Para uma marca se tornar sólida e bem estabelecida no mercado não é necessário criar apenas um logotipo. Uma marca para se tornar sinônimo de referência, qualidade e credibilidade precisa ter como base uma identidade visual profissional, objetiva e que se conecta com o seu público-alvo. Em um mercado cada vez mais competitivo, sai na frente aquele que possui uma visão mais assertiva do seu negócio a médio e longo prazo.
Se você já possui ou está pensando em criar uma marca de valor, é extremamente importante valorizar o processo criativo de uma identidade visual, pois ela será um fator marcante e atuará de forma estratégica para o seu negócio. Um dos principais fatores de uma identidade visual bem construída é a transmissão de confiança, credibilidade e identificação com os seus produtos/serviços.
O que é identidade visual?
Identidade Visual é o conjunto de todos os aspectos visuais que acompanham uma empresa, produto ou serviço. Geralmente contém as cores, fontes da marca e dos conteúdos de comunicação, texturas, ícones, formas, mascote, o logo gerado a partir desses elementos e o manual de identidade visual.
Engana-se quem acha que a identidade visual é apenas uma construção de um logo bem produzido. Como você já percebeu neste artigo, a identidade visual é focada na geração e transmissão de valores tangíveis como: missão, valores e princípios. Juntos, eles formam um conceito único e estratégico para que a marca seja reconhecida nos momentos de compra, nas tomadas de decisões e na lembrança do seu público.
Marcas já conceituadas no mercado usam e abusam dos princípios da identidade visual e despertam a lembrança na mente dos consumidores, até mesmo de forma involuntária. Uma maçã mordida e um M amarelo com um fundo vermelho com certeza deve te lembrar alguma marca já bem estabelecida.
Quais são os benefícios da identidade visual?
Os benefícios são vários, porém, alguns ganham destaques e os tornam ainda mais motivadores para você não perder tempo e começar a pensar como os grandes players do mercado. Confira alguns dos benefícios:
- Aumenta a confiabilidade da marca;
- Melhora a reputação;
- Destaca-se da concorrência;
- Posicionamento adequado;
- Vende novos produtos;
- Mais lucros e rotatividade.
Se você está com dificuldades de aumentar os lucros do seu negócio, é hora de parar e analisar o conceito da sua marca. Veja o que está faltando, estude a concorrência e busque dar uma inovada no seu processo criativo. Lembre-se que você precisa de um diferencial, precisa transmitir valores, precisa se destacar da concorrência. O seu público precisa ver algo de diferente para que ele possa comprar de você e não do seu concorrente. Ter um melhor posicionamento será fundamental para alcançar novos clientes e consequentemente aumentar a margem de lucro do seu negócio.
Manual de identidade visual: O que é?
O processo de criação de identidade visual engloba diversos elementos que compõem o posicionamento e os valores de uma marca. Logo, tipografia, paleta de cores, elementos de apoio e o manual de identidade visual são alguns dos elementos presentes na construção de uma identidade visual.
O manual de identidade visual se destaca como um documento técnico que contém os detalhes, especificações e normas de uso e aplicações do conceito em diferentes formatos de divulgação. Um dos seus principais objetivos é facilitar e padronizar os conceitos de identificação de uma marca.
Dentro dos manuais de identidade visual você terá: formas de aplicação nas redes sociais, formas de aplicação do logo em diferentes tipos de fundo, a tipografia utilizada, explicação do conceito, formas de aplicação em materiais impressos, paletas de cores e como elas devem ser aplicadas no digital e no impresso e exemplos de aplicações.
Confira alguns exemplos de manuais de identidade visual já criados pela nossa equipe.
A importância do manual de identidade visual
Vivemos em um mundo cada vez mais imediato e perfeccionista. Criar postagens para as redes sociais, elaborar materiais de divulgação, organizar a agenda da semana e os artigos do seu blog levam tempo. Se você ficar pensando em quais cores, em quais elementos e quais fontes você vai colocar, o seu dia simplesmente acaba e você não produz nada.
Quando você possui uma identidade visual clara e bem construída, basta seguir o seu manual de aplicação e colocar em prática os conceitos. Pode ter certeza que isso fará você ganhar tempo, produtividade, aumento no faturamento e no reconhecimento visual e psicológico da sua marca.
Você pode dar uma conferida e ler um pouco mais sobre a importância da identidade visual nesse artigo.
Conclusão
Entender os conceitos de uma marca sólida e que transmite credibilidade é um processo que demanda estudos e conhecimento de mercado. Não fique acomodado com o seu simples logotipo amador. Saiba que uma marca sem credibilidade pode quebrar e nunca ser lembrada na mente do cliente. Se você busca crescer e conquistar novos objetivos com o seu negócio, é hora de pensar diferente e investir em uma identidade visual moderna e que realmente faça sentido.
Lembre-se: Um manual de identidade visual será capaz de agilizar o seu desempenho, ele terá as informações e exemplos de aplicações necessárias e ele se encaixa com qualquer tipo de negócio. Investir de forma estratégica no desenvolvimento da sua marca é fundamental para alcançar novos clientes.
E aí, você precisa dar um UP na sua marca? Entre em contato com a nossa equipe e prepare-se para aumentar o lucro e ter uma marca ainda mais forte.