Entenda a importância de otimizar site WordPress e atraia novos clientes através de um site rápido e profissional.
O mercado está cada vez mais acirrado. Já se foi o tempo em que bastava ter apenas um simples projeto web para divulgar os seus produtos ou serviços. Em meio à vasta concorrência, é preciso criar um site que entregue de fato os valores do seu negócio para o seu público-alvo. Além disso, é fundamental entender o seu comportamento e focar na experiência do usuário.
Um projeto web demanda estudos, análises e consequentemente alinhamento de estratégias para que o resultado final seja o mais satisfatório possível. É comum muitos pequenos empreendedores ainda não investirem em um website. Porém, é fundamental entender a sua importância para quem busca se tornar uma referência no mercado a médio e longo prazo.
O WordPress, por exemplo, é uma das ferramentas mais populares quando o assunto é desenvolvimento de sites. A plataforma corresponde a mais de 45% dos sites criados ao redor do mundo e a tendência segue em alta. Um projeto em WordPress acaba sendo mais flexível e escalável para empresas que buscam atingir novos objetivos.
Em meio a este crescimento, nem todos visam o desempenho e a experiência do usuário. Pensando nisso, preparamos este artigo. Você entenderá sobre a importância de otimizar site WordPress e ficará por dentro sobre as melhores técnicas para deixar o seu site mais rápido e profissional. 🙂
A evolução do mercado digital
Para entendermos um pouco mais sobre como otimizar site WordPress, precisamos entender um pouco sobre a evolução do mercado digital e como o comportamento das pessoas mudaram ao passar dos anos.
Podemos afirmar que nos dias de hoje, ter uma presença digital forte é essencial para o sucesso de qualquer negócio. E uma das principais formas de se estabelecer na internet é através de um site. Seja para fornecer informações sobre a empresa, divulgar produtos e serviços ou até mesmo vender pela internet, ter um site é fundamental para alcançar e se conectar com seu público-alvo.
Independentemente do tipo de site criado, é fundamental entender a proposta final do projeto e entregar de fato o que o seu público-alvo procura. Com a evolução da internet e das redes sociais, ficou um pouco mais fácil fazer uma pesquisa de mercado e a partir das informações, é possível criar estratégias eficazes para o seu empreendimento.
No entanto, não basta apenas criar um site e esperar que ele atraia tráfego e conversões. É preciso garantir que ele seja otimizado para o marketing digital, o que significa torná-lo amigável para os motores de busca, fácil de navegar, rápido de carregar e capaz de converter visitantes em clientes. Para quem está iniciando no marketing digital, por exemplo, é comum achar que o site será o grande responsável pelas vendas. Porém, é sempre importante ressaltar que ele demandará de otimizações, estratégias e visão futura com o projeto. Vamos conhecer um pouco mais sobre esses fatores?
A importância de ter um site para o seu negócio
Um site é sem dúvidas, a vitrine da sua empresa na internet. Ele permite que você compartilhe informações sobre sua marca, produtos e serviços com clientes em potencial em todo o mundo. Ter um site pode ajudar a estabelecer sua empresa como uma autoridade em seu setor, fornecer aos clientes uma maneira fácil de entrar em contato e permitir que você expanda sua base de clientes. Conheça um pouco mais sobre os tipos de sites que você poderá criar para a sua marca.
Ter um site profissional, é sinônimo de crescimento e credibilidade para o seu negócio. Desconfie sempre de quem diz que um site é apenas um gasto desnecessário para a sua marca. Você precisa ter visão de futuro, lembre-se disto. O site, é portanto, um investimento certeiro na visibilidade do seu empreendimento.
Outro fator importante na hora de investir em um projeto web, é que ele pode ajudar a aumentar sua visibilidade online. Quando as pessoas pesquisam no Google ou em outros motores de busca, o seu site pode aparecer nos resultados da pesquisa, permitindo que novos clientes o encontrem. Isso significa que um site pode ser uma fonte poderosa de tráfego orgânico gratuito, especialmente se você otimizar seu site para SEO. Saiba mais sobre como rankear um site no Google.
Outro tipo de site que está em alta no marketing digital, é a landing page. Diferentemente do site institucional tradicional, a landing page tem um único objetivo, gerar conversões. Com a landing page você poderá fazer vendas, receber contato via WhatsApp, receber contato por e-mail, fazer um cliente baixar um ebook ou um PDF. Ou seja, tudo irá depender da sua estratégia de negócio. Entenda mais sobre o que é landing page e a sua importância dentro do marketing digital.
A importância de ter um site otimizado
Agora que você já sabe a importância de ter um site para a sua marca, é hora de entender que não basta apenas ter um site em si. É importante ter um site completamente otimizado para que você possa obter resultados satisfatórios a curto prazo.
Um site otimizado é essencial para qualquer estratégia de marketing digital bem-sucedida. A otimização do site pode ajudar a melhorar a experiência do usuário, aumentar a taxa de conversão, melhorar o desempenho do site nos motores de busca e garantir que os visitantes retornem ao seu site.
O WordPress, por exemplo, já é uma plataforma focada na experiência do usuário. Através de plugins, você poderá potencializar este recurso e deixar o seu site ainda mais profissional e responsivo. Conheça os principais plugins para WordPress quando o assunto é experiência do usuário.
Outro ponto de destaque quando você tem um site otimizado, é que ele pode ajudar a melhorar o desempenho do site nos motores de busca, o que pode aumentar a visibilidade do site nos resultados de pesquisa e atrair mais tráfego orgânico. Isso é especialmente importante para pequenas empresas que podem não ter orçamento para investir em publicidade paga.
Como otimizar site WordPress: 7 dicas
Se você possui ou está pensando em criar um site em WordPress, é fundamental entender sobre o processo de otimização. Lembre-se: um site que demora mais de 5s para carregar, é simplesmente ignorado pelos usuários. Portanto, a otimização é a base para que você obtenha sucesso com o seu projeto web. Vamos conhecer um pouco mais sobre as melhores técnicas de otimização?
- Escolha um tema adequado: Um tema otimizado para SEO pode ajudar a garantir que seu site seja amigável para os motores de busca e fácil de navegar. Certifique-se de escolher um tema que tenha uma estrutura clara, código limpo e que seja responsivo para que funcione bem em dispositivos móveis. Em nossos projetos, utilizamos o tema Astra, Hello e Neve. Esses temas suportam diversos tipos de projeto e são responsivos.
- Plugin de SEO: Existem muitos plugins de SEO disponíveis para o WordPress, mas o Yoast SEO e o Rank Math são um dos mais populares e eficazes. Eles permitem que você otimize cada página do seu site para as palavras-chave desejadas, otimize as meta descriptions e o título, bem como fornecerá sugestões de otimização.
- Otimize as suas imagens: As imagens são as principais vilãs de um site. Portanto, é fundamental fazer otimizações nas imagens. Imagens pesadas podem deixar seu site lento, o que pode afetar negativamente a experiência do usuário. Certifique-se de otimizar suas imagens antes de fazer o upload para o site. Você pode usar um plugin como o Smush para comprimir suas imagens sem perder qualidade. Outro fator importante, é usar imagens no formato WebP para obter melhores resultados.
- Limpeza de códigos desnecessários: Limpe o código desnecessário! Se você não fizer uma limpeza, isso pode deixar seu site lento e dificultar a leitura pelos motores de busca. Use um plugin como o WP Optimize para limpar o código desnecessário e garantir que seu site esteja funcionando de forma eficiente.
- CDN: Uma CDN (Content Delivery Network) pode ajudar a acelerar o carregamento do seu site, especialmente se você tem um público global. Uma CDN armazena o conteúdo do seu site em vários servidores em todo o mundo, garantindo que os visitantes possam acessá-lo mais rapidamente. Em nossos projetos, usamos o Cloudflare. É uma solução interessante e conta com plano gratuito. Saiba mais sobre Cloudflare.
- Plugin de cache: Um plugin de cache pode ajudar a acelerar o carregamento do seu site, armazenando temporariamente as páginas em cache e servindo-as aos visitantes em vez de gerar uma nova página toda vez que alguém visita o site. Existem muitos plugins de cache disponíveis para o WordPress, mas em nossos projetos, usamos o plugin WP Rocket. É um dos melhores e oferece recursos avançados de otimização. Conheça um pouco mais sobre os recursos do WP Rocket.
- Hospedagem: Escolha uma hospedagem Cloud ou VPS. Não utilize hospedagem compartilhada. Na hospedagem compartilhada, você irá compartilhar o mesmo servidor para centenas de sites. Ou seja, você terá que dividir os recursos com outras pessoas. Invista em um plano de hospedagem que entrega os recursos apenas para o seu projeto.
Como vimos, tudo é um processo para otimizar site WordPress. Não existe apenas uma técnica exclusiva. É importante ressaltar que é fundamental fazer uma análise crítica sobre o seu projeto e entender quais pontos precisam melhorar. O site GTmetix e o PageSpeed Insights fazem análises do seu projeto e você poderá melhorar os pontos que forem necessários.
Otimizar site WordPress vale a pena?
Se você busca se tornar uma referência e ganhar destaque em meio à vasta concorrência, vale muito a pena ter um site em WordPress otimizado. Já se foi o tempo em que bastava apenas ter palavras-chave para ganhar destaque nos motores de busca. Um site otimizado é sinônimo de credibilidade e referência no mercado.
Ter um site é fundamental para qualquer empresa que deseje estabelecer uma presença digital forte. No entanto, ter um site otimizado é ainda mais importante para garantir que o site seja amigável para os motores de busca, fácil de navegar, rápido de carregar e capaz de converter visitantes em clientes.
Se você deseja ter um projeto web eficaz, é essencial que seu site esteja funcionando de forma completa e rápida para que você possa atrair visitantes e que se convertam em clientes. Não se esqueça de monitorar regularmente o desempenho do site e ajustar sua estratégia de otimização conforme necessário para garantir que você esteja sempre se mantendo à frente da concorrência.
Se você deseja obter mais informações sobre como otimizar seu site WordPress e melhorar sua presença digital, siga nosso blog para receber atualizações regulares e dicas úteis sobre marketing digital. 🙂