Ir para o conteúdo
Agência de Marketing Digital - Review Comunicação
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Criação de Sites
    • Design Para Redes Sociais
    • Identidade Visual
    • Mentoria de Marketing Digital
    • SEO
    • Tráfego Pago
  • Portfólio
  • Blog
  • Stories
  • Contato
  • Orçamento
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Criação de Sites
    • Design Para Redes Sociais
    • Identidade Visual
    • Mentoria de Marketing Digital
    • SEO
    • Tráfego Pago
  • Portfólio
  • Blog
  • Stories
  • Contato
  • Orçamento
Agência de Marketing Digital - Review Comunicação
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Criação de Sites
    • Design Para Redes Sociais
    • Identidade Visual
    • Mentoria de Marketing Digital
    • SEO
    • Tráfego Pago
  • Portfólio
  • Blog
  • Stories
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Criação de Sites
    • Design Para Redes Sociais
    • Identidade Visual
    • Mentoria de Marketing Digital
    • SEO
    • Tráfego Pago
  • Portfólio
  • Blog
  • Stories
  • Contato
Orçamento

Manuais de identidade visual: O que é e quais são as suas importâncias

Manuais de identidade visual, as suas importâncias no marketing digital e como aplicar os conceitos no seu negócio
  • Welber Melo
  • Atualizado em: 20/12/2024

Para uma marca se tornar sólida e bem estabelecida no mercado não é necessário criar apenas um logotipo. Uma marca para se tornar sinônimo de referência, qualidade e credibilidade precisa ter como base uma identidade visual profissional, objetiva e que se conecta com o seu público-alvo. Em um mercado cada vez mais competitivo, sai na frente aquele que possui uma visão mais assertiva do seu negócio a médio e longo prazo.

Se você já possui ou está pensando em criar uma marca de valor, é extremamente importante valorizar o processo criativo de uma identidade visual, pois ela será um fator marcante e atuará de forma estratégica para o seu negócio. Um dos principais fatores de uma identidade visual bem construída é a transmissão de confiança, credibilidade e identificação com os seus produtos/serviços.

O que é identidade visual?

Identidade Visual é o conjunto de todos os aspectos visuais que acompanham uma empresa, produto ou serviço. Geralmente contém as cores, fontes da marca e dos conteúdos de comunicação, texturas, ícones, formas, mascote, o logo gerado a partir desses elementos e o manual de identidade visual.

Engana-se quem acha que a identidade visual é apenas uma construção de um logo bem produzido. Como você já percebeu neste artigo, a identidade visual é focada na geração e transmissão de valores tangíveis como: missão, valores e princípios. Juntos, eles formam um conceito único e estratégico para que a marca seja reconhecida nos momentos de compra, nas tomadas de decisões e na lembrança do seu público.

Marcas já conceituadas no mercado usam e abusam dos princípios da identidade visual e despertam a lembrança na mente dos consumidores, até mesmo de forma involuntária. Uma maçã mordida e um M amarelo com um fundo vermelho com certeza deve te lembrar alguma marca já bem estabelecida. 

Manuais de identidade visual
Fonte: Pexels

Quais são os benefícios da identidade visual?

Os benefícios são vários, porém, alguns ganham destaques e os tornam ainda mais motivadores para você não perder tempo e começar a pensar como os grandes players do mercado. Confira alguns dos benefícios:

  • Aumenta a confiabilidade da marca;
  • Melhora a reputação;
  • Destaca-se da concorrência;
  • Posicionamento adequado;
  • Vende novos produtos;
  • Mais lucros e rotatividade.

Se você está com dificuldades de aumentar os lucros do seu negócio, é hora de parar e analisar o conceito da sua marca. Veja o que está faltando, estude a concorrência e busque dar uma inovada no seu processo criativo. Lembre-se que você precisa de um diferencial, precisa transmitir valores, precisa se destacar da concorrência. O seu público precisa ver algo de diferente para que ele possa comprar de você e não do seu concorrente. Ter um melhor posicionamento será fundamental para alcançar novos clientes e consequentemente aumentar a margem de lucro do seu negócio.

Manual de identidade visual: O que é?

O processo de criação de identidade visual engloba diversos elementos que compõem o posicionamento e os valores de uma marca. Logo, tipografia, paleta de cores, elementos de apoio e o manual de identidade visual são alguns dos elementos presentes na construção de uma identidade visual. 

O manual de identidade visual se destaca como um documento técnico que contém os detalhes, especificações e normas de uso e aplicações do conceito em diferentes formatos de divulgação. Um dos seus principais objetivos é facilitar e padronizar os conceitos de identificação de uma marca.

Dentro dos manuais de identidade visual você terá: formas de aplicação nas redes sociais, formas de aplicação do logo em diferentes tipos de fundo, a tipografia utilizada, explicação do conceito, formas de aplicação em materiais impressos, paletas de cores e como elas devem ser aplicadas no digital e no impresso e exemplos de aplicações.

Confira alguns exemplos de manuais de identidade visual já criados pela nossa equipe.

Manuais de identidade visual
Manuais de identidade visual
Manuais de identidade visual
Manuais de identidade visual

A importância do manual de identidade visual

Vivemos em um mundo cada vez mais imediato e perfeccionista. Criar postagens para as redes sociais, elaborar materiais de divulgação, organizar a agenda da semana e os artigos do seu blog levam tempo. Se você ficar pensando em quais cores, em quais elementos e  quais fontes você vai colocar, o seu dia simplesmente acaba e você não produz nada. 

Quando você possui uma identidade visual clara e bem construída, basta seguir o seu manual de aplicação e colocar em prática os conceitos. Pode ter certeza que isso fará você ganhar tempo, produtividade, aumento no faturamento e no reconhecimento visual e psicológico da sua marca. 

Você pode dar uma conferida e ler um pouco mais sobre a importância da identidade visual nesse artigo.

Conclusão

Entender os conceitos de uma marca sólida e que transmite credibilidade é um processo que demanda estudos e conhecimento de mercado. Não fique acomodado com o seu simples logotipo amador. Saiba que uma marca sem credibilidade pode quebrar e nunca ser lembrada na mente do cliente. Se você busca crescer e conquistar novos objetivos com o seu negócio, é hora de pensar diferente e investir em uma identidade visual moderna e que realmente faça sentido. 

Lembre-se: Um manual de identidade visual será capaz de agilizar o seu desempenho, ele terá as informações e exemplos de aplicações necessárias e ele se encaixa com qualquer tipo de negócio. Investir de forma estratégica no desenvolvimento da sua marca é fundamental para alcançar novos clientes. 

E aí, você precisa dar um UP na sua marca? Entre em contato com a nossa equipe e prepare-se para aumentar o lucro e ter uma marca ainda mais forte.

Manuais de identidade visual
Picture of Welber Melo
Welber Melo
Jornalista, redator e entusiasta de novas tecnologias e comunicação. CEO da Review Comunicação, com expertise em desenvolvimento e programação de sites. Especializado em comunicação visual, social, programação web e mídias digitais. Sempre atento às novas tendências do mercado.

Últimos Posts

Palavras Chave Google Ads: Como Funcionam e os Diferentes Tipos de Correspondência
Como é Feito o Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais: Dicas e Estratégias Essenciais para Engajamento e Resultados
Quanto Investir em Tráfego Pago por Dia? Tudo o que Você Precisa Saber para Ter Resultados Consistentes

Categorias

Sites
Redes Sociais
Marketing Digital
Identidade Visual
E-book Marketing Digital

Leia também

palavras chave google ads
Marketing Digital

Palavras Chave Google Ads: Como Funcionam e os Diferentes Tipos de Correspondência

como é feito o marketing de conteúdo nas redes sociais​
Redes Sociais

Como é Feito o Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais: Dicas e Estratégias Essenciais para Engajamento e Resultados

quanto investir em tráfego pago por dia
Marketing Digital

Quanto Investir em Tráfego Pago por Dia? Tudo o que Você Precisa Saber para Ter Resultados Consistentes

Ver mais conteúdos

Se inscreva na nossa Newsletter

Enviaremos a você as principais novidades sobre Marketing Digital. Sem spam.

Agência de Marketing Digital - Review Comunicação

Agência de marketing digital inovadora com foco em resultados efetivos, na experiência do cliente e no posicionamento do seu negócio.

Institucional

Home
Quem Somos
Portfólio
Blog
Contato
Política de Privacidade
Termos de Uso

Serviços

Criação de Sites
Identidade Visual
Redes Sociais
Tráfego Pago
SEO
Mentoria
Orçamento

Redes Sociais

Instagram
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram
Behance

© 2025 Review Comunicação. Todos os direitos reservados.

Instagram Whatsapp Facebook Telegram Linkedin Behance
Falar com especialista