O marketing digital é conhecido por proporcionar diversas oportunidades de trabalho através de ferramentas criativas, práticas e de grande alcance. Ter uma estrutura de vendas online é fundamental para que o seu negócio seja reconhecido. O blog é uma ferramenta importante no marketing digital, pois ele irá permitir que você escreva sobre temas relevantes que direcionam para o seu público-alvo.
Neste artigo você irá entender para que ser um blog no marketing digital, a sua importância para aumentar as vendas, a sua origem e as plataformas de criação. Estar presente nos meios digitais é de suma importância para que o seu negócio conquiste uma escala maior de público e mais lucros.
O surgimento do blog
A escrita sempre foi o grande poder da humanidade. A comunicação é o fator determinante para conseguir novas metas. Uma comunicação clara e objetiva é capaz de transformar e fomentar novas ações para a sociedade.
Com o avanço da tecnologia e da internet, o blog começou também a ganhar destaque. Resumidamente, o blog é uma ferramenta de comunicação online que permite a criação e publicação de conteúdo na internet. Os blogs surgiram na década de 1990, quando a internet ainda estava dando os seus primeiros passos.
Com o surgimento da internet banda larga e dos portais online, os blogs se tornaram populares na década seguinte como uma plataforma para a expressão pessoal, bem como para a divulgação de informações, dicas, tutoriais e notícias.
Atualmente, os blogs são usados por pessoas físicas, empresas e organizações de todos os tipos como uma forma de se comunicar com seu público-alvo, persona ou potenciais clientes. A estratégia de ter um blog é pautada em divulgar seus produtos e serviços, compartilhar ideias e opiniões e se estabelecer como uma autoridade em seu nicho de mercado.
Onde criar um blog?
Com o avanço do mercado digital e dos servidores de hospedagem, a possibilidade de criar um blog se tornou flexível no país.
No momento atual, existem diversas plataformas disponíveis na internet para criação de blogs, desde as mais básicas e simples até as mais sofisticadas e profissionais. Algumas das plataformas mais populares incluem o WordPress, Blogger e Wix.
- WordPress: A plataforma foi desenvolvida exclusivamente para ser um blog, e atualmente o WordPress é o CMS mais utilizado no mercado de websites e conta com diversos temas que foram desenvolvidos para criar blogs sobre diferentes nichos.
- Blogger: A proposta do blogger é que você crie um blog com apenas alguns cliques e comece a divulgar as suas ideias, produtos ou serviços. A plataforma oferece planos gratuitos e pagos com conexão do seu domínio próprio.
- Wix: Famoso pela sua ferramenta de arrasta e solta, o Wix é uma opção interessante para quem não tem conhecimento web e para quem está começando. A empresa oferece planos gratuitos e premium.
A importância de ter um blog para o seu negócio
Agora que você já sabe para que serve um blog, é hora de entender a importância do blog para o site do seu negócio. Vender todos os dias e gerar autoridade no assunto é o desejo de qualquer empreendedor. Ter um blog em seu site é uma maneira poderosa de aumentar sua presença online e atrair mais tráfego para seu site. Além disso, um blog bem estruturado irá fortalecer a sua marca como uma autoridade em seu nicho de mercado, fornecer informações valiosas para seu público e gerar mais leads e vendas para seu negócio.
O tráfego orgânico é extremamente importante para que o seu negócio ganhe estabilidade a médio e longo prazo. Neste artigo você entenderá mais sobre a importância de ter um marketing orgânico funcional.
Grandes empresas do mundo investem em comunicação e marketing. É fundamental você buscar novas maneiras de atrair e engajar o seu público ideal. O blog é uma opção interessante, pois ele é uma ferramenta eficaz para aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca, pois os motores de busca favorecem sites que têm conteúdo fresco e relevante. Isso significa que, ao publicar regularmente em seu blog, você poderá aumentar suas chances de ser encontrado pelos mecanismos de busca e atrair potenciais clientes para o seu site.
Interessante, não é?! Além disso, um blog pode ajudá-lo a se conectar com seu público e construir relacionamentos duradouros com seus clientes e futuros clientes. Lembre-se que empreender é gerar ações, conversões e relacionamentos. Ter um site bem desenvolvido é essencial para que o seu fluxo de vendas cresça.
Blog no marketing digital
Como vimos até o blog é uma peça fundamental para que a sua marca ganhe destaque e autoridade. No marketing digital o blog é responsável por fidelizar e atrair novos públicos todos os dias. Você poderá usar a página de blog do seu site para criar conteúdos de valor para chamar a atenção da sua audiência. Ao publicar conteúdos relevantes e valiosos em seu blog, você poderá educar seu público sobre seus produtos ou serviços, demonstrar seus benefícios e responder às perguntas comuns.
Essa estratégia irá potencializar o seu site e consequentemente irá te ajudar a aumentar a conscientização sobre sua marca e a gerar mais leads e vendas para seu negócio. Afinal, uma marca presente, que se preocupa com o bem do seu cliente é vista como uma marca que preza por valores e não apenas em vender.
Tenha em mente que o marketing de conteúdo não é apenas sobre promover seus produtos ou serviços. Em vez disso, é sobre fornecer informações valiosas e relevantes para seu público. O foco é levar conteúdos de qualidade, originais, que façam sentido e que despertem interesse na sua audiência.
O que não pode faltar em um blog
Você ainda está sem ideias sobre como estruturar o seu blog? Não se preocupe, preparamos algumas dicas que irão te ajudar a botar a mão na massa. Agora, tire as ideias do papel e crie hoje mesmo um blog que seja referência.
- Defina o seu nicho: Não adianta você querer escrever sobre tudo e de forma aleatória. Tenha um nicho bem definido para que os seus artigos comecem atingir o público correto. Isso ajudará a estabelecer sua marca como uma autoridade e irá garantir que seu conteúdo seja de fato relevante e valioso.
- Linha editorial: O seu blog precisa de periodicidade, de temas quentes, precisa ajudar o seu leitor e engajar a sua audiência. Para isso, é importante ter um calendário editorial consistente e publicar conteúdo regularmente em seu blog.
- Design: É hora de caprichar no design e no layout do seu blog. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica. Portanto, tenha um blog responsivo, clean e de fácil navegação. Um blog bem projetado e com um layout profissional pode ajudar a atrair mais tráfego e manter seu público engajado.
- Coesão textual: O texto precisa ser coeso e de fácil compreensão. Nada de ficar inventando termos de difícil compreensão. Utilize uma linguagem clara e objetiva e transmita credibilidade no assunto.
Vale a pena ter um blog?
Se você busca ser uma referência a médio e longo prazo, o blog é uma ferramenta poderosa para qualquer negócio. Portanto, é importante ter em mente que você irá precisar alimentá-lo com informações de qualidade, ter periodicidade e paciência.
O blog é uma ferramenta democrática e flexível. Com ele você poderá criar conteúdos originais e valiosos para seu público e se comunicar com eles em um nível mais pessoal e autêntico. Além disso, você poderá construir relacionamentos duradouros com seus clientes e possíveis clientes.
O investimento para ter um blog de qualidade é baixo e você poderá aprimorá-lo aos poucos. Ao garantir que seu blog inclua um nicho de mercado claro, conteúdo valioso e relevante, um calendário editorial consistente, design e layout, você poderá maximizar o reconhecimento do seu negócio. O blog é uma opção assertiva para quem busca gerar confiança e autoridade no mercado.
E aí, você está preparado para ter um blog para o seu negócio? Entre em contato com o nosso time e solicite um orçamento. Temos as melhores opções de desenvolvimento para que a sua marca seja uma referência.