O visual de uma marca é a ponte que leva para o sucesso de um negócio a médio e longo prazo. Ter um visual atraente e que desperta o interesse do seu público-alvo é um dos principais fatores quando o assunto é gerar vendas, confiança e notoriedade dentro de um mercado cada vez mais acirrado. A identidade visual é capaz de transmitir valores e reconhecimento de uma marca que visa o crescimento.
Muitos empreendedores que estão iniciando no marketing, confundem identidade visual com um simples logotipo. Porém, é preciso entender que apesar de estarem ligados, os conceitos são diferentes. Uma marca sem identidade visual, será apenas mais uma no mercado. É preciso entender o conceito do seu empreendimento e aplicar estratégias visuais que conversem com o seu público-alvo.
Para quem busca se tornar uma referência e atrair novos clientes, é importante ter em mente que a identidade visual é a base de uma empresa. Para quem é nutricionista, a importância da identidade visual é ainda mais evidente. Afinal, você precisa transmitir boas sensações para o seu paciente, não é mesmo?
Neste artigo você entenderá sobre o conceito e a importância da identidade visual para nutricionistas e quais cores são ideais para aplicar no seu projeto. Portanto, se você ainda está em dúvidas ou precisa reformular o visual da sua marca, é hora de colocar em prática os conceitos aplicados neste artigo. Vamos conhecer mais? 🙂
A evolução do marketing no Brasil
Para entendermos mais sobre a identidade visual, precisamos compreender sobre a evolução do marketing tradicional e do marketing digital no Brasil. Para isso, será necessário entender o comportamento do público consumidor de modo geral.
Atualmente, muitos consumidores não buscam mais apenas um simples produto ou serviço. Em um mercado cada vez mais competitivo, novas estratégias são lançadas todos os dias como forma de disputar o mesmo cliente. Portanto, os consumidores buscam um pleno atendimento, um suporte eficaz e é claro, o melhor produto ou serviço.
O marketing digital, por exemplo, ganhou destaque no Brasil durante a pandemia da Covid-19 quando muitas empresas buscavam alternativas para continuar divulgando os seus serviços. As redes sociais, como o Instagram, foram uma das principais válvulas de escape dos empreendedores e atualmente é uma das principais fontes de investimento dentro do marketing digital.
Em meio a este cenário, o mercado de nutrição tem se tornado cada vez mais competitivo e a presença na internet se tornou essencial para quem quer se destacar e atrair mais clientes. Por isso, é fundamental ter um conhecimento prévio sobre a sua persona. A partir daí, você poderá começar a traçar um plano de comunicação e marketing mais assertivo. Entenda o que é persona e crie estratégias que geram resultados.
Por que estar presente no marketing digital?
Como vimos, o marketing digital é uma realidade. E antes de falarmos sobre identidade visual, é importante destacar a importância de estar presente no marketing digital. Cada vez mais pessoas utilizam a internet para buscar informações sobre saúde, alimentação e nutrição.
Ter boas estratégias atreladas com a sua identidade visual, é essencial para potencializar os resultados do seu negócio. Com um site, blog ou redes sociais, você, nutricionista, poderá se aproximar do seu público, construir autoridade, divulgar seu trabalho e conquistar mais clientes.
O blog é sem dúvidas uma das principais ferramentas para construir autoridade a médio e longo prazo. É interessante produzir conteúdos informativos e de valor para quem busca uma vida mais saudável. Além disso, ele poderá ser acessado em diferentes épocas do ano. Saiba mais sobre a importância do blog para a sua estratégia de negócio.
No entanto, para se destacar em meio a tantas informações disponíveis na internet, é necessário ter uma identidade visual forte e coerente em todas as plataformas utilizadas. Vamos entender um pouco mais sobre a identidade visual para nutricionistas?
O que é identidade visual?
A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que representam a marca de uma empresa ou profissional. Ela inclui logotipo, cores, tipografia, imagens e outros elementos que ajudam a identificar a marca e a diferenciá-la dos concorrentes. Conheça as principais vantagens da identidade visual.
Uma marca sem identidade visual é como se fosse uma pessoa sem alma, sem identificação e sem referências. Ela é uma das principais etapas para nutricionistas que buscam alcançar novos públicos.
Ter uma identidade visual forte e coerente é fundamental para transmitir profissionalismo e confiança ao público-alvo. Além disso, uma identidade visual bem elaborada ajuda a construir uma imagem positiva do profissional, facilita a memorização da marca pelos clientes e contribui para a fidelização dos mesmos.
Lidar com pacientes é uma tarefa que precisa ser o mais natural possível. É necessário gerar confiança, respeito e empatia. Portanto, é fundamental escolher cores e elementos visuais que conversem de maneira mais assertiva com o seu paciente. Vamos entender um pouco mais sobre a escolha das cores?
Identidade visual para nutricionistas: Cores ideais
A escolha das cores para a identidade visual de um nutricionista deve ser feita com base nos valores da marca, no público-alvo e na mensagem que se quer transmitir. No entanto, existem algumas cores que são mais indicadas para a área da nutrição, como:
Verde: É a cor mais associada à natureza, saúde e bem-estar. Se você trabalha com alimentação saudável, orgânica e sustentável, essa cor é uma ótima opção para transmitir a mensagem correta para o seu paciente.
Laranja: O laranja transmite energia, entusiasmo e criatividade. É uma boa opção para nutricionistas que trabalham com atividade física e performance esportiva. Outro ponto de destaque do laranja é que ele pode ser trabalhado com tons mais claros ou escuros dependendo da sua proposta de mercado e da sua persona.
Azul: Já a cor azul é capaz de transmitir serenidade, confiança e segurança. É uma escolha interessante caso você trabalhe com pacientes com transtornos alimentares e outras questões emocionais. O azul é outra cor que pode ser trabalhada com tons mais escuros para evidenciar os valores do seu negócio.
Roxo: O roxo já é uma cor que transmite criatividade, espiritualidade e mistério. Considere usar essa cor caso você trabalhe com dietas diferenciadas, como a dieta vegana ou vegetariana. Você poderá usar o roxo para dar contrastes.
Como vimos, essas são algumas das principais cores que você poderá aplicar na sua estratégia visual. Porém, é sempre importante ter auxílio de um profissional de designer de marcas para que o projeto fique original. Lembre-se: investir em identidade visual, jamais poderá ser considerado gasto. Mas sim, em um investimento que gera resultados satisfatórios para o seu negócio.
Identidade visual para nutricionistas: Referências
Agora que você já conhece sobre a importância da identidade visual para nutricionistas, é hora de conhecer algumas referências. Use como inspiração e busque se diferenciar da sua concorrência. 🙂
Onde aplicar a identidade visual?
E agora? Onde e como aplicar a minha identidade visual? Essa é uma das principais dúvidas após a criação. Muitos empreendedores não aplicam de forma correta o projeto visual ou ainda se sentem desconfortáveis ao ver um projeto padronizado visualmente.
A identidade visual deve ser aplicada em todas as plataformas utilizadas para se comunicar com o público-alvo. Isso inclui o site, o blog, as redes sociais, o cartão de visita, o papel timbrado, as receitas e demais materiais impressos utilizados pelo profissional. Você poderá deixar o seu perfil no Instagram, por exemplo, ainda mais profissional e impactante. Entenda como aplicar a sua identidade visual no Instagram e conquiste novos pacientes.
Ao aplicar a identidade visual de maneira coerente em todas essas plataformas, você irá reforçar a importância de ter um nutricionista e consequentemente você irá transmitir uma imagem mais profissional e consistente ao público-alvo.
É sempre importante ressaltar que a identidade visual não pode ser feita e largada de lado. Ela deve ser atualizada de tempos em tempos para se manter relevante e atualizada. A evolução da marca é natural e deve acompanhar as mudanças no mercado e na forma como o público-alvo enxerga o profissional.
Conclusão
Como vimos neste artigo, a identidade visual para nutricionistas é a chave para alcançar novos públicos e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e adverso. É importante lembrar que a identidade visual não é apenas um logotipo. A identidade visual é um conjunto que transmite os valores e a relevância da sua empresa na mente do seu público-alvo.
A identidade visual é uma ferramenta fundamental para construir uma marca sólida e conquistar a confiança do público-alvo. Para nutricionistas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, ter uma identidade visual forte e coerente em todas as plataformas utilizadas é essencial.
A escolha das cores para a identidade visual deve ser feita com base nos valores da marca, no público-alvo e na mensagem que se quer transmitir. E, para aplicar a identidade visual, é importante que você utilize todas as plataformas de comunicação de maneira coerente, transmitindo uma imagem profissional e consistente.
E você já possui uma identidade visual impactante? Gostou deste artigo sobre identidade visual para nutricionistas? Então acompanhe o nosso blog e fique sempre por dentro das novidades sobre marketing digital e comunicação. 🙂