O Instagram deixou de ser uma simples plataforma de fotografias e status sociais. Estar presente atualmente na plataforma é sinônimo de negócios e forte presença no mundo digital. Muitos empreendedores que foram afetados no pico da pandemia da Covid-19 passaram a investir no Instagram como forma de se sustentar e aumentar o faturamento.
Em meio às adversidades presentes no mundo do empreendedorismo, investir em uma marca mais forte é essencial para ganhar destaque e visibilidade. Criar uma conta no Instagram e sair divulgando os produtos e serviços de forma aleatória e sem estratégia não trará resultados tão satisfatórios. É sempre importante analisar o seu mercado, a sua concorrência, verificar as vantagens do seu produto e atrair o público certo para a tomada de decisão e conversão. Ter uma identidade visual no seu perfil do Instagram é um dos principais pilares para o seu negócio ganhar credibilidade e reconhecimento. Neste artigo você sairá pronto para iniciar essa jornada e deixar o seu perfil no Instagram com uma identidade visual clara e objetiva.
O que é identidade visual?
Identidade Visual é o conjunto de todos os aspectos visuais que acompanham uma empresa, produto ou serviço. Geralmente contém as cores, fontes da marca e dos conteúdos de comunicação, texturas, ícones, formas, mascote e o logo gerado a partir desses elementos. É o ponto de comunicação e lembrança da marca do seu negócio na mente do seu público. Grandes empresas como: McDonald ‘s, Spotify, Nubank e Starbucks possuem uma forte identificação visual, ou seja, é possível identificar essas marcas famosas somente pela tipografia, cores e elementos visuais.
Uma identidade visual bem difundida é capaz de trazer os valores e os benefícios para o usuário. Afinal, uma simples imagem vale mais do que mil palavras. A identidade visual é o ponto central de comunicação e como ela deve alcançar o seu público. Ter uma marca mais sólida deixou de ser apenas um fator de luxo. Para quem quer jogar o game no mundo digital é preciso pensar e agir como gente grande.
Neste artigo você encontrará mais detalhes e fundamentações sobre a importância de uma identidade visual para a sua marca.
Identidade visual para Instagram
A partir de hoje você terá uma tarefa: Abra o seu perfil do Instagram e veja se ele transmite confiança, veja se você compraria algum produto ou serviço ao acessá-lo. Se a resposta for sim, parabéns! Você está no caminho certo e precisa sempre aprimorar e deixar ele ainda mais objetivo. Agora se a resposta for não, é hora de colocar a mão na massa e agir. Lembre-se: agir é transformar, é mudar, é crescer e conquistar novas metas.
Uma identidade visual no Instagram consiste basicamente em 5 pontos:
- Nome;
- Foto de perfil;
- Biografia;
- Destaques;
- Feed.
Para explicarmos estes conceitos, iremos utilizar como exemplo o nosso perfil da Review Comunicação. Então não perca tempo, entra lá, se conecte conosco e fique por dentro das novidades e dicas de marketing digital, design e comunicação 🙂
Nome:
Tenha um nome fácil e que faça sentido com o seu negócio. Não invente termos difíceis e adversos. Seja sempre mais objetivo e transparente com aquilo que você oferece. Vamos supor que o nome do seu negócio seja “Fino Tapetes Orientais”, você poderá colocar o mesmo nome ou tentar resumir. Só não pode fugir da proposta e da relevância da sua marca.
Foto de perfil:
A foto de perfil do seu Instagram precisa estar nítida, sem distorções e sem efeitos que causam poluição visual. Se você utiliza um perfil pessoal para o seu negócio, ou seja, você não se comporta como uma empresa, é importante ter uma foto bem nítida do seu rosto com um fundo limpo e sem manchas que dificultam a visualização do seu rosto.
Agora, se você se comporta como uma empresa, é extremamente importante mostrar o logotipo de maneira clara e objetiva. Veja abaixo o exemplo da nossa foto de perfil no Instagram. Ela está representada com os tamanhos corretos, sem distorções e com as cores correspondentes a nossa identidade visual.
Biografia:
Mais popularmente conhecida como bio, ela é capaz de resumir os seus produtos/serviços. Uma bio bem escrita é capaz de transformar os visitantes em seguidores e possíveis clientes. É de suma importância deixar a sua biografia no Instagram mais objetivo possível. Se você quer transmitir credibilidade e alcance para o seu negócio, jamais coloque na biografia o seu perfil pessoal do Instagram ou daquela pessoa amada. O segredo para ter um bom sucesso no mundo digital consiste em seriedade, foco e constância.
Confira na imagem abaixo a nossa biografia. Observe que ela está escrita de maneira direta e objetiva os tipos de serviços que oferecemos em nossa agência e possui uma chamada para ação que leva para um link dos nossos canais de atendimento.
Destaques:
A identidade visual sempre será o ponto chave de uma marca de sucesso. Uma vez bem desenvolvida, o resto fica mais fácil. Desenvolver os destaques com as cores da sua identidade visual é fortalecer ainda mais a sua proposta de negócio no Instagram. Itens que jamais poderão ficar de fora dos destaques: apresentação sobre você ou do seu negócio, os tipos de produtos/serviços ofertados, avaliações e depoimentos e os projetos finalizados.
Capriche no momento de desenvolver os destaques do seu perfil no Instagram. Não faça de qualquer jeito, siga o manual de identidade visual caso você tenha e deixe-o mais atraente possível para os seus visitantes. Veja na imagem abaixo os destaques do nosso perfil.
Feed:
Assim como os destaques, o feed é capaz de fortalecer ainda mais a presença e a proposta do seu negócio. Um feed harmônico, é capaz de deixar a visualização para o usuário mais atraente. Isso irá despertar o interesse do usuário em consumir o seu conteúdo. Não enfeite o seu feed com cores aleatórias, imagens sem sentido e tipografias difíceis de serem lidas. A identidade visual no Instagram precisa ser sempre vista como uma estratégia de vendas, alcance e credibilidade do seu negócio.
Observe abaixo o exemplo de feed harmônico que utilizamos em nosso perfil 🙂
Identidade visual custa caro?
Não fique colocando obstáculos para investir em uma identidade visual para o seu Instagram. Você realmente sabe o que custa caro? Custa caro ver a sua concorrência ganhando destaque e você na inércia. Custa caro você perder credibilidade. Custa caro você achar que tudo custa caro. Custa ainda mais caro ver o seu negócio chegar à falência e você querer resgatar depois que tudo se partiu.
Não fique achando que uma identidade visual custa caro. Tenha uma visão de negócios mais afiada, tenha uma visão de futuro mais objetiva para o seu negócio. Uma marca que transmite confiança vende mais e gasta menos com campanhas publicitárias. Uma marca que transmite valores vende mais que qualquer outra que só transmite preço. E aí, você vai querer ficar para trás? Vai esperar chegar à beira da falência para querer agir? Esperamos que não seja muito tarde.
Não fique deixando tudo para a última hora. É momento de criar, evoluir e conquistar novos horizontes. Se você ainda não possui uma identidade visual profissional, podemos te ajudar nessa jornada de sucesso. Entre em contato conosco e evidencie hoje mesmo a sua marca.