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Como começar a trabalhar com marketing digital: 5 dicas para você começar de maneira assertiva

Saiba como começar a trabalhar com marketing digital e coloque em prática no seu negócio.
  • Welber Melo
  • 03/05/2023
  • Atualizado em: 19/12/2024

O marketing digital já é uma realidade presente no Brasil. Com o avanço das mídias sociais e da internet banda larga, a comunicação digital se fortaleceu e atingiu novos horizontes. É praticamente impossível uma empresa hoje se sustentar sem efetuar boas práticas de marketing. Além disso, é importante ressaltar que o marketing tradicional jamais poderá ser deixado de lado. Ele precisa estar atrelado com as novas tendências e de acordo com a necessidade do público-alvo.

Podemos entender o marketing digital como um dos principais avanços na era da informática. O mercado está cada vez mais competitivo e muitos estão disputando a mesma audiência para fornecer novos produtos ou serviços. Se você está pensando em elevar o lucro do seu negócio, é fundamental mergulhar no mundo do empreendedorismo e como o marketing impacta diretamente na relação entre empresa e consumidor final.

Durante a pandemia da Covid-19, por exemplo, o marketing digital ganhou destaque para muitos pequenos empreendedores. As redes sociais também tiveram um forte crescimento e hoje, muitos empreendedores vivem da criação de conteúdos que estimulam o engajamento nas mídias digitais. É uma prática interessante e que segue em constante evolução.

Neste artigo, você ficará por dentro sobre como começar a trabalhar com marketing digital e entenderá sobre os principais caminhos que poderão ser explorados para colocar em prática no seu negócio. Se você já está empreendendo ou busca montar o seu próprio negócio, é fundamental entender os norteadores do marketing digital e como ele impacta diretamente na tomada de decisão do seu público-alvo. É hora de colocar a mão na massa e ficar por dentro das melhores práticas. 🙂

A origem do marketing digital

como começar a trabalhar com marketing digital
Foto: Pexels

Para entendermos sobre como começar a trabalhar com marketing digital, precisamos entender um pouco sobre a sua origem e a sua importância para as estratégias comerciais a médio e longo prazo.

O marketing digital surgiu a partir da evolução da internet e do aumento do acesso dos usuários à rede mundial de computadores. A partir da década de 1990, com o surgimento da World Wide Web e a popularização dos navegadores de internet, começaram a surgir as primeiras estratégias de marketing digital.

Nos anos 90, o marketing digital ainda era bastante limitado e as empresas usavam principalmente o email marketing e o banner para promover seus produtos e serviços na internet. No entanto, com o avanço das tecnologias e o surgimento de novas plataformas e ferramentas, o marketing digital tornou- se cada vez mais sofisticado e eficiente. Entenda mais sobre o que é e-mail marketing e a sua importância no mercado atual.

A partir dos anos 2000, com o surgimento das redes sociais, do Google e do smartphone, o marketing digital passou por uma verdadeira revolução. As empresas começaram a utilizar essas novas plataformas e ferramentas para se conectar com o público de forma mais direta e personalizada, além de melhorar a segmentação e a mensuração dos resultados das campanhas.

É sempre importante ter em mente que o mundo está cada vez mais digital. A forma de consumir produtos ou serviços está sempre em constante evolução e consequentemente a jornada de compra do consumidor acompanha essa tendência. Atualmente, o consumidor final não busca apenas comprar um mero produto ou serviço. Ele busca criar boas relações nas redes sociais, ele também está à procura do melhor produto, da melhor qualidade, do melhor atendimento e também da melhor oferta.

Em meio ao cenário atual, podemos entender que o marketing digital tem se tornado cada vez mais relevante na estratégia de negócios de empresas de todos os tamanhos e segmentos. Portanto, é essencial ter um conhecimento prévio do seu público comprador para que as estratégias possam obter resultados satisfatórios a curto e médio prazo. Descubra como identificar o público-alvo ideal para a sua estratégia de marketing.

Marketing digital no Brasil

No Brasil, o marketing digital ganhou força com a democratização da internet banda larga. Com o avanço de novas mídias e maior conectividade, muitas empresas começaram a enxergar o país como uma oportunidade de negócios. A prática se tornou ainda mais popular com o avanço dos smartphones e tablets. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela E-commerce Brasil, em parceria com a Conversion, o mercado de marketing digital no Brasil cresceu 26% em 2020, mesmo em meio à pandemia. Isso mostra que as empresas estão buscando cada vez mais se adaptar aos novos tempos e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mundo digital.

É sempre importante reforçar que o marketing digital não é mágica. Portanto, é necessário criar estratégias, alinhar as expectativas, entender o seu público-alvo, analisar a concorrência, mensurar os resultados e fazer otimizações pontuais para que os resultados possam ser mais assertivos.

Como começar a trabalhar com marketing digital

como começar a trabalhar com marketing digital
Foto: Pexels

Como vimos até aqui, o marketing digital é uma ferramenta cada vez mais evidente no cenário brasileiro. A verdade é que não há uma fórmula exata sobre como começar a trabalhar com marketing digital. O que existe é um prévio entendimento sobre qual caminho você irá trilhar dentro dessa estratégia que norteia diretamente sobre o comportamento do público-alvo.

Se você quer começar a trabalhar com marketing digital para incorporar no seu negócio, podemos entender que os benefícios do marketing digital para as empresas são muitos. Primeiramente, a possibilidade de alcançar um público maior e mais segmentado. Com as ferramentas disponíveis, é possível direcionar as campanhas de forma precisa, alcançando as pessoas certas no momento certo. Saiba mais sobre a importância dos anúncios online.

Além disso, o marketing digital é mais econômico e mensurável do que o marketing tradicional. É possível investir pequenas quantias e obter resultados expressivos, além de monitorar em tempo real os resultados e fazer ajustes necessários.

Se você ainda está com dúvidas sobre qual caminho trilhar no marketing digital, não se preocupe! Preparamos 5 dicas sobre como começar a trabalhar com marketing digital de maneira mais assertiva. Vamos conhecer um pouco mais? 🙂

Como começar a trabalhar com marketing digital: 5 passos fundamentais

como começar a trabalhar com marketing digital
Foto: Pexels
  1. Entenda sobre o seu público: É praticamente impossível fazer marketing seja tradicional, ou digital sem antes conhecer o público-alvo! Conhecer o seu público-alvo antes de começar qualquer campanha de marketing digital é fundamental. Quem são essas pessoas? Quais são seus hábitos de consumo? Quais são seus interesses? Essas informações são cruciais para criar campanhas que realmente impactem e gerem resultados. Comece a fazer questionamentos e alinhe a comunicação que atinja diretamente nas dores e nas objeções do seu público.

  2. Defina seus objetivos: Qual é o objetivo da sua campanha? Gerar mais vendas? Aumentar a visibilidade da sua marca? Conseguir mais leads? É fundamental definir objetivos claros antes de começar qualquer campanha. Isso vai permitir que você crie campanhas mais efetivas e mensure os resultados de forma precisa. É impossível ser assertivo no marketing digital sem antes entender o seu principal objetivo. Se você deseja começar a trabalhar com marketing digital, é fundamental entender o objetivo norteador!

  3. Escolha as plataformas certas: Existem diversas plataformas de marketing digital disponíveis, como redes sociais, Google Ads, e-mail marketing, entre outras. É importante escolher as plataformas que mais se adequam ao seu público-alvo e aos seus objetivos. Além disso, é fundamental criar estratégias de marketing orgânico para potencializar os resultados a médio e longo prazo. Conheça mais sobre o que é tráfego orgânico.

  4. Produza conteúdo de qualidade: O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais efetivas do marketing digital. Produzir conteúdo de qualidade, que agregue valor ao seu público-alvo, é uma forma de conquistar sua confiança e fidelidade. Além disso, conteúdo de qualidade é compartilhado nas redes sociais e ajuda a aumentar a visibilidade da sua marca.

  5. Mensure os resultados: Mensurar os resultados das campanhas é fundamental para saber o que está dando certo e o que precisa ser ajustado. Utilize as ferramentas de análise disponíveis para monitorar os resultados das campanhas em tempo real e fazer ajustes necessários para obter melhores resultados. Essa é uma das etapas cruciais para alcançar novos objetivos dentro do marketing digital. Não tem como começar a trabalhar com marketing digital sem entender o processo de mensuração dos resultados!

É sempre importante ressaltar que existem prós e contras quando o assunto é trabalhar com marketing digital. Assim como qualquer outro plano estratégico de negócio, existem as suas vantagens e desvantagens. Vamos entender um pouco sobre?

Os prós e contras de trabalhar com marketing digital

como começar a trabalhar com marketing digital
Foto: Pexels

Prós:

  • Segmentação precisa do público-alvo: Como vimos, o marketing digital possibilita ser mais assertivo na segmentação! Portanto, você poderá segmentar o público-alvo com precisão, levando em consideração diversos fatores como idade, gênero, localização geográfica, interesses, entre outros. Isso torna as campanhas mais eficientes e aumenta as chances de conversão em vendas.

  • Mensuração dos resultados: As plataformas e ferramentas de marketing digital permitem mensurar em tempo real os resultados das campanhas, permitindo ajustes e otimizações para obter melhores resultados.

  • Custos mais acessíveis: Em geral, o marketing digital é mais acessível financeiramente do que outras estratégias de marketing tradicionais, como anúncios de TV ou rádio, por exemplo. Porém, é fundamental ter uma verba destinada mensalmente para que as campanhas possam performar de modo mais assertivo.

  • Possibilidade de interação com o público: O marketing digital permite uma interação mais direta e pessoal com o público, o que pode aumentar o engajamento e a fidelização dos clientes. O Instagram, por exemplo, é uma plataforma que permite essa interação de forma mais direta e consequentemente, gerar mais oportunidades de negócio. Saiba como vender no Instagram mesmo com poucos seguidores.

Contras:

  • Concorrência acirrada: Com a facilidade de acesso às ferramentas de marketing digital, muitas empresas estão investindo nesse mercado, o que torna a competição mais acirrada e exige mais criatividade e inovação para se destacar. É essencial você ter conhecimento sobre a concorrência e atrelar estratégias que se diferenciam do comum.

  • Dependência de plataformas externas: Muitas das plataformas de marketing digital são de propriedade de terceiros, como Google, Facebook e Instagram, o que pode limitar a autonomia das empresas em relação às estratégias de marketing. Por isso, é essencial ter um site pessoal e profissional para fortalecer o seu projeto. Conheça os principais tipos de sites.

  • Exige conhecimentos específicos: O marketing digital exige conhecimentos específicos e atualização constante. As plataformas e ferramentas utilizadas estão em constante evolução e é importante estar sempre atualizado para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas.

  • Risco de críticas e exposição negativa: As redes sociais e outras plataformas de marketing digital permitem que os clientes expressem suas opiniões de forma pública e muitas vezes crítica. Isso pode ser um risco para as empresas, que devem estar preparadas para lidar com essas situações de forma adequada. Se você não é muito adepto a receber críticas, é melhor considerar essa possibilidade.

Conclusão

como começar a trabalhar com marketing digital
Foto: Pexels

Como vimos neste artigo, para começar a trabalhar com marketing digital demanda estudos do seu público-alvo e o entendimento sobre quais canais você deverá investir de forma massiva. É importante ressaltar que o marketing digital está em constante evolução e que você precisa sempre estar atualizado sobre as novidades.

Vimos também que existem prós e contras dentro deste mercado. Apesar dos desafios e contras, os benefícios do marketing digital são muitos e podem ser muito significativos para o seu negócio. 

Não existe uma fórmula mágica que irá potencializar os seus ganhos da noite para o dia. Por isso, é fundamental entender sobre a concorrência e criar estratégias que se diferenciam.

E aí, você está preparado para começar a trabalhar com marketing digital? Gostou do artigo? Fique ligado! Em nosso blog você encontrará conteúdos sobre o tema e outras estratégias de marketing para evidenciar o seu negócio. 🙂

como começar a trabalhar com marketing digital
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Welber Melo
Jornalista, redator e entusiasta de novas tecnologias e comunicação. CEO da Review Comunicação, com expertise em desenvolvimento e programação de sites. Especializado em comunicação visual, social, programação web e mídias digitais. Sempre atento às novas tendências do mercado.

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