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Orçamento

Social media Instagram vale a pena? Conheça as principais atividades de um profissional de social media para o Instagram

Social media Instagram traz resultados? Saiba como um bom profissional pode deixar o seu Instagram mais profissional e estratégico
  • Welber Melo
  • 17/02/2023

O Instagram é uma das redes sociais mais engajadas no momento. Milhares de usuários brasileiros utilizam a plataforma em busca de consumir produtos, serviços e relacionamentos. Há anos o aplicativo deixou de ser apenas uma rede social de fotografia. Atualmente o Instagram está focado em gerar bons negócios e mais interação com a sua audiência.

Ter uma marca presente no aplicativo é sinônimo de reconhecimento e presença no mundo digital. Mas afinal… O Instagram é capaz de gerar lucro? É possível que a minha marca se torne uma referência? Como eu posso deixar o perfil do meu negócio mais profissional no Instagram? Recebemos essas perguntas diariamente aqui em nossa agência. Pensando nisso, preparamos este artigo que abordará sobre a importância de ter um social media Instagram e quais são as suas tarefas para evidenciar a sua marca na plataforma.

Cenário atual

Atualmente não basta apenas criar um CNPJ e achar que já é um pleno empreendedor. O mercado atual se modernizou e a concorrência cresceu. Nos dias atuais, é fundamental ter uma marca bem desenvolvida e capaz de transmitir a sua visão, valores e comprometimento com o seu público. 

As redes sociais são plataformas importantes para empresas divulgarem seus produtos e serviços, interagir com seus clientes e aumentar sua visibilidade no mercado. O Instagram, por exemplo, tornou- se uma das redes sociais mais populares do mundo, com mais de 2 bilhão de usuários ativos, segundo o último balanço da empresa META no final de 2022.

É por isso que muitas empresas têm investido em ter um profissional responsável por gerenciar o Instagram de suas marcas. O cenário ainda está em crescimento e engana-se quem acha que não vale apostar na plataforma.

O que um social media faz?

Em um mercado cada vez mais digital e atualizado, o profissional de social media é o colaborador responsável em deixar as redes sociais da empresa mais atrativa, engajada e pronta para vender. O social media será responsável por criar conteúdo, gerenciar a conta e interagir com os seguidores de uma empresa no Instagram. Esse profissional é responsável por criar uma estratégia de marketing digital para a empresa, levando em consideração o público-alvo, os objetivos da marca e as melhores práticas para o Instagram.

Um bom profissional de social media irá traçar as melhores estratégias a curto e médio prazo para o seu negócio, além de mensurar os resultados periodicamente. Muitos empreendedores ainda não entendem a proposta de um social media e consequentemente se sentem inseguros em investir nesta área para o seu negócio.

O mercado de social media Instagram, por exemplo, teve crescimento durante o período da Covid-19 quando muitas empresas tiveram que se adaptar à nova realidade de mercado global. Neste artigo você entenderá mais sobre a importância do social media para as empresas.

Sua função

Social media Instagram
Foto: Pexels

Agora que você já conhece o panorama do mercado de social media, é hora de entender o que faz um social media Instagram. Com o avanço do aplicativo no mercado brasileiro, o social media instagram será o profissional responsável para cuidar do Instagram da sua empresa, além de garantir que a marca esteja sendo vista e seguida pelas pessoas certas.

É fundamental escolher profissionais capacitados para administrar o perfil da sua empresa. O social media Instagram poderá trabalhar com estratégias para elevar o conhecimento do seu negócio e consequentemente aumentar suas vendas. O profissional de social media irá estudar o seu perfil na plataforma, a sua foto de perfil, biografia, postagens, mensuração de resultados e estratégias. Vamos entender um pouco sobre cada uma delas.

  • Perfil da empresa: O perfil da empresa precisa ser de fácil identificação, além de mostrar os produtos ou serviços, vantagens e benefícios. Ter uma identificação clara sobre o que você fornece irá trazer o público correto.

  • Foto de perfil: A foto ou logo da sua empresa precisa estar evidente. O social media instagram irá deixar a sua foto adaptada para que seja vista e lembrada facilmente pelo seu público. 

  • Biografia: É interessante que o profissional coloque a história do seu negócio, as novidades, depoimentos, dicas e informações úteis. Uma biografia clara, objetiva e com a identidade visual do seu negócio. Neste artigo você entenderá mais sobre a importância da identidade visual para o Instagram.

  • Postagens: As postagens criadas precisam despertar interesse e reação do seu público. O profissional de social media Instagram irá desenvolver o design e a legenda das postagens. Além de criar reels, stories animados e informações sobre o seu negócio.

  • Mensuração de resultados: Agora é hora de entender os resultados e melhorar gradativamente. A mensuração de resultado é uma etapa fundamental para que o seu negócio possa alcançar o maior número de usuários prontos para consumir o seu produto ou serviço.

  • Estratégias: O social media Instagram irá estabelecer novas estratégias para que a sua empresa seja uma referência a médio e longo prazo. Estratégias pontuais elevam o reconhecimento do seu negócio.

Social media Instagram custa caro?

A sua visão de custo precisa ser como um investimento para o seu negócio. Investir de forma estratégica é sinônimo de crescimento e reconhecimento da sua marca. Se você quer vender mais todos os dias e se tornar uma referência, a sua visão precisa ser outra. 

O valor de um social media do Instagram pode variar bastante, dependendo do tamanho da sua empresa e da sua presença online. Empresas menores e com menor presença nas redes sociais podem precisar de menos horas de trabalho do social media, enquanto empresas maiores e com maior alcance online podem precisar de mais horas e de uma equipe de profissionais. Em média o custo de um social media Instagram pode iniciar em R$500,00/mês a R$3.000,00/mês dependendo do tamanho da empresa.

Vale a pena esse investimento?

Social media Instagram
Foto: Pexels

Se você possui uma visão de negócio a médio e longo prazo, a resposta é sim. Como vimos neste artigo, o Instagram é uma plataforma bastante engajada pela sociedade brasileira e constantemente ela recebe melhorias para empreendedores que apostam em investir no aplicativo.

Com um profissional dedicado, sério e focado em gerar resultados para a sua empresa, o investimento será pago a curto prazo. Além disso, ter um profissional de social media Instagram, irá potencializar o seu perfil comercial com um conteúdo de qualidade que irá atrair a atenção dos seguidores e possíveis clientes. 

É importante ressaltar que a contratação de um social media Instagram pode ser uma decisão estratégica para o seu negócio, e que o valor pode variar de acordo com o tamanho e presença online da sua marca. 

Se você quer investir de maneira assertiva com estratégias que geram resultados, entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento. Iremos ajudar o seu negócio a ganhar força e presença no mundo digital.

Social media Instagram
Picture of Welber Melo
Welber Melo
Jornalista, redator e entusiasta de novas tecnologias e comunicação. CEO da Review Comunicação, com expertise em desenvolvimento e programação de sites. Especializado em comunicação visual, social, programação web e mídias digitais. Sempre atento às novas tendências do mercado.

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