Por: Welber Melo
Review Comunicação
Entenda os principais fatores para criar uma Identidade Visual impactante. A chave para turbinar o seu negócio e se destacar da concorrência.
Identidade visual é o conjunto de vários elementos gráficos e visuais que comunicam alguma mensagem. É composto por logotipo, cores, tipografia, elementos de apoio etc.
A identidade visual é uma ferramenta essencial para a sua marca se destacar. É importante alinhar as estratégias para que os resultados sejam satisfatórios. Vamos entender mais?
Faça uma pesquisa de mercado e análise da concorrência para identificar lacunas e oportunidades de diferenciação. O foco é ser diferente e impactante para o seu público.
Defina a personalidade da sua marca, definindo os valores, missão e visão para orientar a criação da identidade visual. Isso irá gerar resultados duradouros.
O logotipo é um dos elementos centrais. Ele precisa ser memorável e original. Seja criativo e busque por algo que represente os principais valores da sua marca.
Selecione uma paleta de cores harmoniosa que seja consistente em todas as comunicações da marca. As cores despertam interesses e emoções no seu público-alvo.
Escolha fontes que reflitam a personalidade da marca. Seja simples e objetivo! Além disso, a fonte precisa ser legível e fácil de ser lembrada pelo seu público.
Os elementos gráficos, como ícones e ilustrações, podem contribuir para a identidade visual única e memorável da marca. Eles podem ser trabalhados em todos os canais de comunicação.
Utilize mockups e exemplos de aplicação da identidade visual para inspirar e guiar o design em diferentes materiais e canais.
Crie um manual de identidade visual para garantir a consistência em todas as aplicações da marca. É uma etapa que irá te ajudar nas diferentes formas de aplicações.
Evolua a sua identidade visual com o tempo, acompanhando as tendências do mercado. Acompanhar as tendências é essencial para criar novas estratégias de marketing.