O marketing digital é atualmente um dos temas mais citados por diversos players do mercado digital. Muitos empreendedores ainda possuem certa desconfiança sobre o assunto e consequentemente possuem dúvidas sobre como impulsionar o seu negócio através de estratégias de comunicação e marketing.
O marketing digital orgânico pode ser uma opção interessante para quem quer dar um passo à frente, porém, não possui muita verba para investir em estratégias de tráfego pago. Neste artigo você irá entender sobre as melhores técnicas de marketing digital orgânico para que o seu negócio ganhe destaque a médio e longo prazo.
Marketing digital orgânico
Quem não é visto, não é lembrado. Esse termo faz muito sentido quando o assunto é vendas e relacionamento com a audiência. Ter boas estratégias de marketing, é sinônimo de crescimento e reconhecimento da marca. Criar boas relações, vender todos os dias e ganhar confiança e autoridade no assunto é o desejo de muitas empresas. Porém, nem todos empreendedores estão dispostos a colocar em prática ações de comunicação e marketing para turbinar o seu negócio.
Se você está começando o seu negócio e ainda não possui uma verba dedicada a ações de marketing, o marketing digital orgânico é uma estratégia que visa a atrair tráfego para um site, blog ou redes sociais de forma natural e não invasiva. A ideia principal do marketing orgânico é criar uma relação de confiança e autoridade com o público, ao invés de interrompê-lo com anúncios invasivos. Essa estratégia irá fortalecer a imagem do seu negócio a médio e longo prazo e consequentemente irá gerar boas relações com o seu público-alvo. Neste artigo você entenderá mais sobre o que é tráfego orgânico e tráfego pago.
Vantagens do marketing orgânico
Como vimos na abertura deste artigo, o marketing orgânico tem como principal característica o custo, que é praticamente zero, além de gerar mais confiança e autoridade no assunto. Ter um bom plano de ação irá permitir que o seu negócio seja facilmente reconhecido pela sua audiência. Além disso, o marketing digital orgânico é responsável por gerar fortalecimento no branding da sua marca. Confira algumas das principais vantagens do marketing orgânico:
- Maior alcance: O marketing digital orgânico permite que você alcance um público mais amplo do que o público-alvo específico que você está tentando atingir. Isso significa que mais pessoas terão a chance de ver e interagir com o seu conteúdo. O público alcançado nessa situação provavelmente já estará engajado com a sua marca e consequentemente o processo de venda será natural.
- Mais engajamento: Ter uma marca que vende todos os dias e engajada é o sonho de qualquer empresa. O marketing orgânico permite que você crie uma relação mais forte e significativa com o seu público, pois você está oferecendo conteúdo útil e relevante, ao invés de interrompê-lo com anúncios invasivos. Interações diárias, dúvidas e vendas irão acontecer naturalmente quando a estratégia estiver bem alinhada.
- Menor custo: O marketing orgânico geralmente tem um custo muito menor do que o marketing pago, pois você não precisa pagar por anúncios ou publicidade. Com essa economia você poderá investir na estrutura, atendimento e entrega dos seus produtos ou serviços.
Desvantagens do marketing orgânico
Para se engajar no marketing digital é necessário ter prévios conhecimentos e estar ciente dos prós e contras. Com o marketing digital orgânico, isso não é diferente. Conheça as principais desvantagens.
- Atraso nos resultados: Se você é apressado e não tem paciência em acompanhar a evolução do seu negócio, o marketing digital orgânico pode não ser a melhor solução. Essa estratégia leva mais tempo para dar resultados do que o marketing pago, pois você está construindo uma base de potenciais clientes, seguidores e aumento no engajamento com o seu produto ou serviço.
- Resultados menos previsíveis: O marketing digital orgânico é menos previsível do que o tráfego pago, por exemplo. Pois você não pode garantir quantas pessoas vão ver o seu conteúdo ou interagir com ele. A mensuração de resultados acaba não sendo 100% precisa neste cenário.
- Conhecimentos: Se você não tem paciência em aprender novas técnicas e estratégias de tráfego orgânico, essa modalidade poderá ser difícil para você. É fundamental acompanhar as tendências de SEO, redes sociais e blogs.
Estratégias para marketing orgânico
Se você está preparado para encarar o marketing digital orgânico, preparamos as principais estratégias que geram bons resultados a médio e longo prazo. Chegou a hora de botar a mão na massa e construir autoridade para o seu negócio.
- Crie bons conteúdos: Não seja apenas mais um querendo vender o seu produto ou serviço. É hora de pensar diferente, agir diferente e entregar bons conteúdos para o seu público. De fato, para ter sucesso com o marketing orgânico, é importante que você crie conteúdo de qualidade que seja relevante e útil para o seu público. Nessa hora é importante gerar desejo de compra, fazer com que o seu público se sinta com vontade de consumir o seu produto ou serviço. Você poderá investir em postagens educativas no Instagram, dicas, soluções, artigos no blog e imagens no Pinterest.
- Esteja presente: Esteja sempre presente no máximo de canais possível. Não adianta apenas ter um perfil no Instagram e achar que terá resultados por lá. Quanto mais visto, mais vendas você terá. Invista em construir uma imagem sólida do seu negócio em diversos canais digitais.
- Crie relações: É hora de criar relações com a sua audiência. Responda as suas dúvidas, seja atencioso, busque resolver os problemas e transmita confiança e autoridade no assunto.
- SEO: Aprenda e coloque em prática as técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Boas técnicas de SEO irão ajudar a otimizar o seu site, redes sociais ou blog para os mecanismos de busca, aumentando a sua visibilidade e atraindo mais tráfego orgânico.
- Boas parcerias: Um bom negócio é feito com boas parcerias. Estabeleça parcerias e colaborações com outros blogs, social media ou sites relevantes na sua área de atuação. Essa estratégia irá ajudar a expandir o seu alcance e atrair novos seguidores e potenciais clientes.
Onde utilizar?
Agora que você já sabe sobre o conceito e as principais estratégias, é hora de aplicar. Saiba onde você pode utilizar o marketing orgânico para impulsionar o seu negócio.
- Redes sociais: As redes sociais como o Facebook, Pinterest, Twitter e Instagram são ótimas plataformas para o marketing orgânico. Crie bons vídeos, use hashtags estratégicas e busque palavras-chave que fazem sentido para o seu produto ou serviço.
- Site: Ter um site bem planejado é fundamental para atrair e gerar vendas. Portanto, crie um blog dentro do seu site e comece a produzir bons conteúdos.
- E-mail marketing: O e-mail marketing é outra possibilidade interessante para utilizar o marketing orgânico. Crie uma lista de e-mail com os seus melhores compradores e entregue dicas, promoções e novidades. Neste artigo você entenderá mais sobre o e-mail marketing.
Marketing orgânico dá resultado?
A resposta é simples e direta. Sim! O marketing digital orgânico dá bons resultados. Embora possa levar mais tempo para dar resultados, essa é uma estratégia de baixo custo e de grande efetividade.
É extremamente importante estar alinhado com as expectativas, ser paciente, ter bons conhecimentos e aplicar com constância todas as ações. Ter uma marca conceituada no mercado demanda persistência, foco e ações.
O marketing orgânico é uma estratégia fundamental para qualquer empresa ou profissional que deseje alcançar sucesso online. Se você está procurando uma maneira de atrair mais tráfego para o seu site, blog ou redes sociais, o marketing digital orgânico é uma boa escolha.
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