Empreender no Instagram pode parecer uma tarefa simples, porém, muitos iniciantes cometem alguns erros. É importante compreender que para ter uma marca sólida e bem engajada com o seu potencial cliente, é necessário colocar algumas técnicas que englobam comunicação e marketing digital.
Vale sempre reforçar que não existe uma técnica pronta sobre como vender diariamente pelo Instagram ou em qualquer outra rede social. A venda é apenas um processo dos trabalhos constantes que realiza para atrair novos públicos. Ter esse entendimento é a base para que você possa conquistar novas metas em um curto espaço de tempo.
Outro fator chave para gerar bons resultados com o marketing digital e também com o marketing tradicional, é o posicionamento da sua marca. Podemos entender que uma marca que sabe se posicionar e gera desejo para o seu potencial cliente, consegue transmitir mais confiança e notoriedade em um mercado cada vez mais competitivo. Se posicionar não é apenas criar uma identidade visual. Se posicionar é se colocar na pele do seu público e criar mecanismos fundamentais que vão além das vendas em si. Entenda melhor sobre o posicionamento de marca no artigo da Nuvemshop.
Você pode estar se perguntando: como fazer um bom anúncio no Instagram? Como transmitir confiança e posicionamento para o meu público? É isso que iremos abordar em detalhes neste artigo. Se você quer impulsionar os resultados diariamente no seu perfil do Instagram, é essencial acompanhar cada detalhe que será explicado neste texto, assim como os demais conteúdos já publicados em nosso site. 🙂
Planejamento prévio: a base para começar a ter resultados
Você imaginou construir uma casa sem o fundamento? O fundamento é o alicerce de qualquer empreendimento imobiliário e no Instagram isso não é diferente. Para ter resultados efetivos a curto e médio prazo, o planejamento é o passo primordial para uma empresa que visa se tornar uma referência na plataforma.
Muitos iniciantes pulam esta etapa e depois começam a se questionar sobre a real eficácia do Instagram ou até mesmo outras plataformas de comunicação e marketing. De modo geral, ter um planejamento antecipado irá gerar: entendimento sobre a sua audiência, entendimento do mercado e também conhecimento sobre as principais ferramentas de marketing.
Se planejar é dar um passo à frente e entender que o marketing é apenas uma ferramenta a mais para divulgar os seus produtos ou serviços. Vale sempre reforçar que em linhas gerais, não é o marketing que irá vender, mas sim a sua oferta. E para que a oferta seja bem estruturada, é importante ser persuasivo e criar estratégias de comunicação e marketing capazes de atingir o público correto, na hora certa. As técnicas de copywriting, por exemplo, podem evidenciar a sua oferta e consequentemente gerar mais vendas. Saiba mais sobre o que é copy no marketing digital.
Em meio a este cenário, podemos entender que é quase impossível buscar soluções sobre como fazer um bom anúncio no Instagram sem ter um planejamento devidamente estruturado. Além disso, o planejamento sobre como você irá se posicionar precisa ser criado já no seu plano de negócio.
O visual importa!
Como já sabemos, o Instagram é uma rede social voltada muito para o conceito visual. Ou seja, muitos produtos ou serviços são vendidos pelo Instagram por meio de boas imagens ou vídeos. Uma oferta persuasiva atrelada a boas imagens, despertam interesse e consequentemente conversão.
O visual vai além de um mero logotipo e uma harmonização no seu feed. A identidade visual, por exemplo, é o caminho mais assertivo para os usuários que buscam maneiras de como fazer um bom anúncio no Instagram. Afinal, sem uma imagem impactante, é quase impossível gerar desejo no seu potencial cliente. Podemos definir o conceito visual no Instagram em três princípios:
- Logo ou imagem de perfil consistente: Essa etapa é essencial para se posicionar na plataforma como uma autoridade. Afinal, a primeira impressão é a que fica. Portanto, capriche na hora de definir a sua imagem de perfil. É interessante que você mantenha seu logotipo visível em todos os seus anúncios. Isso ajuda a criar uma identidade de marca sólida.
- Paleta de cores: Você já deve ter observado algumas marcas que são fortes pelo simples fato de usar cores estratégicas, não é mesmo? Fazer um estudo de cores é essencial para aplicar no seu Instagram. Em meio a este cenário, defina uma paleta de cores que represente sua marca e use-a consistentemente em seus anúncios. Cores são poderosas para criar reconhecimento de marca.
- Estilo de imagem: Use filtros e edições de imagem consistentes para criar um estilo visual único que seja facilmente reconhecível. Atrele os estilos de imagem com as cores definidas e busque sempre uma harmonia para reforçar o seu posicionamento visual na plataforma.
É claro que o processo de identidade visual vai além desses princípios. Porém, se você conseguir dominar os que foram apresentados, você conseguirá se destacar de boa parte da sua concorrência. Vale salientar que todo o processo visual demanda estudos de público e como você quer se comunicar com a sua audiência. Investir em uma boa identidade visual jamais poderá ser considerada como um artigo de luxo, mas sim como um investimento que irá gerar resultados duradouros. Saiba mais sobre como definir uma identidade visual no Instagram.
Como fazer um bom anúncio no Instagram: 10 dicas práticas para gerar resultados!
Agora que você já conhece sobre os fatores básicos para se posicionar na plataforma, é hora de saber como fazer um bom anúncio no Instagram de forma estratégica e persuasiva. É importante entender que não existe um método pronto para todos os segmentos de mercado. As dicas que serão apresentadas podem ser aplicadas em qualquer segmento, porém, é necessário ter constância! Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, a constância é um pilar chave para que você possa obter resultados significativos.
- Carrosséis de imagens: Aproveite a funcionalidade de carrossel para mostrar uma série de imagens ou produtos em um único anúncio. Anúncios em carrosséis permite contar uma história mais completa e envolvente. É uma técnica que está em alta e vem gerando resultados positivos para muitas empresas de diversos segmentos.
- Vídeos verticais: Os vídeos verticais são ideais para dispositivos móveis e têm maior probabilidade de prender a atenção do espectador. Mantenha-os curtos e cativantes. Anúncios em vídeos são capazes de prender a atenção do seu público e consequentemente você terá mais chances de vender. Entenda melhor sobre as estratégias de anúncios em vídeo no artigo do Instagram.
- Depoimentos de clientes: Mostrar que o seu negócio é sério e que conta com clientes satisfeitos é um passo fundamental para gerar interesse para a sua audiência! Portanto, é interessante que você compartilhe depoimentos autênticos de clientes satisfeitos para aumentar a confiança em sua marca ou produto. Não fique apenas limitado em buscar maneiras de como fazer um bom anúncio no Instagram. Busque estratégias para elevar a experiência do seu cliente! Um cliente satisfeito será uma arma essencial para gerar indicações e defender a sua marca. Saiba como melhorar a experiência do cliente.
- Anuncie promoções e descontos: Você já deve ter ouvido a expressão: arroz com feijão bem feito gera resultados, não é mesmo? Pois é, anunciar boas ofertas e promoções é o básico que ainda gera resultados eficientes no Instagram. Use os anúncios para destacar promoções temporárias, descontos exclusivos ou códigos de cupom para incentivar a compra imediata.
- Legenda cativante: Todos nós já sabemos que a imagem é o carro chefe do Instagram. Porém, uma boa legenda é um complemento essencial para quem busca se tornar uma referência e gerar vendas recorrentes. Acompanhe sua imagem com uma legenda envolvente, conte uma história, faça perguntas ou use emojis para aumentar o envolvimento. Seja criativo e transmita sempre confiança para o seu público.
- Instagram Stories: As histórias são uma ótima maneira de compartilhar conteúdo efêmero e promover ofertas temporárias. Use recursos interativos, como enquetes e perguntas, para envolver seu público. Lembre-se que não existe uma fórmula pronta para criar um bom anúncio no Instagram. De modo geral, a oferta é o que irá vender! E para que isso ocorra, é importante explorar os recursos da plataforma.
- Explore a CTA: Inclua uma chamada para ação clara em seu anúncio. Seja direto sobre o que você quer que as pessoas façam, como “Clique no link na bio” ou “Compre agora.” Seja sempre objetivo e faça o seu público tomar uma decisão imediata! Use as técnicas de gatilhos mentais para potencializar ainda mais a sua chamada para ação. Descubra os poderes dos gatilhos mentais no marketing digital.
- Forneça valor: Garanta que o seu anúncio forneça valor aos usuários. Isso pode ser na forma de informações úteis, entretenimento ou soluções para problemas. Não busque apenas vender o seu produto ou serviço. Encontre maneiras de mostrar os reais valores que o seu negócio pode oferecer.
- Horários de publicações: O Instagram possui algoritmos que estão em constante evolução. Testar faz parte de qualquer plano de comunicação e marketing. Portanto, teste horários de publicação e descubra quando seu público está mais ativo e ajuste seus horários de postagem de acordo. Essa etapa é bastante relevante para usuários que buscam vender pelo Instagram e que muitas das vezes é deixado de lado.
- Analise métricas: Utilize as ferramentas de análise do Instagram para monitorar o desempenho de seus anúncios. Aprenda com os dados e otimize suas campanhas continuamente.
Lembre-se de que a variedade é essencial em sua estratégia de marketing no Instagram. Teste diferentes tipos de anúncios e formatos para descobrir o que funciona melhor para o seu público e objetivos específicos. Criar bons anúncios é um processo contínuo e que você precisa aplicar de forma recorrente. Pode ser que você não tenha resultados eficientes nos primeiros anúncios, porém, é importante continuar seguindo em frente até encontrar o público correto, no momento certo.
A importância de criar um funil de vendas
Outra questão bastante essencial dentro do marketing digital é o funil de vendas. Quando o assunto é gerar vendas online ou até mesmo dentro do Instagram, ter um funil objetivo é a base para filtrar o público comprador.
Essa etapa é importante para que você possa definir quem realmente está disposto a consumir os seus produtos ou serviços. Como sabemos, o mercado digital é enorme e é quase impossível vender para todos os usuários que ali trafegam. E para que você possa ter um norte sobre como captar o público correto, o funil de vendas se torna um forte aliado nesta etapa.
Criar conteúdos para potenciais clientes de topo, meio e fundo de funil é uma boa estratégia e que pode ser aplicado de forma recorrente no seu Instagram. Para os usuários que estão no topo do funil, o marketing de conteúdo pode ser uma solução interessante, uma vez que eles estão tomando conhecimento do seu produto ou serviço. Para quem está no meio do funil, é importante contextualizar ainda mais sobre o que a sua marca pode oferecer e transformar a vida do seu público. E para o fundo do funil, é onde tudo acontece! Aqui, você precisa ser ainda mais persuasivo para que você possa gerar conversão.
Você pôde observar que não existe uma única técnica sobre como fazer um bom anúncio no Instagram. O marketing digital demanda de estratégias contínuas que vão além da venda em si e o funil de vendas é uma etapa essencial para se comunicar com o público que de fato está interessado nas suas soluções. Saiba mais sobre as etapas do funil de vendas.
Conclusão
Podemos concluir que o marketing digital é apenas um instrumento a mais para potencializar os seus resultados no Instagram. Investir em técnicas de copywriting, identidade visual, funil de vendas e gatilhos mentais são algumas das opções para gerar vendas recorrentes por meio de anúncios publicitários.
Tenha em mente que não há uma fórmula pronta para criar um bom anúncio. Saiba também que nem todo anúncio será um sucesso, e isso é normal. Analise o desempenho de seus anúncios e ajuste sua estratégia conforme necessário. Compreenda as dores, as objeções do seu público e crie um anúncio ainda melhor que façam ele tomar uma decisão.
Fazer um bom anúncio no Instagram é um desafio contínuo, mas seguindo as dicas exibidas neste artigo e também nos conteúdos já publicados em nosso blog, você estará melhor preparado para conquistar sucesso na plataforma. Podemos concluir também que o Instagram é uma ferramenta inteligente para construir sua marca, alcançar seu público e impulsionar seus negócios.
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