Ir para o conteúdo
Agência de Marketing Digital - Review Comunicação
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Criação de Sites
    • Design Para Redes Sociais
    • Identidade Visual
    • Mentoria de Marketing Digital
    • SEO
    • Tráfego Pago
  • Portfólio
  • Blog
  • Stories
  • Contato
  • Orçamento
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Criação de Sites
    • Design Para Redes Sociais
    • Identidade Visual
    • Mentoria de Marketing Digital
    • SEO
    • Tráfego Pago
  • Portfólio
  • Blog
  • Stories
  • Contato
  • Orçamento
Agência de Marketing Digital - Review Comunicação
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Criação de Sites
    • Design Para Redes Sociais
    • Identidade Visual
    • Mentoria de Marketing Digital
    • SEO
    • Tráfego Pago
  • Portfólio
  • Blog
  • Stories
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Criação de Sites
    • Design Para Redes Sociais
    • Identidade Visual
    • Mentoria de Marketing Digital
    • SEO
    • Tráfego Pago
  • Portfólio
  • Blog
  • Stories
  • Contato
Orçamento

Criação de logo e identidade visual: Tudo o que você precisa saber para ter uma marca sólida e impactante

Criação de logo e identidade visual - Dicas e estratégias para você impulsionar o seu negócio
  • Welber Melo
  • 16/03/2023

Quando o assunto é identidade visual, é comum muitos empreendedores entenderem que é apenas um logo. Porém, é sempre importante ter em mente que o processo criativo de uma marca demanda estudos e técnicas de design, público-alvo e persona. É de suma importância ter um visual atrativo e que gera reais conexões com o seu público. 

Em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, sairá na frente aquela marca que transmite confiança e credibilidade para o seu cliente. O processo criativo de uma identidade visual, por exemplo, é levado em consideração os comportamentos e a jornada de compra da sua persona. Entenda o que é persona e melhore os resultados da sua empresa.

Neste artigo você entenderá o conceito de criação de logo e identidade visual e ficará por dentro das melhores dicas e estratégias de comunicação visual para impulsionar as suas vendas. É sempre importante valorizar o conceito da sua marca e trabalhar numa comunicação assertiva para gerar credibilidade a médio e longo prazo. É hora de colocar as ideias em prática e partir para ação. 🙂

O que é logo?

A criação de logo é uma das etapas mais importantes durante o desenvolvimento de uma marca. O logo, ou logotipo, é a representação gráfica da marca de uma empresa, produto ou serviço. Ele é a primeira impressão que os clientes têm da empresa e, por isso, é uma peça fundamental na comunicação visual da marca. É comum muitas pessoas confundirem logotipo com logomarca. É importante reforçar que o termo “logomarca” não existe. O correto é dizer logo ou logotipo. Entenda de uma vez a diferença entre logotipo e logomarca e nunca mais erre na hora de pronunciar.

O logo pode ser composto por um símbolo, uma tipografia única, ou uma combinação de ambos. O importante é que ele seja simples, memorável, fácil de reproduzir em diferentes formatos e tamanhos, e que represente os valores e a personalidade da empresa. Além disso, o logotipo é capaz de trazer referências históricas sobre a marca, o seu conceito e a personalidade.

No marketing digital, por exemplo, o logotipo é visto como uma peça chave para as peças publicitárias. Um logo bem desenvolvido é capaz de impulsionar as campanhas publicitárias e gerar mais retorno sobre o investimento. Portanto, é fundamental valorizar cada etapa criativa e alinhar o design da sua marca com os propósitos publicitários.

O que é identidade visual?

criação de logo e identidade visual
Foto: Pexels

A identidade visual é a alma de uma empresa. Ela é capaz de transmitir sensações, harmonia e desejos para o seu público-alvo. Uma identidade visual bem definida é capaz de fortalecer o reconhecimento da marca apenas pelas cores, formatos, tipografia e símbolos. Ter uma identidade visual bem definida não é luxo, mas sim investimento certeiro para o crescimento do seu negócio.

Podemos definir a identidade visual como um conjunto de elementos visuais que representam a marca de uma empresa, incluindo o logo, as cores, as fontes, as imagens e os padrões. Ela é responsável por transmitir a mensagem da empresa de forma coesa e consistente em todos os pontos de contato com o cliente.

A identidade visual deve ser cuidadosamente projetada para garantir que a marca seja reconhecida e lembrada pelo público-alvo. Além disso, ela deve ser flexível o suficiente para permitir que a sua empresa se adapte a diferentes formatos e canais de comunicação, mantendo sempre a sua essência.

Se você está buscando impulsionar suas vendas, é importante considerar a identidade visual e aplicar de maneira estratégica na sua marca. Conheça os principais benefícios de ter uma marca sólida e representativa para o seu público-alvo.

Diferença entre logo e identidade visual

Durante o processo de criação de logo e identidade visual, é comum ter dúvidas sobre as diferenças e como eles poderão ser aplicados no projeto final. Embora o logo seja parte da identidade visual, eles não são a mesma coisa. O logo é apenas uma das peças que compõem a identidade visual, juntamente com as cores, as fontes e outros elementos gráficos.

Vale ressaltar que o logo é apenas uma única representação da marca, ou seja, ele não estará composto por outros elementos que enfatizam a comunicação da marca com o seu público.

Enquanto o logo é apenas uma representação visual da marca, a identidade visual é o conjunto de elementos que permitem que a marca seja reconhecida e diferenciada das demais. É a identidade visual que define a personalidade da marca e a sua comunicação visual em diferentes contextos.

Em nosso site, recebemos diariamente solicitações para criação de logotipo. Porém, orientamos o nosso cliente sobre a importância de ter uma identidade visual clara, objetiva e funcional. Através de uma marca bem definida, você poderá aplicar o visual em diferentes canais de comunicação e fomentar o desejo do público de consumir o seu produto ou serviço.

Criação de logo e identidade visual: Procedimentos

criação de logo e identidade visual
Foto: Pexels

O processo de criação do logotipo e identidade visual poderá diferenciar de profissionais para profissionais. Porém, é sempre importante ter um conceito base estruturado para que o projeto saia da melhor maneira possível e que ele possa ter representatividade.

Aqui em nossa agência, trabalhamos com a criação de logotipo do zero, com uma equipe de designers e softwares profissionais para a criação e fechamento do projeto. Entendemos o seu conceito e buscamos entregar o projeto o mais próximo daquilo que você procura.

O nosso processo de criação do logo envolve várias etapas, que vão desde a pesquisa e o planejamento até a produção final. Confira algumas das nossas etapas:

  1. Briefing: Essa é uma das etapas chave para que possamos entender o que você procura. Além disso, iremos alinhar o conceito da sua marca com as necessidades e objetivos, o público-alvo, a concorrência e os seus valores. A etapa de briefing jamais ficará de fora durante o nosso processo criativo.

  2. Pesquisa: A etapa de pesquisa é fundamental para mergulharmos nas tendências visuais e identificar referências, as melhores práticas de design e os valores de uma marca que transmite confiança e credibilidade no mercado.

  3. Conceito: Essa etapa é onde desenvolvemos uma série de conceitos de logo com base no briefing e na pesquisa, buscando atender aos objetivos do nosso cliente e do seu público-alvo.

  4. Escolha: Essa etapa é onde o nosso cliente escolhe um dos conceitos propostos pelo nosso time de criadores e faz sugestões para ajustes.

  5. Produção: Essa é a etapa final, onde tudo é alinhado e ajustado para produzir a versão final do logo, com as cores, as fontes e outros elementos visuais.

  6. Manual de identidade visual: Para a identidade visual, nosso cliente receberá um manual sobre boas práticas de aplicações. Ele define como usar as criações em diferentes situações, como em materiais impressos, digitais e em outras mídias. Saiba mais sobre o manual de identidade visual e porque ele é importante para uma marca.

O processo de criação de logo e identidade visual é uma das etapas que demandam estudos visuais e referenciais. É fundamental ter boas referências para que o projeto fique bem estruturado para as aplicações finais do nosso cliente.

A importância de ter uma marca visualmente atrativa

Agora que você já sabe a diferença e o processo de criação de logo e identidade visual, é hora de entender sobre a importância de ter uma marca sólida e visualmente atrativa. O mercado não é mais o mesmo. A concorrência cresceu e buscou formas de se destacar para vender mais.

Ter uma marca visualmente atrativa é fundamental para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. A identidade visual da empresa deve ser capaz de transmitir os valores e a personalidade da marca, além de ser facilmente reconhecida pelo público-alvo.

Uma marca forte e bem definida é capaz de gerar um impacto positivo na percepção dos clientes, contribuindo para a fidelização e a recomendação da marca. Além disso, uma identidade visual consistente e coesa em todos os pontos de contato com o cliente reforça a imagem da empresa e ajuda a construir uma reputação sólida.

Conclusão

criação de logo e identidade visual
Foto: Pexels

A criação de logo e identidade visual é um processo complexo e que exige muita atenção aos detalhes. Engane-se quem acha que o logotipo é feito em um dia ou em apenas algumas horas. O logo e a identidade visual são peças fundamentais na comunicação visual da marca, e devem ser capazes de transmitir os valores e a personalidade da empresa de forma clara e consistente.

Ter uma marca visualmente atrativa é essencial para se destacar em um mercado competitivo e conquistar a fidelização dos clientes. Por isso, é importante investir na criação de uma identidade visual forte e consistente, que seja capaz de transmitir a mensagem da empresa de forma clara e eficiente.

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre a criação de logo e identidade visual, fique por dentro das novidades aqui em nosso blog. Ah… E se você precisa de um logotipo ou uma identidade visual profissional, entre em contato com o nosso time e solicite agora mesmo um orçamento. Estamos preparados para desenvolver um projeto memorável para o seu negócio. 🙂

criação de logo e identidade visual
Picture of Welber Melo
Welber Melo
Jornalista, redator e entusiasta de novas tecnologias e comunicação. CEO da Review Comunicação, com expertise em desenvolvimento e programação de sites. Especializado em comunicação visual, social, programação web e mídias digitais. Sempre atento às novas tendências do mercado.

Últimos Posts

Marketing de Afiliados é Furada? Verdades, Mitos e Como Realmente Funciona
Google Analytics WordPress: Como Funciona e 5 Eventos Que Ajudam Seu Site a Vender Mais
Quanto Custa Uma Identidade Visual Profissional? Tudo o que Você Precisa Saber

Categorias

Sites
Redes Sociais
Marketing Digital
Identidade Visual
E-book Marketing Digital

Leia também

marketing de afiliados é furada
Marketing Digital

Marketing de Afiliados é Furada? Verdades, Mitos e Como Realmente Funciona

google analytics wordpress
Sites

Google Analytics WordPress: Como Funciona e 5 Eventos Que Ajudam Seu Site a Vender Mais

quanto custa uma identidade visual
Identidade Visual

Quanto Custa Uma Identidade Visual Profissional? Tudo o que Você Precisa Saber

Ver mais conteúdos

Se inscreva na nossa Newsletter

Enviaremos a você as principais novidades sobre Marketing Digital. Sem spam.

Agência de Marketing Digital - Review Comunicação

Agência de marketing digital inovadora com foco em resultados efetivos, na experiência do cliente e no posicionamento do seu negócio.

Institucional

Home
Quem Somos
Portfólio
Blog
Contato
Política de Privacidade
Termos de Uso

Serviços

Criação de Sites
Identidade Visual
Redes Sociais
Tráfego Pago
SEO
Mentoria
Orçamento

Redes Sociais

Instagram
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram
Behance

© 2025 Review Comunicação. Todos os direitos reservados.

Instagram Whatsapp Facebook Telegram Linkedin Behance
Falar com especialista