Qual é o melhor tema WordPress para loja virtual? É difícil criar um e-commerce no WordPress? Entenda em detalhes sobre o procedimento.
Criar uma loja virtual profissional e que gera resultados positivos a médio e longo prazo pode parecer um enorme desafio para quem está dando os primeiros passos na área da comunicação e do marketing digital. Empreender é uma tarefa que demanda constância, análises contínuas e otimizações para que o seu projeto possa ganhar notoriedade em um mercado que está cada vez mais competitivo.
Em meio às diversas oportunidades que o marketing digital oferece, muitos empreendedores buscam soluções para vender produtos ou serviços digitais no conforto da sua casa. E uma das maneiras mais eficientes para vender pela internet, é criando uma loja virtual. O WordPress, por exemplo, é um dos CMS mais utilizados para criação de sites em geral ao redor do mundo. Segundo um levantamento realizado pela W3 Techs , 35% dos sites na internet utilizam o WordPress.
É um número bastante significativo para o mercado atual e a tendência segue em alta. Uma das principais características pela preferência do WordPress, é a sua versatilidade na hora de customizar o projeto. Seja por meio de temas, plugins e integrações, o WordPress oferece uma vasta oportunidade para tornar o seu projeto mais profissional possível.
Em meio a este cenário, recebemos mensagens diárias de empreendedores perguntando sobre qual é o melhor tema WordPress para loja virtual. Já adiantamos que não existe um único tema melhor para esta finalidade. Como sabemos, o WordPress oferece diversas soluções para diferentes tipos de usuário e suas propostas. De qualquer forma, preparamos uma lista com sete opções de temas para turbinar a sua loja virtual. Vamos entender melhor sobre este assunto?
As principais vantagens de escolher o WordPress para a sua loja virtual
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Para quem está iniciando agora e não conhece muito bem sobre as principais características do WordPress, preparamos alguns motivos pelo qual este CMS se destaca no mercado de desenvolvimento web. Porém, é importante salientar que para muitos usuários esta plataforma pode parecer um pouco complexa, pois exige um prévio conhecimento sobre a estruturação de uma um website, mas isso iremos discutir um pouco mais adiante, fique tranquilo.
Comunidade : Um dos principais diferenciais do WordPress é a sua comunidade. Por ser um projeto de código aberto, muitos usuários no Brasil e no mundo estão dispostos a agregar conteúdos e conhecimentos na plataforma. Ou seja, dificilmente você terá dificuldades de encontrar algum plugin específico para as suas funcionalidades. De modo geral, você terá acesso a uma abundância de recursos, tutoriais e fóruns de suporte para ajudá-lo em qualquer etapa do desenvolvimento de sua loja virtual. Se surgirem problemas ou dúvidas, a comunidade WordPress estará pronta para ajudar. Entenda mais sobre os plugins WordPress .
Flexibilidade : A flexibilidade também é também um tema bastante relevante quando citamos o WordPress. Na ferramenta, é possível criar diversos projetos de sites, como: blog, loja virtual, site institucional, landing page, site one page, etc. Seja qual for o nicho de mercado em que você esteja, o WordPress oferece a capacidade de adaptar sua loja ou a qualquer outro negócio para atender às demandas exclusivas do seu empreendimento.
SEO : Quando falamos em criação de site, colocar em pauta o SEO é fundamental para que o seu projeto possa ganhar visibilidade na internet. Afinal, não adianta nada buscar uma solução sobre qual é o melhor tema WordPress para loja virtual, se você não considerar os fatores que levarão a sua loja a ser encontrada na internet. O WordPress oferece recursos como URLs amigáveis, marcação semântica e plugins de SEO que facilitam a otimização de seu conteúdo e produtos para melhorar sua visibilidade nos resultados de pesquisa do Google. Saiba mais sobre os princípios do SEO no artigo do Google .
Escalabilidade : Outro fator que merece destaque ao criar uma loja virtual ou qualquer outro projeto no WordPress é a escalabilidade. Trazendo para o cenário de loja virtual, é possível alavancar o seu projeto por meio de recursos que englobam a estrutura do servidor, personalização da sua loja com plugins e temas e também por meio de funcionalidades realizadas diretamente no código fonte. Seja adicionando novos produtos, recursos ou expandindo para mercados internacionais, o WordPress pode acompanhar suas ambições de crescimento.
É claro que existem outros fatores a serem considerados ao criar uma loja no CMS WordPress, porém, para quem está iniciando agora, ter este conhecimento já será suficiente para compreender as principais características da plataforma. E para você que quer impulsionar as suas vendas com uma loja online, deixamos o artigo de referência sobre como criar uma loja virtual WordPress .
Melhor tema WordPress para loja virtual: 7 opções para você criar uma loja profissional
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O tema é o alicerce visual de uma loja ou qualquer outro projeto desenvolvido no WordPress. É por meio do tema que você customiza as fontes, as cores, as caixas de mensagens, as seções, etc. Ter um tema de fácil customização e rápido, é fundamental para que a sua loja possa ganhar destaque no mercado e consequentemente satisfazer a experiência do usuário.
A escolha do tema pode parecer uma tarefa complexa pois existem versões pagas e gratuitas. Se você está começando agora e não tem um entendimento mais aprofundado sobre o funcionamento do WordPress, as versões gratuitas dos temas que iremos abordar a seguir, já serão suficientes para iniciar as suas primeiras vendas. Vamos conhecer um pouco melhor sobre cada um deles?
WooCommerce : Este tema é desenvolvido especificamente para integração perfeita com o plugin WooCommerce, tornando-o uma escolha sólida para lojas virtuais. Ele possui diversas funcionalidades para elevar a experiência do usuário ao navegar pela sua loja virtual e oferece também um desempenho considerável no Web Vitals do Google. O tema WooCommerce oferece também recursos essenciais de comércio eletrônico, como carrinho de compras, checkout, controle de estoque e é altamente personalizável para se adaptar ao seu design preferido.
Shopkeeper : O Shopkeeper é conhecido por sua flexibilidade e facilidade de personalização, tornando-o uma opção para lojas que desejam um design único. O Shopkeeper oferece várias opções de layout, suporte para produtos variáveis e recursos avançados de comércio eletrônico, como integração com o WooCommerce.
Divi : O tema Divi está entre um dos mais populares dentro da loja de temas do WordPress. Ele oferece uma gama de recursos de personalização, além de ser usado com frequência para criar sites de diferentes segmentos do mercado. O tema inclui um construtor de páginas intuitivo que permite criar layouts complexos sem conhecimento de codificação, o que é ideal para lojas virtuais que desejam uma aparência única.
Astra : O tema Astra sempre foi sinônimo de referência na loja de temas do WordPress. Atualmente, ele está na primeira posição e é o tema que utilizamos em nossos projetos de loja virtual. De modo geral, o tema Astra é rápido e projetado para desempenho e eficiência. Ele funciona bem com plugins de comércio eletrônico, oferece várias opções de design e é uma escolha sólida para quem se preocupa com o desempenho do site.
Flatsome : Muito popular em lojas de moda e roupas devido ao seu design elegante e moderno. O tema Flatsome conta com recursos avançados de comércio eletrônico, como galerias de produtos interativos e opções de personalização visual.
Porto : O tema Porto é outra opção que oferece uma infinidade de personalização, além de contar com uma variedade de demos pré-construídas para diferentes tipos de lojas. Esta opção é interessante, pois, facilita a criação de uma loja virtual de aparência profissional, com muitas opções de design e layout.
Neve : Conhecido por sua rapidez e desempenho, o tema Neve é uma escolha sólida para quem valoriza a experiência do usuário. O tema Neve é outra opção leve, responsiva e que oferece opções de design modernas, sendo particularmente eficaz para carregar rapidamente em dispositivos móveis.
É sempre importante salientar que não existe um único melhor tema WordPress para loja virtual. Os temas apresentados acima já serão suficientes para desenvolver a sua loja de forma profissional. Além disso, é importante fazer testes e observar aquele que mais entrega os recursos de acordo com as suas necessidades. É importante compreender que o tema em si, não será o responsável por deixar a sua loja WordPress funcionando. Existem outros fatores primordiais que compõem o funcionamento de uma loja virtual.
A estrutura de uma loja virtual WordPress
Não adianta apenas pensar sobre qual é o melhor tema WordPress para loja virtual. É importante considerar a estrutura que compõe um projeto web. E para que você não fique com dúvidas sobre este tema, preparamos alguns conceitos essenciais que fazem um site aparecer na internet e gerar vendas.
A primeira etapa é entender a hospedagem que será utilizada — sim, é quase impossível pensar em um site sem considerar uma boa hospedagem. Opte por um provedor de hospedagem confiável que ofereça recursos adequados para suportar sua loja virtual. Uma hospedagem de qualidade é essencial para garantir que seu site seja rápido, seguro e esteja sempre disponível para seus clientes. Saiba mais sobre qual é a melhor hospedagem para WordPress .
O nome do domínio é também outra etapa essencial para que a sua loja possa ganhar visibilidade ao ser encontrada pelos mecanismos de busca. Podemos entender que o domínio é a identidade do seu negócio na web! Portanto, certifique-se de escolher um nome relevante para o seu nicho de mercado, que seja fácil de lembrar, digitar e relacionado à sua marca. Um nome de domínio sólido é crucial para construir sua presença online. Entenda mais sobre a relevância do domínio de site no artigo do Terra Empresas .
Não adianta ter a melhor hospedagem e o nome de domínio impactante se a personalização do site for falha. É fundamental que a personalização da sua loja virtual seja atrativa, focada na experiência do usuário e com as descrições dos produtos em evidência. É importante que você personalize o design da sua loja virtual de acordo com a identidade da sua marca. Saiba mais sobre a importância da identidade visual .
Defina também as opções de pagamento e configurações de entrega de acordo com suas necessidades. Ofereça aos clientes várias opções de pagamento, como cartões de crédito, PIX, boleto, PayPal e outros métodos populares. Configure as taxas de envio de acordo com a localização dos clientes e o peso dos produtos.
Como vimos, ter uma loja virtual vai além da definição do tema. A hospedagem juntamente com o nome do domínio, são os fundamentos para manter a sua loja virtual no ar. Portanto, não fique apenas limitado a buscar informações sobre o melhor tema WordPress para loja virtual. É importante considerar o seu projeto de forma mais ampla, visando a escalabilidade a médio e longo prazo. E uma das maneiras mais eficazes para que você possa gerar vendas recorrentes, é com estratégias de marketing digital .
A relevância do marketing digital para uma loja virtual
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Agora que você já sabe sobre os funcionamentos básicos para construir uma loja virtual de sucesso com o WordPress, é importante considerar as estratégias de comunicação e marketing para que os resultados possam acontecer de forma mais imediata e consistente. Preparamos algumas soluções que podem te ajudar a evidenciar a sua loja. Porém, é importante consultar os demais artigos já publicados para que você possa ter mais embasamento das estratégias de marketing digital.
Técnicas de SEO : O SEO é vital porque a maioria das pessoas começa sua jornada de compra pesquisando online. Uma classificação alta nos resultados de pesquisa aumenta a probabilidade de atrair tráfego qualificado e direcionado para sua loja. Investir em SEO é essencial para que você possa ganhar notoriedade e autoridade a médio e longo prazo. Saiba mais como rankear no Google .
Marketing de conteúdo : O marketing de conteúdo estabelece sua autoridade, fornece informações úteis aos clientes e atrai visitantes orgânicos. Essa estratégia ajuda a construir relacionamentos de longo prazo com os clientes e influenciar suas decisões de compra.
Tráfego pago : A publicidade paga é uma maneira rápida de direcionar o tráfego para sua loja e aumentar as conversões. Você pode segmentar seu público com precisão e medir o retorno sobre o investimento (ROI) de forma eficaz. O Google Ads e o Facebook Ads, por exemplo, são opções interessantes e que podem ser exploradas. Entenda mais sobre o tráfego pago no artigo do Neil Patel .
Redes sociais : As redes sociais são uma ferramenta poderosa para interagir com seu público, promover produtos, fornecer suporte ao cliente e criar uma comunidade de seguidores leais.
Email marketing : Já o e-mail marketing é uma maneira inteligente de manter os clientes informados sobre suas ofertas, envolvê-los regularmente e incentivá-los a fazer compras repetidas.
Influenciadores : Os influenciadores têm seguidores leais e confiáveis, o que pode aumentar a visibilidade da sua marca e gerar vendas quando eles recomendam seus produtos.
Ao combinar várias estratégias de marketing mencionadas acima e adaptá-las às necessidades específicas do seu negócio, você pode criar um plano de marketing digital sólido que levará ao sucesso da sua loja online. Lembre-se: tudo é um processo que demanda constância, análises e otimizações! Portanto, seja paciente e busque sempre estar por dentro sobre o que há de mais moderno e relevante para o seu segmento de mercado.
Conclusão
Podemos concluir que o melhor tema WordPress para loja virtual está ligado diretamente com as suas necessidades. Entender o funcionamento do WordPress e a sua estrutura é essencial para que você possa escolher um tema leve, flexível e voltado para a experiência do usuário — afinal, ele será o norteador chave que irá movimentar o caixa do seu empreendimento, não é mesmo?
De modo geral, o WordPress é uma plataforma que está em constante evolução e conta com uma comunidade engajada e que oferece recursos interessantes para criar uma loja virtual profissional. Com a escolha certa de hospedagem, tema e estratégias de marketing digital, você pode criar uma loja profissional e atraente que atenda às necessidades de seus clientes e gere resultados positivos.
Vale ressaltar que não existe uma fórmula pronta sobre como gerar resultados pela internet. Todo o procedimento citado neste artigo, demanda constância e otimizações pontuais. Portanto, desconfie sempre de quem oferece soluções milagrosas para gerar vendas diariamente. Sem estratégias e posicionamento no mercado, será quase impossível ter resultados. Saiba disso!
Para mais dicas e informações sobre como criar e gerenciar uma loja virtual no WordPress, continue acompanhando nosso blog. Postamos conteúdos diariamente para que você possa ficar por dentro sobre o que há de melhor e mais novo no mundo da comunicação e do marketing digital. Assine a nossa Newsletter e receba conteúdos na sua caixa de entrada.