Saiba os caminhos para criar site para vendas profissional e impulsione o seu negócio.
A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia da população brasileira. Com o avanço da internet e dos dispositivos móveis, ficou mais prático e fácil a tomada de decisão do consumidor. Vender todos os dias pode ser um dos principais desafios para muitos empreendedores que não enxergam a tecnologia como uma oportunidade real de negócio. Estar presente nos canais digitais é a base para atrair e reter novos públicos.
O marketing digital é uma ferramenta que pode ser trabalhada de forma estratégica para impulsionar os resultados em um mercado cada vez mais acirrado. Porém, alguns empreendedores deixam escapar esta oportunidade. Aqui em nosso blog, reforçamos os principais caminhos a serem trilhados para obter resultados satisfatórios a curto, médio e longo prazo.
Recebemos mensagens diárias sobre como criar site para vendas e qual é a sua importância para o cenário atual. A verdade é que não existe uma ferramenta milagrosa capaz de evidenciar o seu empreendimento do dia para noite. Você precisa ter foco, ser estratégico, entender o seu público e ser constante. Poucos estão dispostos a ser persistentes!
Neste artigo você ficará por dentro sobre os principais norteadores para criar site para vendas e como o marketing digital pode impulsionar os resultados da sua marca. Se você está pensando em montar um projeto web e ganhar destaque no mercado digital, é hora de colocar em prática as dicas apresentadas em nosso blog. É hora de potencializar a sua marca! 🙂
A evolução dos websites no Brasil
Para entendermos sobre criar site para vendas, precisamos compreender sobre a evolução dos portais web no mercado. Podemos entender essa evolução como um acompanhamento das novas tecnologias. Atualmente, é praticamente impossível você encontrar alguém que não esteja conectado direta ou indiretamente com uma marca. Em meio a esta conexão, as redes de computadores e os websites são os grandes responsáveis por levar a comunicação e a publicidade.
Nos últimos anos, o mercado global tem passado por uma grande transformação digital. Com o avanço do comércio eletrônico, criar um site para vendas tornou-se uma estratégia essencial para empreendedores que desejam alcançar sucesso no mundo online.
Em meio a este cenário, o Brasil tem acompanhado a evolução dos sites de vendas ao longo dos anos. Inicialmente, os sites eram estáticos, com informações básicas sobre a empresa e seus produtos. Com o surgimento do comércio eletrônico, as lojas virtuais passaram a ser mais comuns, permitindo a compra e venda de produtos pela internet.
Hoje em dia, a evolução tecnológica proporcionou a criação de sites mais dinâmicos, com recursos interativos, personalizados e adaptados às necessidades de cada negócio. É importante reforçar que existem diferentes formatos de sites. Cada um possui a sua característica e propósito específico. Conheça os tipos de sites existentes.
A importância de ter um site para vendas
Se você está pensando em criar site para vendas, é essencial entender sobre a importância deste projeto para o cenário atual. Durante a pandemia da Covid-19, por exemplo, os projetos de sites tiveram um crescimento considerável. Naquele momento, muitos empreendedores buscavam alternativas para continuar divulgando os seus produtos e serviços.
Ter um site de vendas é sem dúvidas uma ferramenta importante para gerar notoriedade e confiança da sua marca. Porém, é fundamental que você tenha um conhecimento prévio do seu público-alvo. A base do marketing digital é o público! Muitos iniciantes não fazem um estudo de persona e consequentemente os resultados não são os melhores. Por isso, é essencial estudar sobre o comportamento do seu público comprador e a partir daí criar estratégias de comunicação e marketing para atraí-lo. Saiba mais sobre o que é persona no marketing digital.
Podemos afirmar que ter um site para vendas é fundamental para qualquer negócio que deseja se destacar no mercado online. Além de ampliar o alcance geográfico da empresa, um site bem estruturado e otimizado oferece diversas vantagens, tais como:
- Aumento da visibilidade e credibilidade da marca;
- Expansão do público-alvo;
- Facilidade de acesso às informações e produtos;
- Possibilidade de vendas 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- Redução de custos operacionais.
Outro ponto importante, é que um projeto web jamais poderá ser considerado como um custo adicional. Se você quer se tornar uma referência no mercado, ao criar site para vendas, considere-o como um investimento que irá gerar resultados positivos. Tenha sempre uma mente de empreendedor estratégico e que visa a lucratividade.
Estrutura para criar um site para vendas profissional
Ao iniciar o projeto, é importante considerar alguns dos principais fatores de um site de vendas profissional. Outro erro comum, é que muitos empreendedores iniciantes acham que o site por si só será o grande responsável pelas vendas.
É importante analisar o seu principal objetivo com o projeto e colocar alguns recursos que potencializam os resultados. Portanto, na hora de criar site para vendas, observe alguns elementos-chave para garantir uma experiência positiva para os visitantes e potenciais clientes. Esses elementos incluem:
Design atrativo e intuitivo: um design bem elaborado ajuda na navegação do usuário e transmite profissionalismo;
- Layout responsivo: O site deve se adaptar a diferentes dispositivos, como smartphones e tablets. Lembre-se: o público está cada vez mais presente nos dispositivos móveis. Portanto, é fundamental considerar a experiência e a usabilidade do seu consumidor. Entenda sobre o que é um site responsivo.
- Catálogo de produtos: Organize os produtos de maneira clara e categorizada, facilitando a busca e a compra. Quanto mais organizado for o seu projeto web, melhores resultados você terá! Isso irá potencializar a experiência do usuário e consequentemente você terá mais navegantes no seu site.
- Sistema de carrinho de compras: Ofereça uma forma fácil e segura para que os clientes selecionem e adquiram produtos. Além disso, é importante que o seu site seja seguro com certificado SSL para aumentar a confiança! Saiba o que é um certificado SSL no site.
- Opções de pagamento: Disponibilize diferentes formas de pagamento, como cartão de crédito, PIX, boleto bancário ou transferência online. Você precisa facilitar o pagamento para o seu público. Quanto mais possibilidades, mais chances de vendas!
- Integração com redes sociais: Permita que os usuários compartilhem seus produtos e promova interações nas redes sociais. Botões no topo do site e no rodapé da página são uma ótima sacada para potencializar o engajamento da sua marca nas redes sociais!
Tudo isso pode parecer complexo. Porém, se você quer de fato ter sucesso com o seu site de vendas, é essencial ter um planejamento técnico e estratégico. O que irá diferenciar a sua marca com a da concorrência será a sua forma de entender as necessidades, as dores e as objeções do seu público-alvo.
Criar site para vendas: 5 opções de plataformas
Agora que você já conhece a base ao criar site para vendas, é importante conhecer algumas das plataformas mais comuns para esta finalidade. Portanto, é hora de tirar as ideias do papel, analisar cada uma delas e colocar em prática a criação do seu site de vendas. Vamos conhecer um pouco mais?
- Shopify: É uma plataforma completa que oferece uma ampla gama de recursos, desde a criação do site até a gestão de produtos, pagamentos e envios. Para quem está iniciando no mercado e não possui muitos conhecimentos web, o Shopify pode ser uma opção interessante.
- WooCommerce: O WooCommerce é um plugin gratuito que se integra ao WordPress, uma das principais plataformas de criação de sites e blogs do mundo. Ele oferece uma ampla gama de recursos e funcionalidades, permitindo que você personalize seu site de acordo com as necessidades específicas do seu negócio. Saiba mais sobre como criar uma loja virtual no WordPress.
- Magento: Você precisa de um site de vendas mais complexo? O magento pode ser uma opção interessante. Ele é uma plataforma de comércio eletrônico robusta, escalável e personalizável, adequada para empresas de médio e grande porte. É importante que você tenha auxílio de um profissional para criar site para vendas na plataforma Magento
- Wix: Já o Wix, é uma plataforma de criação de sites intuitiva, que oferece recursos de comércio eletrônico e uma variedade de modelos prontos para uso. Para quem possui dificuldades com projetos web, o Wix pode ser uma opção interessante. Ele conta com o recurso de arrastar e soltar, o que deixa a criação mais fácil.
- PrestaShop: É uma solução de comércio eletrônico de código aberto, ideal para pequenas e médias empresas, com recursos de gerenciamento de produtos, pagamentos e envios. O PrestaShop é outra plataforma interessante para quem está iniciando no mercado e não possui conhecimentos web.
Custo médio para criar um site para vendas
Essa é uma das principais dúvidas para quem está em busca de criar site para vendas. Porém, é sempre importante ressaltar que o projeto precisa ser visto como um investimento. Investir em um projeto web jamais será um artigo de luxo, mas sim uma ferramenta essencial para evidenciar a sua marca.
Não existe um custo fixo. O custo de criar um site para vendas pode variar dependendo das necessidades específicas de cada negócio. Alguns dos fatores que influenciam o custo são o tamanho do site, recursos adicionais desejados, complexidade do design e integrações com sistemas de pagamento e logística. Em média, os custos podem variar de algumas centenas a milhares de reais.
Em alguns casos como o WooCommerce e Magento, por exemplo, você terá o custo de hospedagem. Já nos demais, a hospedagem já vem inclusa no próprio portal da empresa. Além disso, você terá o custo do domínio do site. O custo anual de um domínio gira em torno de R$40,00 a R$100,00.
É possível economizar custos ao optar por plataformas de criação de sites prontas, como as mencionadas anteriormente, que oferecem planos com preços acessíveis e funcionalidades adequadas para diferentes tipos de negócios. Porém, é importante estudar a documentação da plataforma e entender se ela vale a pena para o seu plano de negócio.
Estratégias de marketing digital para sites de vendas
Não adianta apenas querer criar site para vendas sem antes entender quais serão as estratégias de comunicação e marketing para potencializar os resultados do seu negócio. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de marketing digital para evidenciar o seu projeto web.
- SEO: O seu site precisa ser encontrado! Afinal, não adianta ter um lindo projeto se não tem visitantes. Portanto, otimize seu site para melhorar seu posicionamento nos resultados de busca e aumentar sua visibilidade orgânica. Saiba como se posicionar no Google de forma estratégica.
- Marketing de conteúdo: Crie e compartilhe conteúdo relevante e de qualidade para atrair e engajar seu público-alvo, fornecendo informações úteis e construindo autoridade na área. Você poderá incorporar um blog no seu site de vendas e a partir daí criar conteúdos de valor para a sua audiência. Entenda como um blog pode evidenciar os seus resultados.
- Email marketing: Construa uma lista de contatos e envie newsletters, promoções e conteúdo personalizado para manter os clientes informados e estimular as vendas.
- Publicidade online: Invista em anúncios pagos, como Google Ads e Facebook Ads, para aumentar a visibilidade do seu site e direcionar tráfego qualificado. Descubra os poderes do tráfego pago.
Criar site para vendas vale a pena?
Essa é outra dúvida pertinente. Porém, podemos dizer que sim! Vale a pena criar site para vendas. Portanto, é importante destacar que tudo é um processo. Você não irá criar um site hoje e já obterá bons resultados amanhã. O marketing digital demanda constância, análises e entendimento sobre o seu público comprador.
A evolução dos sites no Brasil reflete a importância crescente desse canal de vendas. Com a estrutura adequada, plataformas confiáveis, estratégias de marketing digital eficazes e um site rápido e responsivo, você estará no caminho certo para alcançar o sucesso nas vendas online.
É importante também analisar a sua concorrência e ver o que ela está aplicando no mercado digital. A partir daí, você terá repertórios para abordar o seu público com estratégias persuasivas de comunicação.
Lembre-se, o sucesso no comércio eletrônico está ao seu alcance. Invista no poder de um site para vendas e expanda sua empresa para novos horizontes. Siga nosso blog para receber mais dicas e insights valiosos sobre como alavancar suas vendas online.