Ir para o conteúdo
Agência de Marketing Digital - Review Comunicação
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Criação de Sites
    • Design Para Redes Sociais
    • Identidade Visual
    • Mentoria de Marketing Digital
    • SEO
    • Tráfego Pago
  • Portfólio
  • Blog
  • Stories
  • Contato
  • Orçamento
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Criação de Sites
    • Design Para Redes Sociais
    • Identidade Visual
    • Mentoria de Marketing Digital
    • SEO
    • Tráfego Pago
  • Portfólio
  • Blog
  • Stories
  • Contato
  • Orçamento
Agência de Marketing Digital - Review Comunicação
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Criação de Sites
    • Design Para Redes Sociais
    • Identidade Visual
    • Mentoria de Marketing Digital
    • SEO
    • Tráfego Pago
  • Portfólio
  • Blog
  • Stories
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Criação de Sites
    • Design Para Redes Sociais
    • Identidade Visual
    • Mentoria de Marketing Digital
    • SEO
    • Tráfego Pago
  • Portfólio
  • Blog
  • Stories
  • Contato
Orçamento

Como rankear no google meu negócio? Conheça 10 dicas práticas

Saiba como rankear no google meu negócio e torne-se uma referência nas pesquisas do Google.
  • Welber Melo
  • 04/08/2023

Você já se perguntou como se posicionar de forma estratégica no Google? Essa dúvida é bastante recorrente para quem busca estar sempre nas primeiras posições mas não fazem a mínima ideia de como alcançar este objetivo. O Perfil da Empresa no Google, mais conhecido como Google Meu Negócio, é uma ferramenta gratuita e que pode ajudar o seu estabelecimento a ganhar posições favoráveis na pesquisa.

O grande receio de muitos iniciantes ao ingressar no marketing digital, é sobre a geração de resultados. Muitos querem alcançar metas, porém, poucos estão dispostos em fazer acontecer. O marketing digital não é uma receita mágica. Tudo precisa ser construído para gerar autoridade e notoriedade em um mercado que está cada vez mais competitivo. E vale sempre lembrar que para gerar notoriedade, isso poderá levar meses ou até anos dependendo da sua concorrência, verba disponível e tempo para investir no seu negócio.

Outro fator que merece sempre destaque é a sua expertise. Não há um único curso capaz de entregar tudo sobre comunicação e marketing digital. Assim como as estratégias, o estudo é uma tarefa contínua e que precisa sempre passar por análises e considerações sobre os trajetos mais eficazes para se posicionar de forma orgânica nos principais canais da internet.

Em meio a esta realidade, preparamos este artigo que irá te ajudar a entender melhor sobre como rankear no Google Meu Negócio de forma estratégica. Portanto, se você busca evidenciar a sua marca na pesquisa orgânica do Google, é hora de conferir em detalhes este texto e os demais assuntos já abordados em nosso site.

O que é o Perfil da Empresa no Google

Para entendermos melhor sobre como rankear no Google Meu Negócio, é importante compreendermos sobre a evolução desta plataforma, como ela está atualmente e como ela impacta diretamente na tomada de decisão do seu público.

O Google Meu Negócio, agora chamado de Perfil da Empresa no Google, é uma plataforma gratuita oferecida pelo Google que permite às empresas gerenciarem suas informações de perfil e aparecerem nos resultados de pesquisa e no Google Maps. 

O grande diferencial desta ferramenta para quem está iniciando no marketing digital, é sem dúvidas o custo gratuito. Para muitos, investir no marketing é ainda uma incerteza sobre o retorno sobre o investimento. Por ser uma plataforma gratuita, o Perfil da Empresa no Google é uma oportunidade interessante para dar os primeiros passos no mercado digital.

É importante compreender que o mundo dos negócios evolui constantemente, e com as crescentes transformações digitais, é fundamental que as empresas acompanhem as tendências para permanecerem relevantes e competitivas. Acompanhar as principais objeções e dores do seu público-alvo é fundamental para que o plano de comunicação e marketing tenha êxito. Fazer um estudo de persona antes mesmo de criar o seu negócio no mercado digital, é uma etapa que jamais poderá ser deixada de lado. Afinal, o público é um dos principais norteadores para uma campanha publicitária de sucesso. Saiba mais sobre o que é persona.

Ao definir o seu público-alvo e ao criar um perfil no Google Meu Negócio, as empresas podem fornecer detalhes importantes, como horário de funcionamento, endereço, número de telefone e até mesmo postar atualizações e fotos relevantes. É o que vamos entender melhor logo mais.

A importância do posicionamento no Google Meu Negócio

como rankear no google meu negócio
Foto: Pexels

Como vimos, o Perfil da Empresa no Google é uma ferramenta imprescindível para quem está dando os primeiros passos no marketing digital. O Google é o buscador número um ao redor do mundo. Ou seja, estar presente de forma estratégica na plataforma é sinônimo de visibilidade e consequentemente mais vendas.

Estar bem posicionado nas pesquisas do Perfil da Empresa no Google é essencial para empresas locais e também para empresas que atendem o Brasil todo. A plataforma não tem um limite fixo geográfico. Para quem possui loja virtual, por exemplo, é possível também marcar presença no Google Meu Negócio. Descubra como posicionar a sua loja online na ferramenta. 

Para quem possui um comércio local, por exemplo, a ferramenta funciona da seguinte forma: quando os consumidores procuram por produtos ou serviços próximos a eles, os resultados do Perfil da Empresa no Google muitas vezes aparecem no topo da página de resultados. Isso oferece uma oportunidade única para as empresas ganharem visibilidade instantânea e conquistarem novos clientes. Além disso, preparamos algumas razões pontuais que interferem diretamente no rankeamento:

  • Visibilidade local: A maioria das pessoas busca empresas locais online antes de visitá-las. Ter um bom ranqueamento aumenta as chances de sua empresa ser encontrada.

  • Credibilidade: Empresas com presença online confiável são vistas como mais legítimas pelos consumidores. Uma identidade visual sólida e bem construída pode ajudar o seu negócio a gerar mais credibilidade. Entenda sobre o que é identidade visual.

  • Interação direta: Os clientes podem interagir com o perfil da sua empresa, fazer perguntas, ler avaliações e até mesmo agendar visitas. É uma forma interessante também para potencializar as provas sociais do seu empreendimento.

  • Destaque na busca mobile: Com a busca mobile em constante crescimento, ter uma presença no Google Meu Negócio aumenta as chances de ser exibido em resultados locais.

  • Informações claras: Seu perfil oferece informações importantes rapidamente, como horários de funcionamento e avaliações.

Vale reforçar que não adianta ficar querendo saber sobre como rankear no Google Meu Negócio. É importante buscar sempre alternativas para elevar a experiência do cliente. Ter um cliente extremamente satisfeito é a porta para gerar novas oportunidades. E com isso, você terá também menos custo com futuras campanhas publicitárias além de receber novas indicações. Saiba mais sobre como melhorar a experiência do cliente.

Como rankear no google meu negócio: 10 dicas práticas

como rankear no google meu negócio
Foto: Pexels

Agora que você já conhece sobre os principais fatores sobre o Perfil da Empresa no Google, preparamos dez dicas essenciais que poderão te ajudar a se posicionar de forma estratégica na plataforma. É importante sempre salientar que para ter resultados satisfatórios, é preciso colocar em prática! Muitos empreendedores só ficam na teoria e não partem para ação. Afinal, os resultados positivos só ocorrem com quem faz acontecer!

  1. Reivindique o seu perfil: Comece garantindo que você tenha controle total sobre seu Perfil da Empresa no Google. Reivindique a propriedade e siga o processo de verificação fornecido pela plataforma. Isso não apenas confirma a autenticidade da sua empresa, mas também permite que você gerencie e atualize as informações conforme necessário. Este artigo da Resultados Digitais explica detalhadamente sobre este procedimento.

  2. Preencha todas as informações: Não deixe espaços vazios. Forneça informações completas e precisas sobre sua empresa. Inclua horário de funcionamento, endereço físico, número de telefone e website, se aplicável. Quanto mais informações você fornecer, melhor será a experiência do usuário.

  3. Categorias relevantes: Selecione categorias de negócios que se alinhem com sua oferta. Isso ajuda o Google a entender com mais clareza em quais resultados de pesquisa seu perfil deve aparecer. Seja específico e escolha categorias que descrevem com precisão sua atividade principal.

  4. Fotos de alta qualidade: Imagens nítidas e atrativas podem fazer uma diferença significativa. Carregue fotos de alta qualidade que mostrem seu local de negócios, produtos, equipe e qualquer outro aspecto relevante. Imagens autênticas e envolventes podem gerar confiança e interesse nos usuários.

  5. Solicite avaliações de clientes: Clientes satisfeitos são seus melhores promotores. Incentive-os a deixar avaliações honestas sobre suas experiências com sua empresa. Avaliações positivas não apenas melhoram sua classificação, mas também influenciam as decisões de compra de outros clientes em potencial. Lembre-se: a prova social é uma forma eficaz de gerar autoridade e confiança no mercado. Saiba mais sobre prova social no artigo da Mira Go.

  6. Responda às avaliações: Mostre que valoriza o feedback dos clientes, respondendo a avaliações, sejam elas positivas ou negativas. Isso demonstra seu compromisso com a satisfação do cliente e constrói uma reputação positiva. Lembre-se de ser profissional e grato em todas as respostas.

  7. Utilize palavras-chave locais: Na descrição do seu perfil, inclua palavras-chave relevantes para sua área de atuação. Isso otimiza seu perfil para pesquisas locais, aumentando a probabilidade de aparecer nos resultados quando alguém procura por produtos ou serviços na sua região.

  8. Aproveite as postagens: A função de postagens permite que você compartilhe atualizações, ofertas especiais e eventos diretamente no seu perfil. Mantenha seus clientes informados e engajados por meio de conteúdo relevante e atualizações regulares.

  9. Acompanhe menções online: Além do próprio Perfil da Empresa no Google, monitore as menções de sua marca em outras plataformas e redes sociais. Responder a essas menções mostra que você está atento e comprometido com a satisfação do cliente em todos os canais.

  10. Interaja com o público: Esteja ativamente envolvido com os clientes que interagem com seu perfil. Responda prontamente às perguntas, forneça informações adicionais quando necessário e demonstra um compromisso genuíno em atender às necessidades dos clientes.

Seja paciente

Ser paciente é outro fator determinante para ter sucesso. Portanto, não fique ansioso e buscando soluções milagrosas sobre como rankear no Google Meu Negócio. Você precisa ser constante, analisar a sua concorrência e fazer sempre algo diferente e criativo para se diferenciar no mercado.

A falta de paciência pode resultar em resultados insatisfatórios dentro de um mercado que está cada dia mais competitivo. Além do Google Meu Negócio, é importante também colocar outras estratégias para impulsionar a sua marca. O tráfego orgânico, por exemplo, é uma opção rentável e que pode gerar mais notoriedade. Entenda sobre o marketing orgânico.

Agora, se você busca resultados imediatos, é interessante partir para as estratégias de tráfego pago. Porém, como o nome mesmo já diz, você terá que investir para comprar tráfego para o seu negócio. É uma opção viável e que pode ser uma boa solução para quem precisa fazer as primeiras vendas. Mas lembre-se: atrelar o tráfego orgânico com o pago é uma das opções mais inteligentes dentro do marketing digital. Saiba mais sobre o tráfego pago.

Invista em um projeto web

Além das estratégias mencionadas acima para se posicionar de forma estratégica no Google Meu Negócio, é importante investir também em um site ou numa landing page de alta conversão para gerar mais autoridade e confiança para o seu potencial cliente. Um projeto web bem desenvolvido atrelado com o Google Meu Negócio é fundamental para evidenciar a sua marca.

Uma landing page, por exemplo, é uma página da web projetada especificamente para uma campanha de marketing ou objetivo comercial. Ela é cuidadosamente projetada para atrair a atenção dos visitantes e levá-los a realizar uma ação específica, como fazer uma compra, se inscrever em uma lista de e-mails, solicitar um orçamento ou entrar em contato.

Embora o Perfil da Empresa no Google ofereça informações vitais sobre sua empresa, como horário de funcionamento, endereço e avaliações, uma landing page vai além, permitindo que você conte também, por exemplo, a história completa da sua marca. 
Como vimos anteriormente, a experiência do cliente é um ponto fundamental para se manter no mercado. Não adianta apenas ficar buscando ferramentas sobre como rankear no Google Meu Negócio. Pensar na experiência do usuário é crucial para gerar autonomia no mercado.

Além de fornecer informações detalhadas, uma landing page bem construída também oferece uma experiência do usuário mais aprimorada. Ela é projetada para orientar os visitantes de forma clara e direta, levando-os a tomar a ação desejada. Uma landing page eficaz é otimizada para velocidade, é responsiva em dispositivos móveis e apresenta um layout limpo e atraente. Saiba mais sobre a importância da landing page.

Conclusão

como rankear no google meu negócio
Foto: Pexels

Como vimos neste artigo, estar bem posicionado no Google Meu Negócio é essencial para gerar autoridade e consequentemente mais vendas para a sua marca. Porém, é fundamental compreender que os resultados poderão levar meses ou até mesmo anos para começar a funcionar de forma orgânica. Isso irá depender da sua concorrência, do seu tempo disponível para aplicar as estratégias, da sua expertise e da sua paciência. 

Se você busca algo mais imediato, o tráfego pago pode ser uma opção mais plausível neste cenário. Porém, é importante entender que se você deixar de fazer anúncios patrocinados, a sua marca deixará de ser exibida.

Podemos concluir também que não existe uma fórmula mágica sobre como rankear no Google Meu Negócio. O que existe são estratégias que precisam ser guiadas de forma contínua. A constância é um elemento crucial dentro do marketing digital. Portanto, quem tiver domínio das principais ferramentas, é claro que terá resultados mais satisfatórios a médio e longo prazo.

Se você deseja ir além da simples visibilidade e realmente se destacar entre a concorrência, uma landing page bem construída é uma ferramenta poderosa. Ela complementa seu Perfil da Empresa no Google ao fornecer informações detalhadas, fortalecer sua marca, capturar leads e criar uma experiência envolvente para os visitantes. Lembre-se de que o objetivo final é criar uma conexão duradoura com seus clientes, e uma landing page estrategicamente projetada é uma maneira eficaz de alcançar esse objetivo é impulsionar o sucesso do seu negócio no mundo digital.

Lembre-se também que o cenário digital está em constante evolução, portanto, mantenha-se atualizado e continue aprimorando suas estratégias para garantir um sucesso duradouro no ambiente online competitivo. Fique ligado em nosso blog! Postamos conteúdos diariamente para evidenciar a sua marca no mercado digital.

como rankear no google meu negócio
Picture of Welber Melo
Welber Melo
Jornalista, redator e entusiasta de novas tecnologias e comunicação. CEO da Review Comunicação, com expertise em desenvolvimento e programação de sites. Especializado em comunicação visual, social, programação web e mídias digitais. Sempre atento às novas tendências do mercado.

Últimos Posts

Paleta de Cores para Confeitaria: 7 Ideias Incríveis para Destacar e Evidenciar Seu Negócio
CRM para Pequenas Empresas: Como Funciona e Quando é o Momento Ideal para Investir
O que vender na loja virtual? 5 Ideias de Produtos Lucrativos para Você Explorar

Categorias

Sites
Redes Sociais
Marketing Digital
Identidade Visual
E-book Marketing Digital

Leia também

paleta de cores para confeitaria
Identidade Visual

Paleta de Cores para Confeitaria: 7 Ideias Incríveis para Destacar e Evidenciar Seu Negócio

crm para pequenas empresas
Marketing Digital

CRM para Pequenas Empresas: Como Funciona e Quando é o Momento Ideal para Investir

o que vender na loja virtual
Sites

O que vender na loja virtual? 5 Ideias de Produtos Lucrativos para Você Explorar

Ver mais conteúdos

Se inscreva na nossa Newsletter

Enviaremos a você as principais novidades sobre Marketing Digital. Sem spam.

Agência de Marketing Digital - Review Comunicação

Agência de marketing digital inovadora com foco em resultados efetivos, na experiência do cliente e no posicionamento do seu negócio.

Institucional

Home
Quem Somos
Portfólio
Blog
Contato
Política de Privacidade
Termos de Uso

Serviços

Criação de Sites
Identidade Visual
Redes Sociais
Tráfego Pago
SEO
Mentoria
Orçamento

Redes Sociais

Instagram
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram
Behance

© 2025 Review Comunicação. Todos os direitos reservados.

Instagram Whatsapp Facebook Telegram Linkedin Behance
Falar com especialista