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Como rankear no Google: Saiba como aparecer nas primeiras posições

Como rankear no Google

Como rankear no Google? Dicas e estratégias de SEO para o seu site aparecer nas primeiras posições do Google

Aparecer nas primeiras posições do Google é o sonho de qualquer empreendedor que está começando o seu negócio. O buscador orgânico do Google é visitado por milhares de pessoas ao redor do mundo que estão atrás de conteúdos relevantes e de qualidade. Ter o seu negócio presente no Google é sinônimo de lucro, reconhecimento e autoridade sobre o que você oferece.

O mercado está cada vez mais competitivo, portanto, quem tiver bons posicionamentos na plataforma irá sair na frente e atrair novos públicos. É importante ressaltar que não há uma fórmula mágica para rankear o seu site no Google. Neste artigo, vamos falar sobre como rankear no Google, explicando os fatores que impactam no ranqueamento, estratégias de SEO on-page e off-page, além de dar dicas valiosas para otimizar o seu site.

É hora de botar a mão na massa e oferecer o melhor conteúdo para o seu público-alvo. Ter um site bem estruturado é fundamental para aumentar a sua relevância para o buscador e consequentemente gerar confiança. 

Como rankear no Google: Fatores que geram impactos

Antes de tudo é importante destacar alguns fatores que impactam de forma direta o rankeamento do seu site no buscador. O algoritmo do Google está cada vez mais inteligente e criterioso na tomada de decisão dos posicionamentos. Ele leva em consideração diversas variáveis para determinar a posição exata de um site nos resultados de busca. Alguns dos principais fatores são:

  • Conteúdo: O mercado está cheio do mesmo conteúdo. Você precisa pensar fora da caixa e produzir conteúdo de qualidade. De modo geral, o conteúdo é o fator mais importante para o ranqueamento do seu site. O Google valoriza sites que oferecem conteúdo relevante, completo e de alta qualidade. Bons conteúdos são capazes de transformar o seu negócio e consequentemente gerar mais tráfego para o seu site. Seja autoridade no assunto, produza conteúdos que entregam valores e utilidade para a sua audiência.

  • Palavras-chave: Desde o início dos buscadores orgânicos, as palavras-chave são determinantes para que o seu conteúdo ganhe relevância. Elas são expressões que as pessoas utilizam para pesquisar no Google. É importante escolher palavras-chave relevantes e utilizá-las de forma estratégica no conteúdo do seu site. Faça um estudo de palavras-chave e busque entender como a sua audiência procura pelo seu produto ou serviço na internet.

  • Otimização ON-PAGE: O seu site precisa estar bem otimizado com técnicas de SEO para que o Google possa encontrá-lo e fazer as suas análises. Ele irá levar em consideração diversos fatores de otimização on-page, como o título da página, a meta descrição, a estrutura de heading, a densidade de palavras-chave, entre outros. A otimização ON-PAGE é feita diretamente no seu site durante o desenvolvimento. Se o seu projeto for em WordPress, você poderá adicionar plugins para deixá-lo mais profissional e adequado para o rankeamento do Google. Neste artigo você aprenderá sobre os melhores plugins para WordPress.

  • Otimização OFF-PAGE: além da otimização ON-PAGE, o Google também leva em consideração fatores de otimização OFF-PAGE, como a quantidade e qualidade de backlinks, presença em redes sociais, entre outros. Ter boas referências em sites relevantes é essencial para aumentar o rankeamento do seu site no Google. É interessante buscar bons backlinks e manter boas parcerias.

  • Experiência do usuário: o Google valoriza sites que oferecem uma boa experiência de navegação para o usuário, como um site responsivo, rápido e fácil de navegar. É de suma importância ter um site que se adapta aos dispositivos móveis (smartphone e tablet), além de um rápido carregamento. Um bom site é capaz de fortalecer a sua autoridade e consequentemente ganhar posições no buscador do Google.

SEO ON-PAGE: Estratégias

Como vimos, o SEO ON-PAGE é um dos fatores que geram impactos para determinar o rankeamento do seu site no Google. Pensando nisso, preparamos algumas estratégias de SEO ON-PAGE, que são aquelas que podem ser aplicadas dentro do próprio site. Algumas das principais estratégias são:

Otimização do conteúdo: É importante que o conteúdo do seu site seja relevante, completo e de alta qualidade. Além disso, é preciso escolher palavras-chave relevantes e utilizá-las de forma estratégica no conteúdo. Por exemplo: se você vai falar sobre o seu consultório odontológico na cidade de Campinas, é interessante colocar como palavra-chave o termo “consultório odontológico em Campinas”.

Título da página: Capriche no título da sua página. Seja direto, objetivo e entregue de fato o que o seu público procura. Além disso, é fundamental colocar a palavra-chave relevante para fortalecer o seu posicionamento nas buscas orgânicas do Google.

Meta descrição: A meta descrição é a descrição que aparece abaixo do título da página nos resultados de busca. É importante que ela seja atrativa, persuasiva e contenha a palavra-chave principal e estimule o usuário a clicar no seu site. O seu foco é fazer com que o seu público clique no seu link. Portanto, é hora de caprichar e deixar a descrição bastante irresistível.

Estrutura de heading: O seu site precisa ser organizado. Você já imaginou ler um texto sem pontuação, coerência e sem sentido? A estrutura de heading irá deixar o seu conteúdo mais atrativo e organizado. Ele refere-se ao uso dos títulos e subtítulos na página. É importante utilizar os headings de forma estratégica, utilizando a tag H1 para o título principal e as tags H2, H3 e H4 para os subtítulos.

Densidade de palavras-chave: A densidade de palavras-chave é o número de vezes que a palavra-chave aparece em relação ao número total de palavras na página. É importante não exagerar na densidade de palavras-chave, para não ser penalizado pelo Google por spam. Use de forma parcimônia as palavras-chave e busque sempre entender como o seu público pesquisa pelo seu conteúdo.

Imagens otimizadas: As imagens precisam estar em tamanhos adaptados para web, precisam ser leves e elas também podem ser otimizadas para o SEO. É importante utilizar imagens de qualidade, com nomes descritivos e atributos ALT otimizados para as palavras-chave.

SEO OFF-PAGE: Estratégias

O SEO OFF-PAGE é outro fator importante para rankear no Google. Além disso, ele precisa estar atrelado com as estratégias ON-PAGE. Preparamos algumas estratégias SEO OFF-PAGE que irão te ajudar a ganhar boas posições.

Link building: O link building consiste em obter backlinks para o seu site, ou seja, links de outros sites que apontam para o seu. O Google considera os backlinks como votos de confiança, indicando que o seu site é relevante e de qualidade. Para construir bons backlinks é importante manter boas relações com sites e portais. Boas parcerias são fundamentais para aumentar a sua gama de backlinks e consequentemente aumentar a relevância do seu site.

Redes sociais: As redes sociais estão cada vez mais em alta e elas podem ser uma ótima forma de divulgar o seu conteúdo e gerar backlinks para o seu site. É importante estar presente nas redes sociais relevantes para o seu público-alvo e compartilhar conteúdo de qualidade. Use as redes sociais a seu favor. Gere bons conteúdos originais e crie interação duradoura com a sua audiência.

Guest posting: O guest posting consiste em escrever artigos para outros sites, em troca de um link para o seu site. Essa estratégia pode ser muito efetiva para gerar backlinks de qualidade. É uma técnica que ganhou força no Brasil na época da pandemia e que até hoje costuma ser uma boa técnica para aumentar o rankeamento no Google.

Monitoramento de marca: é importante monitorar a sua marca na internet, para identificar menções e oportunidades de gerar backlinks para o seu site. 

Site responsivo e otimizado

Como rankear no Google
Foto: Pexels

Você já entrou em um site que é difícil de navegar e confuso? Isso é frustrante, não é?! Como rankear no Google com um site que não é otimizado e responsivo? Isso é impossível nos dias atuais. Um site bem estruturado e pensando na experiência do usuário é visto como boa oportunidade para a plataforma.

Se você busca novos clientes e ganhar destaque no mercado a médio e longo prazo, é essencial ter um site voltado para a experiência do usuário. Neste artigo você irá aprender sobre a importância de ter um site responsivo.

O site quando está bem otimizado e responsivo é capaz de diminuir a sua taxa de rejeição e aumentar a taxa de conversão. Portanto, se você busca aumentar as suas vendas, é interessante focar na otimização do seu website.

SEO realmente traz resultados?

Se você quer realmente saber como rankear no Google, é importante saber que sim, SEO traz excelentes resultados. Porém, ele precisa ser visto como uma tarefa que demanda estratégias e o resultado costuma surgir a médio e longo prazo. Desconfie de promessas milagrosas para colocar o seu site na primeira posição orgânica do Google. 

O SEO do seu site precisa ser bem estruturado e focado na experiência do usuário. Não adianta você oferecer o melhor conteúdo ou serviço se o seu site não transmite um conforto para o seu público.

No mercado de marketing digital é possível encontrar empresas focadas em técnicas e acompanhamentos de SEO. As mais conhecidas atualmente são: Ubersuggest, Semrush e Ahrefs. Todas elas oferecem planos premium que irão te ajudar a fortalecer o SEO do seu negócio.

Backlinks trazem resultados?

Como mencionamos anteriormente, os backlinks são um dos principais fatores de ranqueamento no Google. Isso porque os backlinks são considerados votos de confiança, indicando que o seu site é relevante e de qualidade.

No entanto, nem todos os backlinks são iguais. O Google valoriza mais os backlinks de sites relevantes e de qualidade, do que os backlinks de sites irrelevantes e de baixa qualidade.

Por isso, é importante focar em obter backlinks de sites relevantes e de qualidade, por meio de estratégias como o link building e o guest posting.

Ignore backlinks irrelevantes e sem autoridade. Backlinks sem autoridade e sem sentido para o seu negócio, não irão surtir efeitos. Bons backlinks e relevantes irão potencializar o posicionamento do seu negócio nas buscas orgânicas do Google. Uma vez bem estruturados, eles irão gerar autoridade e credibilidade para o seu site.

Conclusão

Como rankear no Google
Foto: Pexels

O ranqueamento no Google é um fator muito importante para o sucesso do seu negócio e para o seu site. Para obter um bom ranqueamento no Google, é necessário utilizar estratégias de SEO, estudar as pesquisas de palavras-chave, criar conteúdos de qualidade e ter bons backlinks.

Além disso, é fundamental ter um site otimizado, responsivo e rápido, para oferecer uma boa experiência de usuário e melhorar o posicionamento nos resultados de busca.

Se você deseja ranquear no Google e aumentar o tráfego orgânico do seu site, comece a implementar as estratégias de SEO mencionadas neste artigo e monitore constantemente os resultados. Com um pouco de trabalho e dedicação, é possível obter resultados significativos no ranqueamento do Google.

Ah… E se você precisar de um site preparado para rankear no Google, entre em contato conosco e solicite um orçamento. Temos uma equipe preparada para impulsionar o seu negócio na internet. 🙂

Welber Melo

Welber Melo

Jornalista, Redator e apaixonado por novas tecnologias e comunicação. CEO da Review Comunicação, desenvolvedor e programador de sites, especializado em Comunicação Visual, Social, Programação Web e Mídias Digitais. Sempre antenado as novas tendências do mercado.

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