A importância da identidade visual para micro e pequenas empresas e como ela atinge o seu público gerando reconhecimento, credibilidade e confiança.
As ofertas de bens de consumo estão em ascensão ano após ano, elas estão presentes em todos os lugares com diversidade na oferta e na procura. Ganhar credibilidade e destaque em um mundo cada vez mais competitivo é uma tarefa que exige persistência, desafios e estratégias.
A identidade visual é o ponto central de comunicação e como ela deve alcançar o seu público. Por esse motivo é importante que micro e pequenas empresas sejam desenvolvidas com estudos técnicos e práticos para que possam obter um resultado mais satisfatório possível. Um bom planejamento de identidade visual dará a cara da empresa e como ela se comporta diante do seu público. Uma marca bem construída precisa ter coerência entre sua imagem e a imagem de comunicação que quer passar para o seu cliente.
Micro e pequenas empresas precisam dar atenção no processo de criação de sua identidade visual, pois ela guiará a sua identificação, diversidade e conceito em relação aos concorrentes. A identidade é constituída por um conjunto de diversos elementos que darão forma a sua marca/negócio.
Elementos da identidade visual:
- Cores;
- Tipografia;
- Grafias;
- Ilustrações;
- Formas;
- Contrastes;
- Entre outros elementos.
O processo de criação de uma identidade visual não é uma tarefa simples, exige entendimento do seu público, requer dedicação, atenção e entendimento de comunicação. O investimento é necessário, pois através da identidade, a sua empresa irá se alinhar com o seu público alvo, sendo ela de fundamental importância para sua empresa ser bem-sucedida no mercado.
Vantagens da identidade visual para micro e pequenas empresas
Em um mundo cada vez mais competitivo, é importante pensar, revisar e agir para que possa se destacar e se diferenciar em meio aos concorrentes. Para isso, segue abaixo algumas vantagens de investir em uma identidade visual completa para o seu negócio.
- Conexão com o cliente: Uma identidade visual forte e bem construída ganhará uma conexão relevante para o seu cliente. Ela transmitirá confiança e permitirá que o público possa desenvolver um vínculo fiel à sua empresa.
- Estabelecimento: Através de simbologias, grafias, tipografias ou seja lá qual for a sua estratégia central, o posicionamento da sua marca e o seu conceito serão expressos em futuras campanhas de marketing, passando credibilidade e compromisso para o seu público.
- Existência no mercado: Ter o controle de sua marca, de suas competências e entendimento do porquê cada elemento da identidade visual é utilizado ajudará a adequar-se às constantes evoluções e mudanças do mercado, assim, guiando as novas práticas e estratégias.
- Rentabilidade: Investir em identidade visual é pensar como grandes empresas. É um investimento que trará resultados significativos, manterá sua empresa sólida e estabelecida, o que auxiliará na obtenção de lucros futuros.
Erros e equívocos ao construir sua identidade visual sozinho
Em muitos casos, micro e pequenas empresas com o intuito de reduzir custos, optam em construir sua identidade visual sozinhos ou confiam em alguém próximo ou até mesmo um familiar, que não possui conhecimento. Porém, embora possam acreditar em estarem economizando, depois de um tempo começam a perceber a necessidade de investir de forma profissional nesse processo. Veja alguns erros comuns durante a criação de uma identidade visual sozinho.
- Incompatibilidade com algumas plataformas (desde redes sociais até o fechamento de arquivos impressos);
- Criação de um simples logo não vetorizado (logo de baixa qualidade e pixelado, ou seja, não terá boa resolução ao dar zoom);
- Exagero no uso de cores e na quantidade de informações (cores sem contrastes, fora de padrão e uso excessivo de informações irrelevantes);
- Uso de tipografia complexa (tipografia de difícil entendimento e que não faz sentido para o seu negócio);
- Falta de conceito, objetividade e posicionamento da empresa (criação sem o breve entendimento da empresa/negócio);
- Falta de manual de identidade visual para saber como utilizar sua marca em diferentes aplicações.
Manual de identidade visual e a sua importância
No Brasil, ainda são poucas micro e pequenas empresas que investem em uma identidade visual completa e responsiva. Ao concretizar o seu investimento, é gerado um manual de identidade visual, que é um documento técnico que contém todas as informações e recomendações que ajudam a utilizar de forma correta a marca. O manual facilita a forma de aplicação do conceito, sua percepção e a sua identificação. Mas, esse documento vai além de aplicações e conceitos, ele apresenta também todas as especificações visuais e textuais que representam a sua empresa/negócio, sua logo, cartão de visita, fachada, uniforme, crachá, aplicação em publicidade, entre outras formas.
O manual de identidade visual é um guia completo para que micro e pequenas empresas possam se familiarizar com a real importância de seu investimento.
Processo de criação da identidade visual para micro e pequenas empresas
A primeira e mais importante etapa é guiada através de uma pesquisa de campo sobre o ramo da empresa e quais são as suas necessidades, desafios e visões futuras. É preciso conhecer a sua história, suas características, diversidades e a sua reputação. Em seguida, após todas informações coletadas, o material é analisado para que estratégias sejam traçadas e encaminhadas para o setor de criação e design de marcas, onde é feito o processo inicial da identidade visual com base nas informações do cliente.
Assim, são criados os logotipos e toda a identidade visual completa para micro e pequenas empresas, bem como um manual de identidade com todas as boas práticas de uso de maneira padronizada para cada situação.
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou deseje saber mais sobre a elaboração de identidade visual, entre em contato conosco. Nós da Review Comunicação estamos preparados para construir e impulsionar sua marca.