A importância do social media para micro e pequenas empresas e como encontrar o profissional ideal
Você já ouviu falar no termo “Social Media”? O profissional de social media é capaz de aproximar a sua empresa dos seus atuais e futuros clientes. Com o avanço da internet e das grandes mídias, as pessoas estão cada vez mais conectadas na internet e consequentemente as redes sociais estão cada dia mais presentes em nossas vidas.
O Marketing nas redes sociais como novas estratégias para o seu negócio
Já se foi a época na qual as redes sociais eram apenas um local para compartilhar fotos de momentos exclusivos e marcantes. No cenário atual, as redes sociais são capazes de oferecer uma grande gama de anúncios publicitários com o principal objetivo de impactar e converter a galera que ali está presente. O Brasil está na segunda posição em tempo gasto em redes sociais. Portanto, é extremamente importante criar boas estratégias de comunicação e marketing nas redes sociais. O seu cliente que antigamente era apenas um cliente simples e direto, hoje ele é um consumidor mais atento e quer participar de uma forma mais ativa nos processos de compra.
Atrelar as tarefas do dia a dia do seu negócio com o gerenciamento das suas redes sociais nem sempre será a melhor solução. A imagem da sua empresa precisa ser clara, objetiva e bem centrada para o seu público-alvo. Isso demanda estudos, conhecimentos da plataforma e da sua audiência. Para você não ficar sobrecarregado e fazer as tarefas apenas por fazer, é extremamente recomendado um profissional de social media para fazer parte dessa jornada.
O que faz um Social Media?
O social media será o assessor profissional das redes sociais da sua empresa. Estes profissionais cuidam, monitoram e implementam estratégias nas redes sociais, perfis pessoais, ou qualquer tipo de negócio, com o intuito de aumentar a visibilidade e a credibilidade da sua marca através das redes sociais.
Instagram, Facebook, YouTube, Twitter, Snapchat ou qualquer outra rede social para algumas pessoas podem ser apenas uma simples plataforma de lazer e bem-estar. Porém, para outros, é negócio, é visibilidade e geração de renda para o profissional e para a empresa.
O profissional de social media não cria apenas as suas postagens, mas ele também analisa, monitora, cria conteúdos estratégicos e relevantes e faz análises. Um bom profissional de social media precisa estar sempre atento às tendências e as novidades do mercado.
Veja abaixo algumas das características desse profissional:
- Realizar um cronograma de postagens para cada rede social;
- Produzir conteúdo relevante e original;
- Distribuir conteúdo de impacto nas principais redes;
- Fazer monitoramento e gerenciamento dos conteúdos diariamente;
- Preparar relatórios de desempenho, analisar e otimizar;
- Encontrar novos públicos;
- Elevar o conceito e a credibilidade da marca.
A minha empresa precisa de um social media?
Vivemos na era digital. Tudo é muito rápido, tudo é vivido de imediato. O seu negócio não pode ficar de fora da atual realidade. A sua empresa precisa de um social media agora! Gerar valores com conteúdos postados de forma estratégica são essenciais para conquistar novos públicos e clientes. Lembra de quando falamos anteriormente da dificuldade em atrelar a sua empresa com as redes sociais? Pois bem, postar por postar jamais será a melhor solução. Quantidade, não é qualidade. O foco deve ser sempre gerar valores com a sua audiência.
A presença de um bom profissional de social media para a sua empresa irá te permitir maior flexibilidade e você terá mais tempo para se dedicar com outros fatores do seu negócio. Além do mais, estes profissionais, vivenciam diariamente este mundo das redes sociais, estão mais aptos a proporcionar e encarar novos desafios dentro da plataforma.
Como encontrar um bom profissional de social media?
O mercado de social media está bastante aquecido, existem profissionais regulares, bons e ótimos. Entender a metodologia de trabalho do profissional, a sua área de atuação, experiência e metas são recursos que podem te ajudar na hora de tomar uma decisão. É sempre importante você ter uma visão a médio e longo prazo da sua empresa. Desconfie de profissionais que prometem alavancar a sua marca da noite para o dia. Esteja sempre alinhado com as reais expectativas e invista em um profissional responsável e dedicado a crescer junto com você.
Nós da Review Comunicação podemos te ajudar nessa jornada, entre em contato com o nosso time e vamos analisar o seu posicionamento e implementar estratégias para o seu crescimento no mundo digital 🙂