporte em português;
- Opções de integração com marketplaces.
Contras:
- Limitações na versão mais básica;
- Taxas de transação cobradas pela plataforma.
Loja integrada
A Loja Integrada é uma plataforma brasileira para criação de lojas virtuais. Ela oferece diversas opções de personalização do layout, integração com redes sociais e diversas formas de pagamento. A loja integrada também conta com recursos de SEO e ferramentas de análise de dados.
Prós:
- Interface intuitiva e fácil de usar;
- Suporte em português;
- Diversas opções de integração com marketplaces.
Contras:
- Limitações na versão mais básica;
- Taxas de transação cobradas pela plataforma.
Tray
A Tray é uma plataforma para criação de lojas virtuais que oferece diversas opções de personalização do layout, integração com redes sociais e diversas formas de pagamento. A plataforma também conta com recursos de SEO e ferramentas de análise de dados.
Prós:
- Suporte em português;
- Diversas opções de integração com marketplaces;
- Possibilidade de expansão da loja virtual com plugins e extensões.
Contras:
- Preço um pouco elevado em relação a outras plataformas;
- Taxas de transação cobradas pela plataforma.
Sites para criar loja virtual: Qual escolher?
Como vimos, as plataformas possuem recursos semelhantes. Porém, cada uma delas, exceto o Woocomerce e o Magento, possuem taxas para cada venda realizada. Portanto, é interessante fazer um plano estratégico para que você possa obter resultados satisfatórios independentemente da plataforma escolhida.
É importante também, analisar o desempenho de cada uma delas. Lembre-se: a loja virtual precisa ser rápida, responsiva e otimizada para os mecanismos de busca. Afinal, não adianta escolher os melhores sites para criar loja virtual e não obter resultados. Saiba mais sobre como aparecer no Google.
Outro fator que pode impactar na hora de decisão, é sobre o seu conhecimento. Se você vai criar por conta própria ou não quer investir em um profissional qualificado, é fundamental iniciar em uma plataforma fácil e intuitiva. Por outro lado, se você busca algo mais profissional e completo, é interessante optar por plataformas que possuem mais recursos adicionais.
Estratégias de marketing digital para impulsionar os resultados da loja virtual
Agora que você já conhece os sites para criar loja virtual, é hora de atrelar as principais estratégias de comunicação e marketing para que o seu projeto web tenha sucesso. Vale ressaltar que não existe uma fórmula mágica. Portanto, é de suma importância elaborar um plano que visa o crescimento exponencial da sua loja. Vamos conhecer um pouco mais?
- Invista em SEO: A otimização para mecanismos de busca é um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento da sua loja virtual nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google. Algumas das técnicas mais comuns são a escolha de palavras-chave relevantes para o seu negócio, a produção de conteúdo relevante e a otimização das meta tags.
- Tráfego pago: Os anúncios pagos são uma forma de fazer com que a sua loja virtual apareça em destaque nos resultados dos mecanismos de busca ou em outras plataformas, como as redes sociais. Você pode criar campanhas de anúncios pagos no Google Ads, no Facebook Ads e em outras plataformas. Além disso, o tráfego pago poderá trazer resultados mais imediatos quando comparado ao tráfego orgânico. Entenda sobre os canais de tráfego pago e impulsione o seu negócio.
- Marketing de conteúdo: O marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste em produzir conteúdo relevante e de qualidade para atrair e engajar os clientes. Você pode produzir conteúdo para o blog da sua loja virtual, para as redes sociais e para outras plataformas. Saiba mais sobre como um blog pode gerar autoridade para a sua loja virtual.
- Invista nas redes sociais: As redes sociais são uma ótima forma de divulgar a sua loja virtual e se comunicar com os clientes. Você pode criar perfis da sua loja virtual nas redes sociais mais relevantes para o seu negócio e compartilhar conteúdo relevante, promover produtos e interagir com os seguidores. O Instagram, por exemplo, é uma vitrine de oportunidades para quem está iniciando. Veja como criar estratégias eficazes para vender na plataforma.
Conclusão
Como vimos neste artigo, existem diversas opções de sites para criar loja virtual. Porém, tudo irá depender do seu propósito, investimento e visibilidade do seu negócio a longo prazo. É interessante destacar que o mercado online está aquecido, portanto, é interessante investir em uma loja virtual para divulgar o seu produto.
Outro fator que não pode ficar de fora é a estratégia por trás da sua loja virtual. É importante investir em estratégias de marketing digital para impulsionar os resultados da loja virtual. A otimização para mecanismos de busca, os anúncios pagos, o marketing de conteúdo, as redes sociais e o e-mail marketing são algumas das estratégias mais comuns.
Além da estrutura base para manter uma loja de sucesso, é interessante focar na experiência do usuário! Lembre-se: o seu usuário precisa se sentir confortável ao navegar pelo site. Por isso, invista em um projeto que seja responsivo, rápido e intuitivo. Se você está pensando em criar uma loja virtual, é importante analisar e escolher a plataforma certa para o seu negócio.
Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre os melhores sites para criar loja virtual, fique sempre ligado! Aqui, você encontrará conteúdo relevante sobre diversos temas, desde estratégias de comunicação, marketing digital até tendências tecnológicas. 🙂