O que faz um gestor de tráfego? Qual é a sua origem? Entenda como essa profissão ganhou destaque no marketing digital
O mercado de trabalho passou por diversas alterações ao longo dos anos. O crescimento de microempreendedores, por exemplo, ilustra a forma de trabalho atual em nosso país. Ser dono do seu próprio negócio é uma realidade presente na vida de muitos empreendedores brasileiros que buscam melhorar suas condições de vida.
O marketing digital é visto como uma maré de oportunidades. Atualmente, ele oferece diversas possibilidades para construir sua fonte de renda através de vendas de produtos e serviços pela internet. Ter um bom produto ou serviço para vender, tornou-se uma ferramenta lucrativa quando é bem explorado as estratégias de comunicação e marketing.
O mercado digital tornou-se uma vitrine para divulgar produtos e serviços. Anunciar na internet é a base para conquistar novos públicos e validar a sua oferta. Os anúncios no Google e no Instagram, por exemplo, são os motores da publicidade online para os brasileiros. Porém, nem todos estão familiarizados com a ferramenta. É aí que entra em cena o gestor de tráfego. Mas afinal, o que faz um gestor de tráfego? Por que ele é importante no mercado digital? Neste artigo você irá aprender tudo sobre essa profissão que mais cresce no país.
Gestor de tráfego: Origem
Para entendermos mais sobre o que faz um gestor de tráfego, é fundamental entender a sua origem e como ele foi ganhando espaço no mercado global. Em um cenário cada vez mais competitivo, é essencial ter bons profissionais e que entregam resultados positivos a curto e médio prazo.
A profissão de gestor de tráfego surgiu com a popularização da internet e das redes sociais. Com o aumento do número de pessoas conectadas à internet e a facilidade de acesso a informações, as empresas começaram a enxergar na internet um novo canal de comunicação e vendas. Com isso, surgiu a necessidade de profissionais capacitados para gerenciar o tráfego de visitantes para os sites e redes sociais das empresas.
Outro fator que determinou a forte influência dos gestores de tráfego é a flexibilidade de trabalho. É possível gerenciar as campanhas de anúncios online de maneira remota. Basta apenas ter uma conexão com a internet e um computador. Neste artigo você irá se aprofundar mais sobre o que é tráfego pago e a sua importância para o mercado nacional.
Vantagens de anunciar na internet
Como vimos, o crescimento da internet está ainda em evolução. Anunciar na internet é sinônimo de lucro e reconhecimento para o seu negócio. Já se foi o tempo que bastava apenas ter um negócio físico. O mundo mudou, se modernizou e tornou-se uma potência quando o assunto é credibilidade no mercado digital.
Anunciar na internet tem se tornado cada vez mais comum e vantajoso para as empresas. Uma das principais vantagens é a possibilidade de segmentar o público-alvo, ou seja, é possível direcionar os anúncios para pessoas que têm interesse no produto ou serviço oferecido. Além disso, os anúncios na internet são mais baratos do que em meios tradicionais, como televisão e jornais.
Outra vantagem é a possibilidade de mensurar os resultados em tempo real, permitindo que as empresas façam ajustes e melhorias constantes. Outro ponto de destaque é a mensuração de resultados. Através de análises sobre as suas campanhas, você poderá entender qual anúncio teve um melhor desempenho e a partir daí, você poderá ajustar a sua estratégia de marketing de maneira ainda mais assertiva.
O que faz um gestor de tráfego?
Vender pela internet ou potencializar o seu negócio físico, é fundamental para que você possa atingir uma maior margem de lucro. Ainda há desconfianças sobre o mercado online, porém, essa será a tendência para o mercado global.
A profissão de gestor de tráfego teve um grande crescimento na época da Covid-19, quando diversas empresas tiveram que se adaptar ao cenário de pandemia. De modo geral, o gestor de tráfego é o profissional responsável por gerenciar o tráfego (potenciais clientes e visitantes) para os sites e redes sociais.
Através de estratégias de anúncios patrocinados, o profissional irá acompanhar a performance, otimizar as campanhas, otimizar os anúncios e ir acompanhando as métricas de acordo com a evolução publicitária.
Entre as principais atividades relacionadas ao profissional gestor de tráfego, podemos destacar a sua atuação em:
- Definir a estratégia de marketing digital da empresa;
- Identificar o público-alvo e criar campanhas direcionadas;
- Gerenciar as campanhas de anúncios;
- Analisar os resultados e fazer ajustes e melhorias constantes.
Vale ressaltar que a gestão de tráfego do seu negócio é uma etapa que precisa ser vista como um investimento. Você precisa alinhar a parte financeira da sua empresa com o gerenciamento de anúncios online. As campanhas precisam ser vistas como parte de investimento e não como um artigo de luxo. Neste artigo você aprenderá sobre os diversos meios de anúncios online disponíveis.
Onde o gestor de tráfego atua?
Outra dúvida que recebemos com frequência em nosso e-mail, é sobre a área de atuação de um gestor de tráfego. Porém, é importante entender quais são as necessidades de cada tipo de negócio e qual é o seu objetivo a longo e médio prazo. Cada empresa tem a sua filosofia e forma de visão futura. Portanto, não há simplesmente uma única forma de atuação e em uma única plataforma de anúncios.
Podemos entender, de modo geral, que o gestor de tráfego pode atuar em empresas de diferentes segmentos, desde startups até grandes corporações. Além disso, é possível trabalhar em agências de marketing digital ou atuar como freelancer, prestando serviços para diversas empresas ao mesmo tempo.
Se você busca ser um gestor de tráfego, é importante analisar a sua concorrência e buscar os melhores caminhos para alavancar o seu nome no mercado. Há diversas possibilidades, portanto, é hora de estudar e encontrar os melhores caminhos. 🙂
Quais são os resultados entregues por um gestor de tráfego?
Mas afinal… O que um gestor de tráfego entrega? Como irei analisar a sua competência? Essas são outras dúvidas bastante pertinentes. Porém, é preciso entender a sua metodologia e o seu histórico como profissional.
Bons gestores de tráfego são capazes de alavancar o negócio de muitas empresas através de estratégias que geram bons resultados. É importante ressaltar que no marketing digital, não há milagres. Desconfie de quem oferece ofertas duvidosas e milagrosas. É de suma importância ter constância na sua campanha de marketing, alinhar as expectativas e encarar a jornada como uma trajetória de sucesso que será construída gradativamente.
Um bom gestor de tráfego é responsável por entregar resultados significativos para o seu negócio. Podemos destacar os principais resultados:
- Aumento do tráfego para o site ou redes sociais da empresa;
- Aumento do número de leads e vendas;
- Redução do custo de aquisição de clientes;
- Melhoria da imagem da empresa na internet.
Conclusão
O mercado está mais do que aquecido para os gestores de tráfego. É importante você ficar atento na hora de contratar o profissional e verificar o seu histórico e a sua metodologia de trabalho. Porém, é de suma importância valorizar a imagem do seu negócio nos canais digitais e buscar boas estratégias para vender todos os dias.
As plataformas de anúncios são capazes de potencializar o lucro do seu negócio. O tráfego pago precisa ser visto como investimento para qualquer empresa que visa o crescimento e a credibilidade no mercado.
O gestor de tráfego é um profissional cada vez mais importante. Com a segmentação do público-alvo, a mensuração de resultados e a possibilidade de ajustes e melhorias constantes, os anúncios na internet se tornaram uma opção vantajosa e efetiva.
Além disso, podemos afirmar que o gestor de tráfego é uma profissão que permite flexibilidade e não possui limitações físicas. Basta ter um computador e acesso à internet que já será possível exercer as atividades.
E você já faz anúncios online? Se precisar de ajuda para impulsionar as suas vendas, entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Temos um time de profissionais preparados para te ajudar a alavancar a imagem da sua marca na internet. 🙂