O marketing digital se tornou uma potência quando o assunto é vendas e geração de resultados para uma marca. Já se foi o tempo que bastava ter um estabelecimento e ficar na espera dos clientes. Com o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação, ter boas estratégias de marketing passaram a ser um elemento chave quando o assunto é lucratividade e reconhecimento da marca.
Ser criativo e estratégico é a base para ter sucesso em um mundo cada vez mais competitivo. Atrelar boas práticas comerciais com um pleno atendimento para o consumidor, são fundamentais para elevar o conceito da marca e consequentemente atingir novos potenciais clientes.
Dentro do marketing digital, existem diversas formas estratégicas para evidenciar a sua marca e torná-la uma referência. Uma delas, é o storytelling para vendas. Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre essa técnica e como ela impacta diretamente na vida do seu público-alvo.
Prepare-se para turbinar o seu negócio e se destacar da concorrência! É hora de colocar em prática as estratégias exibidas em nosso blog e se tornar uma forte referência na sua região. Vamos conhecer um pouco mais? 🙂
O que é storytelling?
Para entendermos sobre a importância do storytelling dentro do marketing digital, precisamos compreender a sua origem e por que ele se tornou uma forte referência quando o assunto é atrair e fidelizar um público.
Podemos definir que Storytelling é uma técnica de contar histórias que tem sido usada desde os primórdios da humanidade para transmitir informações e valores. Através da arte de contar histórias, as pessoas são capazes de se conectar emocionalmente com o que está sendo dito, o que ajuda a lembrar da mensagem com mais facilidade. O storytelling é usado em diversos contextos, desde a educação até o entretenimento, e também tem um papel importante no mundo dos negócios.
O grande destaque do storytelling foi a contextualização mais próxima do dia a dia de uma sociedade. Entender quais são as dores do seu cliente e entender de fato o que ele procura, são sem dúvidas uma das principais formas de criar um storytelling mais fiel e engajado com o cotidiano.
Dentro do marketing digital, o storytelling vendas é um forte aliado para gerar emoções e curiosidade com consumidor final. Portanto, é essencial conhecer a sua persona para criar uma estratégia mais assertiva e que gera bons resultados a curto prazo. Saiba mais sobre o que é persona no marketing e impulsione os seus resultados.
Storytelling vendas: A origem
A origem do storytelling é ainda incerta, mas acredita-se que essa técnica tenha surgido na pré-história, quando os homens contavam histórias para explicar fenômenos naturais e transmitir conhecimentos. Desde então, a técnica foi sendo aprimorada ao longo do tempo, e hoje é amplamente utilizada em diversas áreas, incluindo a publicidade e o marketing.
Em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, é fundamental criar boas estratégias de storytelling para gerar mais vendas e credibilidade para o seu negócio. É fundamental explorar novas técnicas para se diferenciar da concorrência e consequentemente aumentar o seu lucro e a relevância da sua marca na mente do seu público-alvo.
É sempre importante ter em mente que não basta apenas ter uma estratégia de comunicação e marketing. É interessante se diferenciar e buscar maneiras que possam elevar a credibilidade e a importância da sua marca. Além disso, é fundamental ter uma estrutura como um site profissional e uma identidade visual definida para que futuras comunicações sejam ainda mais positivas. Entenda o que é identidade visual e deixe a sua marca mais atrativa e profissional.
Storytelling para empresas
Como vimos, o storytelling sempre foi uma forte referência quando o assunto é gerar retenção do público. Para os empreendedores brasileiros, essa técnica ganhou destaque durante a pandemia da Covid-19. E atualmente ela vem sendo explorada com frequência através de vídeos patrocinados no Facebook e no Instagram Ads.
Podemos afirmar que para as empresas, o storytelling pode ser uma ferramenta poderosa para vender mais. Através do uso de histórias envolventes e emocionantes, é possível conquistar a atenção dos clientes e levá-los a se conectar emocionalmente com a marca. Outro fator interessante é que o storytelling também pode ajudar a criar uma imagem positiva na mente dos consumidores.
Uma empresa que preza por bons valores será sempre vista como uma referência para o seu consumidor. Portanto, é de suma importância fazer uma análise do seu mercado e traçar as melhores técnicas de storytelling vendas para a sua marca.
Dentro do marketing digital, o storytelling pode ser usado em diversos canais, como redes sociais, blog, e-mail marketing e vídeos. É importante adaptar as histórias ao formato de cada canal e criar conteúdo relevante para o público-alvo. Para quem explora o tráfego pago, por exemplo, o storytelling é uma ferramenta que costuma trazer bons resultados. Conheça um pouco sobre o que é tráfego pago e a sua importância no marketing digital.
Storytelling vendas: Exemplos
Agora que você já sabe o que é storytelling e a sua relevância dentro do marketing digital, é hora de conhecer como funciona de forma prática essa estratégia. Pensando nisso, preparamos dois cenários distintos que irão te ajudar a colocar em prática no seu negócio.
Vale ressaltar que não existe uma fórmula mágica dentro do marketing digital. Desconfie sempre de quem oferece milagres e ganhos fáceis. O que existe é determinação, foco, testes e vontade de crescer e se tornar uma referência dentro do mercado.
Para ilustrar o uso do storytelling em vendas, vamos considerar dois exemplos:
Cenário 01
Uma pessoa que deseja vender mais seu curso de inglês, porém ela já tentou diversas estratégias mas não obteve o resultado esperado. Como ela é uma pessoa determinada, ela continuou estudando a sua persona e identificou as principais dores do seu consumidor.
Storytelling vendas curso de inglês
“Conheça a história de Marina, uma jovem sonhadora que sempre quis estudar fora do país, mas enfrentava muitas dificuldades para aprender inglês. Ela tentou diversos cursos, mas nenhum parecia dar resultado, e Marina começou a desanimar. Até que um dia, ela descobriu o curso de inglês, o Inglês Review. Marina se matriculou com um pouco de receio, mas desde a primeira aula ela já percebeu a diferença. Com professores experientes e uma metodologia inovadora, ela finalmente começou a compreender o idioma. Em pouco tempo, Marina estava falando inglês fluentemente e, no ano seguinte, conseguiu realizar seu sonho de estudar no exterior. Hoje, Marina trabalha em uma grande empresa internacional e é grata por ter encontrado o curso de inglês Review.”
Observe que neste caso, o empreendedor trabalhou diretamente na principal dor da Mariana. Por isso, é sempre importante entender quais são as dificuldades do seu público e colocar em ação uma estratégia que converse diretamente e de forma natural com o seu público-alvo.
Essa história pode ser contada em vídeo ou texto, com imagens inspiradoras que ilustram a jornada de Marina. O objetivo é inspirar os potenciais clientes, mostrando que é possível superar as dificuldades e realizar seus sonhos com a ajuda do curso de inglês.
Cenário 02
Um empreendedor está com dificuldades de vender os seus produtos de ótica e não sabe mais o que fazer. Ele já contratou uma pessoa para entregar panfletos, porém, não obteve bons resultados.
Storytelling loja de ótica
“Conheça a história de Luis, um jovem que sempre enfrentou problemas de visão. Ele já havia visitado diversas lojas de ótica, mas nunca encontrou o par de óculos perfeito. Luis desanimou e começou a acreditar que teria que viver com a visão prejudicada para sempre. Até que um dia, ele ouviu falar da loja de ótica ABC.
Luis resolveu dar uma chance e foi até a loja. Lá, ele foi recebido por um atendente atencioso, que escutou todas as suas necessidades e preferências. Em pouco tempo, Luis encontrou o par de óculos perfeito. Ele nunca havia se sentido tão bem com seus óculos. Agora, Luis indica a loja de ótica ABC para todos os seus amigos e familiares, porque sabe que lá ele encontrará os melhores produtos e o melhor atendimento.”
Neste cenário, o empreendedor observou a sua concorrência e identificou que eles não oferecem um pleno atendimento e consequentemente não possuem uma forte recorrência em suas vendas. A partir daí, ele atingiu o seu consumidor no seu ponto forte: a qualidade e o atendimento.
Essa história pode ser contada em um vídeo, com imagens dos óculos e do atendimento da loja. O objetivo é destacar a qualidade dos produtos e o atendimento diferenciado da loja, incentivando os clientes a visitarem o estabelecimento e experimentarem os óculos.
Conclusão
Como vimos neste artigo, o storytelling para vendas é sem dúvidas uma forte ferramenta quando explorada de maneira estratégica. Por isso, é sempre importante conhecer a sua persona e entender quais são as suas dores.
É sempre importante ter um bom atendimento e entregar produtos ou serviços de qualidade para potencializar a credibilidade da sua marca. Outro ponto de destaque, é ter uma identidade visual forte para gerar mais visibilidade a médio e longo prazo.
Com a estrutura de vendas adequada e a criação de histórias envolventes, é possível conquistar a atenção e a confiança dos clientes, criando um vínculo emocional com a marca. Se você quer saber mais sobre como usar o storytelling em vendas, siga o nosso blog e fique por dentro das melhores práticas e estratégias.
Ah… E se você precisa de ajuda para destacar a sua marca no mercado, entre em contato com o nosso time e solicite hoje mesmo um orçamento sem compromisso. Estamos preparados para elevar o conceito da sua marca e torná-la uma referência no mercado. 🙂