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O que é VSL no marketing digital: Saiba o que é VSL e a sua importância para as ações de marketing do seu negócio

O que é VSL no marketing digital? Custa caro? Saiba como evidenciar a sua marca através do VSL.
  • Welber Melo
  • 22/02/2023

Vídeos interativos e atrativos estão em alta e chamam a atenção dos usuários. Criar bons vídeos é uma tarefa que demanda empenho, entendimento do seu público e linguagem adequada. Em um mundo cada vez mais conectado e globalizado, ganhar destaque através de conteúdos originais é essencial para qualquer tipo de negócio.

Se você está iniciando no mundo do marketing digital, possivelmente já ouviu sobre o termo VSL. Sim! Ele está em alta e consequentemente está gerando dúvidas para muitos empreendedores. Você já parou para pensar que ele pode ser importante e atingir de forma imediata o seu negócio? VSL significa “Video Sales Letter”, que em uma tradução direta significa carta de vendas em vídeo.

O VSL tem como foco persuadir e gerar a retenção do seu espectador e consequentemente realizar uma ação específica. Neste artigo você irá entender como o VSL no marketing digital pode ser uma estratégia capaz de gerar bons resultados para o seu negócio.

A origem do VSL

É extremamente importante entender a origem do VSL e como ele ganhou força em meio às estratégias de comunicação e marketing. A origem do VSL remonta aos anos 80, quando as cartas de vendas por correspondência eram populares. Com o advento da internet e a popularização do vídeo online, as cartas de vendas evoluíram para o formato de vídeo, permitindo que a mensagem fosse transmitida de forma mais envolvente e eficaz. 

No início dos anos 90, a internet começava a ganhar forma no Brasil e começavam a surgir os primeiros portais de notícias. Em meio às adversidades de conexão com a internet, o formato de vídeo era pouco utilizado. A linguagem textual objetiva era a mais utilizada na época para reter a atenção do público.

Com o avanço da internet banda larga e com a modernização dos portais de notícias, o formato em vídeo ganhou força e logo chegou ao gosto da maioria dos internautas.

Em 2013, as redes sociais começaram a se popularizar no Brasil e muitos empreendedores começaram a enxergar as plataformas como uma boa oportunidade de negócios. Nos dias atuais, as redes sociais se mantiveram como uma potência quando o assunto é marketing digital e vendas online. O formato em vídeo se tornou uma das principais estratégias dentro do marketing digital gerando mais flexibilidade e atenção do usuário, permitindo que a mensagem seja transmitida de forma mais envolvente e eficaz.

O que é VSL no marketing digital?

o que é vsl no marketing digital
Foto: Pexels

Agora que você já sabe a origem do VSL, é hora de entender o que é VSL no marketing digital e como ele pode ser um forte aliado para as suas futuras estratégias.

  • Foco em vendas: Atrair o público comprador certo é um dos principais objetivos dentro do marketing digital. O VSL é um formato bastante eficaz para a conversão de leads em vendas, pois combina elementos visuais e auditivos para criar uma experiência mais envolvente e persuasiva. Criar um vídeo original e objetivo é fundamental para que os resultados positivos possam aparecer.

  • Foco: Na hora de criar o seu VSL é essencial manter o foco e divulgar aquilo que de fato importa para a tomada de decisão do seu público. Para criar um VSL eficaz, é importante levar em consideração alguns elementos-chave, como o tempo de duração, o design visual, o roteiro, a qualidade de produção e a edição.

  • Autoridade no assunto: É interessante mostrar autoridade no assunto ao desenvolver o seu VSL. O mercado está cheio do mesmo. Seja diferente, ousado e mostre o seu potencial, diferenças e benefícios.

  • Produção: A produção é outro fator que não pode ser deixado de lado em VSL no marketing digital. Dê preferência para uma produção profissional, pois um vídeo mal produzido pode afastar o espectador.

A importância do roteiro para um bom VSL

O roteiro é um dos principais elementos de conteúdo audiovisual. Para criar um bom VSL é preciso ter um bom roteiro, não tem como fugir dessa realidade. É fundamental buscar boas referências, anotar os pontos principais, anotar as principais ideias e estruturar de forma clara e objetiva o que você quer transmitir para a sua audiência.

O roteiro, quando bem estruturado, irá definir o caminho que será trilhado para a entrega final do VSL. Portanto, jamais pule a etapa de criação do roteiro. Ele deve ser bem estruturado e objetivamente construído, com foco nos benefícios que o produto ou serviço oferece ao público-alvo. É importante que a mensagem seja transmitida de forma clara e concisa, sem utilizar termos técnicos ou complexos que possam confundir o espectador.

Durante a criação do roteiro, é fundamental que ele responda a essas dúvidas:

  1. Problema: Qual é o principal problema do seu público? É importante que o roteiro comece apresentando o problema que o seu espectador enfrenta. Esse problema deve ser uma questão real que afeta o público-alvo. Nada de inventar histórias mirabolantes. Foco em resolver o problema.

  2. Dor: Depois de apresentar o problema, o roteiro deve enfatizar a dor que o espectador está sentindo. É importante que o seu público sinta que o problema apresentado é um grande obstáculo em sua vida. Essa etapa é uma das principais e a que poderá gerar uma rápida ação.

  3. Solução: Em seguida, o roteiro deve apresentar a solução para o problema. É importante que a solução seja apresentada como algo prático e efetivo para resolver a dor apresentada anteriormente.

  4. Benefícios: É hora de mostrar o seu diferencial, os principais benefícios. Os benefícios devem ser claros e objetivos, e enfatizar as vantagens que a solução oferece em relação a outras opções do mercado.

  5. Oferta: É hora de apresentar a melhor oferta do mercado. Seja diferente, deixe a concorrência de fora deste jogo. É importante que a oferta seja apresentada como a melhor opção para resolver o problema apresentado anteriormente.

  6. Depoimentos: Os depoimentos de outros clientes satisfeitos com a solução oferecida também são importantes, pois ajudam a criar confiança e credibilidade para o produto ou serviço.

  7. Chamada para ação: Mais conhecida como CTA no marketing digital, a chamada para ação deve ser focada para que o seu público realize a ação desejada, como adquirir o produto ou serviço oferecido.

Tempo de duração para VSL

Outra dúvida bastante pertinente sobre VSL no marketing digital é o tempo de duração. Dependendo do seu produto ou serviço e a proposta presente no roteiro que vimos acima, o tempo médio de um VSL completo é entre 15 e 30 minutos. Porém, é extremamente importante que o seu conteúdo seja atrativo, original e bem desenvolvido para que o seu público não perca o interesse ou se sinta cansado.

Durante a exibição do VSL é interessante ter boas trilhas sonoras e efeitos sonoros para que a exibição não seja estática e massante para o seu público.

VSL custa caro?

O VSL no marketing digital precisa ser visto como um investimento. Afinal, se você deseja alcançar novas metas e ganhar destaque, investir é fundamental para ter sucesso e visibilidade em um mercado cada vez mais concorrido.

Quanto ao custo de criação de um VSL, é preciso levar em consideração que a produção de um vídeo profissional envolve uma série de etapas, como roteiro, gravação, edição, efeitos visuais, trilha sonora e locução. Por isso, o investimento pode variar bastante, dependendo da complexidade do projeto. Em geral, é possível encontrar opções mais acessíveis, como templates de VSL, que podem ser personalizados de acordo com as necessidades do seu negócio. 

O valor médio para criação de um VSL completo é de R$200,00 a R$3.000,00 dependendo do tamanho do projeto e do profissional envolvido.

Além disso, é importante ter uma identidade visual bem definida para enfatizar a sua marca no mercado. A identidade visual é um fator determinante para gerar reconhecimento e autoridade no seu nicho. Neste artigo você aprenderá mais sobre o que é identidade visual.

Entenda o seu público

o que é vsl no marketing digital
Foto: Pexels

Outro fator que não pode ficar de fora para criar um bom VSL é o entendimento do seu público-alvo. Entender a sua jornada de compra, comportamento e o que ele realmente busca é fundamental para construir um vídeo que faça sentido para a sua audiência

Se você está começando e ainda não tem uma visão clara sobre o seu público, você pode criar estratégias de marketing orgânico para acumular dados mais assertivos sobre o comportamento da sua audiência. Neste artigo você entenderá sobre a importância do marketing orgânico e quais são as melhores estratégias.

Boa parte dos empreendedores iniciantes não sabem definir a sua persona e o que elas realmente buscam na internet. Lembre-se: quanto mais informações precisas você tiver da sua persona, mais assertivo será o seu VSL.

VSL dá resultados no marketing digital?

Como vimos neste artigo, o VSL no marketing digital é uma ferramenta poderosa que pode gerar retenção e atenção do seu público-alvo. Porém, é preciso ter uma boa fundamentação, bom roteiro, boa produção e boa edição. Não existe uma fórmula mágica que trará resultados da noite para o dia. É preciso estudar a sua audiência, entender o seu comportamento e gerar conteúdos que de fato façam despertar o seu interesse.

Em resumo, o VSL pode ajudar a alavancar as vendas do seu negócio. Para obter sucesso, é importante investir em um bom profissional e transmitir os reais valores do seu negócio. Uma vez tudo estando bem alinhado, o VSL permitirá bons resultados no marketing digital e consequentemente a sua marca irá transmitir confiança, autoridade e notoriedade no assunto.

Se você está precisando turbinar a sua marca no mercado digital, entre em contato conosco e conheça sobre as nossas soluções. Temos um time pronto para evidenciar a sua marca no marketing digital.

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Welber Melo
Jornalista, redator e entusiasta de novas tecnologias e comunicação. CEO da Review Comunicação, com expertise em desenvolvimento e programação de sites. Especializado em comunicação visual, social, programação web e mídias digitais. Sempre atento às novas tendências do mercado.

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