Criação de logo e identidade visual – Dicas e estratégias para você impulsionar o seu negócio
Quando o assunto é identidade visual, é comum muitos empreendedores entenderem que é apenas um logo. Porém, é sempre importante ter em mente que o processo criativo de uma marca demanda estudos e técnicas de design, público-alvo e persona. É de suma importância ter um visual atrativo e que gera reais conexões com o seu público.
Em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, sairá na frente aquela marca que transmite confiança e credibilidade para o seu cliente. O processo criativo de uma identidade visual, por exemplo, é levado em consideração os comportamentos e a jornada de compra da sua persona. Entenda o que é persona e melhore os resultados da sua empresa.
Neste artigo você entenderá o conceito de criação de logo e identidade visual e ficará por dentro das melhores dicas e estratégias de comunicação visual para impulsionar as suas vendas. É sempre importante valorizar o conceito da sua marca e trabalhar numa comunicação assertiva para gerar credibilidade a médio e longo prazo. É hora de colocar as ideias em prática e partir para ação. 🙂
O que é logo?
A criação de logo é uma das etapas mais importantes durante o desenvolvimento de uma marca. O logo, ou logotipo, é a representação gráfica da marca de uma empresa, produto ou serviço. Ele é a primeira impressão que os clientes têm da empresa e, por isso, é uma peça fundamental na comunicação visual da marca. É comum muitas pessoas confundirem logotipo com logomarca. É importante reforçar que o termo “logomarca” não existe. O correto é dizer logo ou logotipo. Entenda de uma vez a diferença entre logotipo e logomarca e nunca mais erre na hora de pronunciar.
O logo pode ser composto por um símbolo, uma tipografia única, ou uma combinação de ambos. O importante é que ele seja simples, memorável, fácil de reproduzir em diferentes formatos e tamanhos, e que represente os valores e a personalidade da empresa. Além disso, o logotipo é capaz de trazer referências históricas sobre a marca, o seu conceito e a personalidade.
No marketing digital, por exemplo, o logotipo é visto como uma peça chave para as peças publicitárias. Um logo bem desenvolvido é capaz de impulsionar as campanhas publicitárias e gerar mais retorno sobre o investimento. Portanto, é fundamental valorizar cada etapa criativa e alinhar o design da sua marca com os propósitos publicitários.
O que é identidade visual?
A identidade visual é a alma de uma empresa. Ela é capaz de transmitir sensações, harmonia e desejos para o seu público-alvo. Uma identidade visual bem definida é capaz de fortalecer o reconhecimento da marca apenas pelas cores, formatos, tipografia e símbolos. Ter uma identidade visual bem definida não é luxo, mas sim investimento certeiro para o crescimento do seu negócio.
Podemos definir a identidade visual como um conjunto de elementos visuais que representam a marca de uma empresa, incluindo o logo, as cores, as fontes, as imagens e os padrões. Ela é responsável por transmitir a mensagem da empresa de forma coesa e consistente em todos os pontos de contato com o cliente.
A identidade visual deve ser cuidadosamente projetada para garantir que a marca seja reconhecida e lembrada pelo público-alvo. Além disso, ela deve ser flexível o suficiente para permitir que a sua empresa se adapte a diferentes formatos e canais de comunicação, mantendo sempre a sua essência.
Se você está buscando impulsionar suas vendas, é importante considerar a identidade visual e aplicar de maneira estratégica na sua marca. Conheça os principais benefícios de ter uma marca sólida e representativa para o seu público-alvo.
Diferença entre logo e identidade visual
Durante o processo de criação de logo e identidade visual, é comum ter dúvidas sobre as diferenças e como eles poderão ser aplicados no projeto final. Embora o logo seja parte da identidade visual, eles não são a mesma coisa. O logo é apenas uma das peças que compõem a identidade visual, juntamente com as cores, as fontes e outros elementos gráficos.
Vale ressaltar que o logo é apenas uma única representação da marca, ou seja, ele não estará composto por outros elementos que enfatizam a comunicação da marca com o seu público.
Enquanto o logo é apenas uma representação visual da marca, a identidade visual é o conjunto de elementos que permitem que a marca seja reconhecida e diferenciada das demais. É a identidade visual que define a personalidade da marca e a sua comunicação visual em diferentes contextos.
Em nosso site, recebemos diariamente solicitações para criação de logotipo. Porém, orientamos o nosso cliente sobre a importância de ter uma identidade visual clara, objetiva e funcional. Através de uma marca bem definida, você poderá aplicar o visual em diferentes canais de comunicação e fomentar o desejo do público de consumir o seu produto ou serviço.
Criação de logo e identidade visual: Procedimentos
O processo de criação do logotipo e identidade visual poderá diferenciar de profissionais para profissionais. Porém, é sempre importante ter um conceito base estruturado para que o projeto saia da melhor maneira possível e que ele possa ter representatividade.
Aqui em nossa agência, trabalhamos com a criação de logotipo do zero, com uma equipe de designers e softwares profissionais para a criação e fechamento do projeto. Entendemos o seu conceito e buscamos entregar o projeto o mais próximo daquilo que você procura.
O nosso processo de criação do logo envolve várias etapas, que vão desde a pesquisa e o planejamento até a produção final. Confira algumas das nossas etapas:
- Briefing: Essa é uma das etapas chave para que possamos entender o que você procura. Além disso, iremos alinhar o conceito da sua marca com as necessidades e objetivos, o público-alvo, a concorrência e os seus valores. A etapa de briefing jamais ficará de fora durante o nosso processo criativo.
- Pesquisa: A etapa de pesquisa é fundamental para mergulharmos nas tendências visuais e identificar referências, as melhores práticas de design e os valores de uma marca que transmite confiança e credibilidade no mercado.
- Conceito: Essa etapa é onde desenvolvemos uma série de conceitos de logo com base no briefing e na pesquisa, buscando atender aos objetivos do nosso cliente e do seu público-alvo.
- Escolha: Essa etapa é onde o nosso cliente escolhe um dos conceitos propostos pelo nosso time de criadores e faz sugestões para ajustes.
- Produção: Essa é a etapa final, onde tudo é alinhado e ajustado para produzir a versão final do logo, com as cores, as fontes e outros elementos visuais.
- Manual de identidade visual: Para a identidade visual, nosso cliente receberá um manual sobre boas práticas de aplicações. Ele define como usar as criações em diferentes situações, como em materiais impressos, digitais e em outras mídias. Saiba mais sobre o manual de identidade visual e porque ele é importante para uma marca.
O processo de criação de logo e identidade visual é uma das etapas que demandam estudos visuais e referenciais. É fundamental ter boas referências para que o projeto fique bem estruturado para as aplicações finais do nosso cliente.
A importância de ter uma marca visualmente atrativa
Agora que você já sabe a diferença e o processo de criação de logo e identidade visual, é hora de entender sobre a importância de ter uma marca sólida e visualmente atrativa. O mercado não é mais o mesmo. A concorrência cresceu e buscou formas de se destacar para vender mais.
Ter uma marca visualmente atrativa é fundamental para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. A identidade visual da empresa deve ser capaz de transmitir os valores e a personalidade da marca, além de ser facilmente reconhecida pelo público-alvo.
Uma marca forte e bem definida é capaz de gerar um impacto positivo na percepção dos clientes, contribuindo para a fidelização e a recomendação da marca. Além disso, uma identidade visual consistente e coesa em todos os pontos de contato com o cliente reforça a imagem da empresa e ajuda a construir uma reputação sólida.
Conclusão
A criação de logo e identidade visual é um processo complexo e que exige muita atenção aos detalhes. Engane-se quem acha que o logotipo é feito em um dia ou em apenas algumas horas. O logo e a identidade visual são peças fundamentais na comunicação visual da marca, e devem ser capazes de transmitir os valores e a personalidade da empresa de forma clara e consistente.
Ter uma marca visualmente atrativa é essencial para se destacar em um mercado competitivo e conquistar a fidelização dos clientes. Por isso, é importante investir na criação de uma identidade visual forte e consistente, que seja capaz de transmitir a mensagem da empresa de forma clara e eficiente.
Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre a criação de logo e identidade visual, fique por dentro das novidades aqui em nosso blog. Ah… E se você precisa de um logotipo ou uma identidade visual profissional, entre em contato com o nosso time e solicite agora mesmo um orçamento. Estamos preparados para desenvolver um projeto memorável para o seu negócio. 🙂