Aparecer nas primeiras posições do Google é o sonho de qualquer empreendedor que está começando o seu negócio. O buscador orgânico do Google é visitado por milhares de pessoas ao redor do mundo que estão atrás de conteúdos relevantes e de qualidade. Ter o seu negócio presente no Google é sinônimo de lucro, reconhecimento e autoridade sobre o que você oferece.
O mercado está cada vez mais competitivo, portanto, quem tiver bons posicionamentos na plataforma irá sair na frente e atrair novos públicos. É importante ressaltar que não há uma fórmula mágica para rankear o seu site no Google. Neste artigo, vamos falar sobre como rankear no Google, explicando os fatores que impactam no ranqueamento, estratégias de SEO on-page e off-page, além de dar dicas valiosas para otimizar o seu site.
É hora de botar a mão na massa e oferecer o melhor conteúdo para o seu público-alvo. Ter um site bem estruturado é fundamental para aumentar a sua relevância para o buscador e consequentemente gerar confiança.
Como rankear no Google: Fatores que geram impactos
Antes de tudo é importante destacar alguns fatores que impactam de forma direta o rankeamento do seu site no buscador. O algoritmo do Google está cada vez mais inteligente e criterioso na tomada de decisão dos posicionamentos. Ele leva em consideração diversas variáveis para determinar a posição exata de um site nos resultados de busca. Alguns dos principais fatores são:
- Conteúdo: O mercado está cheio do mesmo conteúdo. Você precisa pensar fora da caixa e produzir conteúdo de qualidade. De modo geral, o conteúdo é o fator mais importante para o ranqueamento do seu site. O Google valoriza sites que oferecem conteúdo relevante, completo e de alta qualidade. Bons conteúdos são capazes de transformar o seu negócio e consequentemente gerar mais tráfego para o seu site. Seja autoridade no assunto, produza conteúdos que entregam valores e utilidade para a sua audiência.
- Palavras-chave: Desde o início dos buscadores orgânicos, as palavras-chave são determinantes para que o seu conteúdo ganhe relevância. Elas são expressões que as pessoas utilizam para pesquisar no Google. É importante escolher palavras-chave relevantes e utilizá-las de forma estratégica no conteúdo do seu site. Faça um estudo de palavras-chave e busque entender como a sua audiência procura pelo seu produto ou serviço na internet.
- Otimização ON-PAGE: O seu site precisa estar bem otimizado com técnicas de SEO para que o Google possa encontrá-lo e fazer as suas análises. Ele irá levar em consideração diversos fatores de otimização on-page, como o título da página, a meta descrição, a estrutura de heading, a densidade de palavras-chave, entre outros. A otimização ON-PAGE é feita diretamente no seu site durante o desenvolvimento. Se o seu projeto for em WordPress, você poderá adicionar plugins para deixá-lo mais profissional e adequado para o rankeamento do Google. Neste artigo você aprenderá sobre os melhores plugins para WordPress.
- Otimização OFF-PAGE: além da otimização ON-PAGE, o Google também leva em consideração fatores de otimização OFF-PAGE, como a quantidade e qualidade de backlinks, presença em redes sociais, entre outros. Ter boas referências em sites relevantes é essencial para aumentar o rankeamento do seu site no Google. É interessante buscar bons backlinks e manter boas parcerias.
- Experiência do usuário: o Google valoriza sites que oferecem uma boa experiência de navegação para o usuário, como um site responsivo, rápido e fácil de navegar. É de suma importância ter um site que se adapta aos dispositivos móveis (smartphone e tablet), além de um rápido carregamento. Um bom site é capaz de fortalecer a sua autoridade e consequentemente ganhar posições no buscador do Google.
SEO ON-PAGE: Estratégias
Como vimos, o SEO ON-PAGE é um dos fatores que geram impactos para determinar o rankeamento do seu site no Google. Pensando nisso, preparamos algumas estratégias de SEO ON-PAGE, que são aquelas que podem ser aplicadas dentro do próprio site. Algumas das principais estratégias são:
Otimização do conteúdo: É importante que o conteúdo do seu site seja relevante, completo e de alta qualidade. Além disso, é preciso escolher palavras-chave relevantes e utilizá-las de forma estratégica no conteúdo. Por exemplo: se você vai falar sobre o seu consultório odontológico na cidade de Campinas, é interessante colocar como palavra-chave o termo “consultório odontológico em Campinas”.
Título da página: Capriche no título da sua página. Seja direto, objetivo e entregue de fato o que o seu público procura. Além disso, é fundamental colocar a palavra-chave relevante para fortalecer o seu posicionamento nas buscas orgânicas do Google.
Meta descrição: A meta descrição é a descrição que aparece abaixo do título da página nos resultados de busca. É importante que ela seja atrativa, persuasiva e contenha a palavra-chave principal e estimule o usuário a clicar no seu site. O seu foco é fazer com que o seu público clique no seu link. Portanto, é hora de caprichar e deixar a descrição bastante irresistível.
Estrutura de heading: O seu site precisa ser organizado. Você já imaginou ler um texto sem pontuação, coerência e sem sentido? A estrutura de heading irá deixar o seu conteúdo mais atrativo e organizado. Ele refere-se ao uso dos títulos e subtítulos na página. É importante utilizar os headings de forma estratégica, utilizando a tag H1 para o título principal e as tags H2, H3 e H4 para os subtítulos.
Densidade de palavras-chave: A densidade de palavras-chave é o número de vezes que a palavra-chave aparece em relação ao número total de palavras na página. É importante não exagerar na densidade de palavras-chave, para não ser penalizado pelo Google por spam. Use de forma parcimônia as palavras-chave e busque sempre entender como o seu público pesquisa pelo seu conteúdo.
Imagens otimizadas: As imagens precisam estar em tamanhos adaptados para web, precisam ser leves e elas também podem ser otimizadas para o SEO. É importante utilizar imagens de qualidade, com nomes descritivos e atributos ALT otimizados para as palavras-chave.
SEO OFF-PAGE: Estratégias
O SEO OFF-PAGE é outro fator importante para rankear no Google. Além disso, ele precisa estar atrelado com as estratégias ON-PAGE. Preparamos algumas estratégias SEO OFF-PAGE que irão te ajudar a ganhar boas posições.
Link building: O link building consiste em obter backlinks para o seu site, ou seja, links de outros sites que apontam para o seu. O Google considera os backlinks como votos de confiança, indicando que o seu site é relevante e de qualidade. Para construir bons backlinks é importante manter boas relações com sites e portais. Boas parcerias são fundamentais para aumentar a sua gama de backlinks e consequentemente aumentar a relevância do seu site.
Redes sociais: As redes sociais estão cada vez mais em alta e elas podem ser uma ótima forma de divulgar o seu conteúdo e gerar backlinks para o seu site. É importante estar presente nas redes sociais relevantes para o seu público-alvo e compartilhar conteúdo de qualidade. Use as redes sociais a seu favor. Gere bons conteúdos originais e crie interação duradoura com a sua audiência.
Guest posting: O guest posting consiste em escrever artigos para outros sites, em troca de um link para o seu site. Essa estratégia pode ser muito efetiva para gerar backlinks de qualidade. É uma técnica que ganhou força no Brasil na época da pandemia e que até hoje costuma ser uma boa técnica para aumentar o rankeamento no Google.
Monitoramento de marca: é importante monitorar a sua marca na internet, para identificar menções e oportunidades de gerar backlinks para o seu site.
Site responsivo e otimizado
Foto: Pexels
Você já entrou em um site que é difícil de navegar e confuso? Isso é frustrante, não é?! Como rankear no Google com um site que não é otimizado e responsivo? Isso é impossível nos dias atuais. Um site bem estruturado e pensando na experiência do usuário é visto como boa oportunidade para a plataforma.
Se você busca novos clientes e ganhar destaque no mercado a médio e longo prazo, é essencial ter um site voltado para a experiência do usuário. Neste artigo você irá aprender sobre a importância de ter um site responsivo.
O site quando está bem otimizado e responsivo é capaz de diminuir a sua taxa de rejeição e aumentar a taxa de conversão. Portanto, se você busca aumentar as suas vendas, é interessante focar na otimização do seu website.
SEO realmente traz resultados?
Se você quer realmente saber como rankear no Google, é importante saber que sim, SEO traz excelentes resultados. Porém, ele precisa ser visto como uma tarefa que demanda estratégias e o resultado costuma surgir a médio e longo prazo. Desconfie de promessas milagrosas para colocar o seu site na primeira posição orgânica do Google.
O SEO do seu site precisa ser bem estruturado e focado na experiência do usuário. Não adianta você oferecer o melhor conteúdo ou serviço se o seu site não transmite um conforto para o seu público.
No mercado de marketing digital é possível encontrar empresas focadas em técnicas e acompanhamentos de SEO. As mais conhecidas atualmente são: Ubersuggest, Semrush e Ahrefs. Todas elas oferecem planos premium que irão te ajudar a fortalecer o SEO do seu negócio.
Backlinks: elemento chave
Como mencionamos anteriormente, os backlinks são um dos principais fatores de ranqueamento no Google. Isso porque os backlinks são considerados votos de confiança, indicando que o seu site é relevante e de qualidade.
No entanto, nem todos os backlinks são iguais. O Google valoriza mais os backlinks de sites relevantes e de qualidade, do que os backlinks de sites irrelevantes e de baixa qualidade.
Por isso, é importante focar em obter backlinks de sites relevantes e de qualidade, por meio de estratégias como o link building e o guest posting.
Ignore backlinks irrelevantes e sem autoridade. Backlinks sem autoridade e sem sentido para o seu negócio, não irão surtir efeitos. Bons backlinks e relevantes irão potencializar o posicionamento do seu negócio nas buscas orgânicas do Google. Uma vez bem estruturados, eles irão gerar autoridade e credibilidade para o seu site.
Conclusão
Foto: Pexels
O ranqueamento no Google é um fator muito importante para o sucesso do seu negócio e para o seu site. Para obter um bom ranqueamento no Google, é necessário utilizar estratégias de SEO, estudar as pesquisas de palavras-chave, criar conteúdos de qualidade e ter bons backlinks.
Além disso, é fundamental ter um site otimizado, responsivo e rápido, para oferecer uma boa experiência de usuário e melhorar o posicionamento nos resultados de busca.
Se você deseja ranquear no Google e aumentar o tráfego orgânico do seu site, comece a implementar as estratégias de SEO mencionadas neste artigo e monitore constantemente os resultados. Com um pouco de trabalho e dedicação, é possível obter resultados significativos no ranqueamento do Google.
Ah… E se você precisar de um site preparado para rankear no Google, entre em contato conosco e solicite um orçamento. Temos uma equipe preparada para impulsionar o seu negócio na internet.