O termo "persona" é bastante utilizado no Marketing Digital. Mas afinal... Você sabe o que isso significa?
De modo geral, persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Ou seja, é como você enxerga o seu cliente perfeito.
No marketing digital, definir a persona é essencial para você ter mais lucros gastando menos com anúncios pagos.
Entenda que público-alvo é diferente de persona. É comum no começo você achar que público-alvo é a mesma coisa que persona. Vamos entender mais sobre?
O público-alvo é um grupo de pessoas com características em comum, como idade, sexo, região geográfica, poder aquisitivo, entre outros.
Já a persona é a representação fictícia do cliente ideal do seu negócio, baseada em dados reais sobre comportamento, interesses, objetivos, desafios e dores.
Faça uma análise sobre o seu melhor cliente. Busque entender quais foram os seus comportamentos, o que ele procura e quais são as suas dores.
Crie um nome e uma imagem do seu cliente ideal. Isso irá te permitir ter uma visão mais próxima do seu público-alvo.
Para tornar a persona ainda mais real, é recomendado desenvolver histórias que envolvem as suas características e desafios.
O mercado e os comportamentos estão em constante evolução. Portanto, é importante que a persona seja atualizada constantemente, acompanhando as mudanças do mercado.