Criar uma marca de sucesso é o desejo de todos empreendedores. Com o avanço da tecnologia e do marketing digital, o primeiro pensamento para quem deseja montar o seu negócio na internet é como será a sua logomarca, ou melhor, o seu logotipo.
Na comunicação visual, a representação gráfica de uma empresa é conhecida como logotipo, ou também conhecida como logo, que nada mais é uma abreviação de logotipo. No começo tudo pode parecer um pouco confuso, porém, é preciso entender os conceitos teóricos para criar uma marca única e visivelmente reconhecida.
O surgimento do logotipo
A ideologia sobre a criação do logotipo se inicia na pré-história, onde os povos primitivos já desejavam marcar o território onde estavam e por onde passavam. Eles se planejavam em deixar a sua identidade através de símbolos gráficos.
Esse processo de identificação dos primitivos foi se fortalecendo ao longo dos anos e os povos continuavam a marcar o seu território por meios de produção de marcas e símbolos.
Com a abolição dos reinos e o início do surgimento das empresas, foi preciso remodelar a forma de se diferenciar uma das outras. Este processo era fundamental para que as empresas pudessem identificar os seus produtos, assim os consumidores conseguiam destacá-los em meio aos outros semelhantes/concorrência.
Nos Estados Unidos, a primeira marca a ser registrada foi a “Presunto Endiabrado de Underwood”, criada em 1870, remodelada ao longo das décadas e presente até os dias de hoje como uma forte referência.
Referências de um logotipo marcante
Ter um logotipo exclusivo e marcante na mente do público-alvo é imprescindível para uma marca ter sucesso a curto, médio e longo prazo. Um logotipo exclusivo é focado no conceito da marca em si, ou seja, precisa mostrar alguns níveis relevantes para o seu consumidor final como:
- Personalidade;
- Usuário;
- Atributos;
- Cultura;
- Valores;
- Benefícios.
Resumidamente esses atributos precisam estar presentes no logotipo e isso ficará mais fácil a partir do nível de conhecimento que você tem do seu público comprador. A marca de relógios Rolex é um bom exemplo de como os atributos de personalidade, cultura, benefícios e valores estão atrelados.
O tom dourado fortalece a riqueza presente no objeto em si; a sua fonte serifada exalta a cultura e a personalidade de um público conservador e executivo; a coroa dourada enfatiza o foco da empresa em metais preciosos, enquanto o verde é focado na cor do dinheiro, representando prosperidade e riqueza.
Logotipo e o marketing digital
Para quem está iniciando no marketing digital, ter um logotipo que conversa com o seu público é mais do que obrigatório. É importante ter em mente que nem sempre um logotipo será capaz de representar completamente o seu negócio. O caminho mais assertivo para que você possa ganhar destaque no mundo digital, é com uma identidade visual. Neste artigo você poderá entender um pouco mais sobre como fortalecer a sua marca com uma identidade visual profissional.
Logomarca existe? Devo investir?
O termo é formado pela abreviação de logotipo, logo+marca. A palavra “Logos” vem do grego e significa significado, conceito. Já a palavra marca origina-se da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo”. Portanto a logomarca significaria “Significado do Significado” ou “Conceito do Conceito”, ou seja, não faz o mínimo sentido.
O termo logomarca já ganhou extrema popularidade no Brasil tornando-se uma forte referência quando o assunto é criação de logotipo ou criação de marca. Em meio ao diálogo corriqueiro do povo brasileiro, o termo foi anexado no dicionário da língua portuguesa como um sinônimo de logotipo.
Em meio a vasta concorrência e as diferentes ofertas de produtos e serviços, ganha destaque aquele que possui atributos voltados para o fortalecimento do seu negócio, como: um bom atendimento, um bom pós venda, uma rápida entrega, uma boa qualidade do seu produto ou serviço e também aquele que não possui apenas um logo, mas sim aquele que possui uma identidade visual.