Landing page de alta conversão, a sua importância e como gerar tráfego qualificado para aumentar o lucro do seu negócio.
Estar presente na web é obrigatório para qualquer empresa que busca reconhecimento, credibilidade e aumento da sua margem de lucro. Com o avanço da tecnologia e das plataformas digitais, a forma de atrair e fidelizar o seu público-alvo vem passando por diferentes cenários. Já se foi a época de criar um simples site amador. O mundo atual está cada vez mais antenado às novas tendências e ele busca agilidade no consumo de informações.
Com o avanço do marketing digital e do entendimento dos consumidores, a landing page surge como uma página capaz de gerar mais flexibilidade e rapidez na tomada de decisão de compra ou na atuação de dados para captar as informações do seu potencial cliente, também conhecido como, lead.
Como qualquer outro projeto web, a landing page precisa ser otimizada para os smartphones, tablets e desktops. A experiência do usuário é outro fator determinante para uma landing page de alta conversão. Imagens, textos, elementos visuais e cores precisam estar harmônicos para que o navegante se sinta confortável.
O que é landing page?
O termo em uma tradução ao “pé da letra” significa página de aterrissagem. Nos meios digitais, a landing page é responsável por trazer novos clientes para essa página e por meio de uma linguagem persuasiva fazer com que esse possível cliente compre produto e/ou serviço. O termo landing page ganhou fama no marketing digital por se tratar de uma página mais objetiva e focada na geração de conversões.
Diferentemente das páginas web tradicionais, o foco principal de uma landing page é gerar conversões. Vale ressaltar que conversão não é apenas uma venda, mas pode ser entendida como qualquer ação do usuário na página, como por exemplo: uma captura de e-mail, o envio de dados no formulário, cliques em botões específicos, inscrição na página e etc. Neste outro artigo você poderá entender um pouco mais sobre os princípios de uma landing page e qual é a sua importância.
Público-alvo e persona:
Entender o seu público-alvo e a sua persona é fundamental para criar uma landing page de alta conversão. A peça central de qualquer negócio no marketing digital é o seu público. Não há vendas sem público e persona correta. Portanto, faça uma pesquisa mais densa sobre quem é o seu público-alvo e a sua persona.
O que é público-alvo?
No marketing digital, público-alvo é um grupo de consumidores e potenciais consumidores com ideias e características em comum. Entender o seu público-alvo irá te permitir desenvolver campanhas e estratégias direcionadas para esse grupo de pessoas. Uma vez identificado o seu público-alvo, é possível refinar ainda mais o direcionamento da sua comunicação através de variáveis de segmentação, como: dados demográficos, geográficos e comportamentais.
Dados demográficos: (idade, gênero, renda, escolaridade, vida familiar e etc.)
Dados geográficos: (país, região, cidade, residencial, comercial e etc.)
Dados comportamentais: (funcionário, gerente, empregador, vendedor e etc).
Quanto mais entendimento você tiver do seu público-alvo, maiores serão as chances de sucesso de sua landing page. Outro fator determinante é o entendimento de persona, ou também conhecida como avatar ou target.
O que é persona?
Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é pautada em dados reais sobre comportamento e características dos seus clientes. Também conhecida como avatar ou target, ela mostra, também, uma criação de suas histórias e vivências pessoais, motivações, interesses, objetivos e desafios.
Se você já possui uma base de clientes, é fundamental você fazer um estudo mais detalhado sobre os comportamentos e desejos desse público, eles serão a fonte perfeita para começar as suas análises e a partir daí fazer o direcionamento mais assertivo da sua comunicação.
Entenda o seu mercado de atuação
Uma vez bem definido e entendido sobre o seu público, é hora de entender o seu mercado de atuação. Não adianta você ter o melhor produto/serviço se você não entende sobre a sua concorrência direta e indireta. Uma landing page de alta conversão é capaz de se comunicar plenamente com a sua estratégia de marketing e com o seu negócio como um todo.
Busque sempre entender o que a sua persona ideal procura e seja diferente da sua concorrência. Um bom atendimento, um bom pós-venda, uma comunicação objetiva e a excelência dos seus produtos e serviços podem ser o grande diferencial, portanto, deixe tudo bem claro durante o desenvolvimento da landing page.
Cumpra aquilo que você promete
Você já deve ter entrado em algum site que promete uma coisa, mas entrega outra. Isso é completamente frustrante. Ao criar a sua landing page foque em colocar somente aquilo que você consegue cumprir. Não fique inventando soluções que você não pode cumprir. Uma landing page de alta conversão é capaz de transformar a experiência do usuário e fazer ele se identificar positivamente com o seu negócio. Além disso, o tipo de linguagem também precisa estar alinhado com a sua oferta para garantir reais interesses e boas conversões.
Uma vez bem direcionada e adaptada com o seu público-alvo, a landing page será como uma máquina que irá produzir excelentes taxas de cliques e conversões.
Estrutura ideal para uma landing page de alta conversão
Como vimos acima, o público-alvo, a persona, a promessa e o conteúdo são essenciais para que a sua landing page seja de alta conversão. Porém, a sua estrutura também é essencial.
Uma landing page bem estruturada é formada pelos seguintes itens:
- Uma boa hospedagem de site;
- Um domínio que faça sentido com o produto e serviço oferecido;
- Bom layout;
- Responsivo (que se adeque aos diferentes formatos de telas;
- Otimizado (um página rápida e de fácil navegação)
- Boa linguagem (persuasiva e de fácil entendimento para o público-alvo).
A velocidade e o tempo de carregamento da página é capaz de converter ou não o visitante. Portanto, se você busca alavancar as suas vendas, é preciso sempre focar em otimizações para que você tenha um retorno satisfatório. Neste artigo você irá saber um pouco mais sobre responsividade e otimizações.
Prova social
Provas sociais são excelentes para deixar a sua página ainda mais turbinada. Coloque depoimentos verdadeiros dos clientes que já consumiram o seu produto ou serviço. Estudos mostram que 63% dos consumidores estão mais focados a fecharem uma compra de sites que postam comentários e avaliações de outros clientes que já adquiriram aquele determinado produto/serviço.
Deixe bem claro para o seu visitante como seu produto ou serviço solucionou as dores de outras pessoas reais e esteja sempre focado em solucionar quaisquer dúvidas que possam surgir durante a jornada de compra do seu público.
Landing page de alta conversão: Quais métricas são importantes? Devo investir?
Uma landing page só se torna de alta conversão quando ela realmente se converte. Se você seguir os passos deste artigo e se você estiver empenhado em conquistar novos objetivos, com certeza você terá uma landing page de alta conversão. A principal métrica está no seu resultado, na satisfação do seu cliente, no aumento da sua credibilidade e no seu fortalecimento dentro do cenário do marketing digital.
Investir em uma landing page é uma obrigação e jamais será um artigo de luxo para o cenário econômico atual. Quem está disposto a jogar o atual jogo está disposto também a crescer e transformar o seu negócio em uma máquina de conversão diária e deixar a sua defasada concorrência para trás. Não fique fazendo perguntas vazias, é hora de agir e impulsionar a sua marca no mundo web.
E aí, você vai ficar de fora do atual cenário? Você já possui uma landing page de alta conversão? Se precisar de uma ajuda nessa jornada, conte com a nossa equipe e solicite um orçamento sem compromisso 🙂