Ir para o conteúdo
Agência de Marketing Digital - Review Comunicação
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Criação de Sites
    • Design Para Redes Sociais
    • Identidade Visual
    • Mentoria de Marketing Digital
    • SEO
    • Tráfego Pago
  • Portfólio
  • Blog
  • Stories
  • Contato
  • Orçamento
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Criação de Sites
    • Design Para Redes Sociais
    • Identidade Visual
    • Mentoria de Marketing Digital
    • SEO
    • Tráfego Pago
  • Portfólio
  • Blog
  • Stories
  • Contato
  • Orçamento
Agência de Marketing Digital - Review Comunicação
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Criação de Sites
    • Design Para Redes Sociais
    • Identidade Visual
    • Mentoria de Marketing Digital
    • SEO
    • Tráfego Pago
  • Portfólio
  • Blog
  • Stories
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Criação de Sites
    • Design Para Redes Sociais
    • Identidade Visual
    • Mentoria de Marketing Digital
    • SEO
    • Tráfego Pago
  • Portfólio
  • Blog
  • Stories
  • Contato
Orçamento

Logotipo ou logomarca? O que eu devo criar?

Logotipo ou logomarca? Entenda as diferenças e impulsione a sua marca no marketing digital
  • Welber Melo
  • 20/07/2022

Criar uma marca de sucesso é o desejo de todos empreendedores. Com o avanço da tecnologia e do marketing digital, o primeiro pensamento para quem deseja montar o seu negócio na internet é como será a sua logomarca, ou melhor, o seu logotipo.

Na comunicação visual, a representação gráfica de uma empresa é conhecida como logotipo, ou também conhecida como logo, que nada mais é uma abreviação de logotipo. No começo tudo pode parecer um pouco confuso, porém, é preciso entender os conceitos teóricos para criar uma marca única e visivelmente reconhecida.

O surgimento do logotipo

A ideologia sobre a criação do logotipo se inicia na pré-história, onde os povos primitivos já desejavam marcar o território onde estavam e por onde passavam. Eles se planejavam em deixar a sua identidade através de símbolos gráficos.

Esse processo de identificação dos primitivos foi se fortalecendo ao longo dos anos e os povos continuavam a marcar o seu território por meios de produção de marcas e símbolos.

Com a abolição dos reinos e o início do surgimento das empresas, foi preciso remodelar a forma de se diferenciar uma das outras. Este processo era fundamental para que as empresas pudessem identificar os seus produtos, assim os consumidores conseguiam destacá-los em meio aos outros semelhantes/concorrência.

Nos Estados Unidos, a primeira marca a ser registrada foi a “Presunto Endiabrado de Underwood”, criada em 1870, remodelada ao longo das décadas e presente até os dias de hoje como uma forte referência.

Referências de um logotipo marcante

Ter um logotipo exclusivo e marcante na mente do público-alvo é imprescindível para uma marca ter sucesso a curto, médio e longo prazo. Um logotipo exclusivo é focado no conceito da marca em si, ou seja, precisa mostrar alguns níveis relevantes para o seu consumidor final como: 

  • Personalidade;
  • Usuário;
  • Atributos;
  • Cultura;
  • Valores;
  • Benefícios.

Resumidamente esses atributos precisam estar presentes no logotipo e isso ficará mais fácil a partir do nível de conhecimento que você tem do seu público comprador. A marca de relógios Rolex é um bom exemplo de como os atributos de personalidade, cultura, benefícios e valores estão atrelados.

logotipo ou logomarca

O tom dourado fortalece a riqueza presente no objeto em si; a sua fonte serifada exalta a cultura e a personalidade de um público conservador e executivo; a coroa dourada enfatiza o foco da empresa em metais preciosos, enquanto o verde é focado na cor do dinheiro, representando prosperidade e riqueza.

Logotipo e o marketing digital

Para quem está iniciando no marketing digital, ter um logotipo que conversa com o seu público é mais do que obrigatório. É importante ter em mente que nem sempre um logotipo será capaz de representar completamente o seu negócio. O caminho mais assertivo para que você possa ganhar destaque no mundo digital, é com uma identidade visual. Neste artigo você poderá entender um pouco mais sobre como fortalecer a sua marca com uma identidade visual profissional.

Logotipo ou logomarca
Fonte: Pexels

Logomarca existe? Devo investir?

O termo é formado pela abreviação de logotipo, logo+marca. A palavra “Logos” vem do grego e significa significado, conceito. Já a palavra marca origina-se da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo”. Portanto a logomarca significaria “Significado do Significado” ou “Conceito do Conceito”, ou seja, não faz o mínimo sentido.

O termo logomarca já ganhou extrema popularidade no Brasil tornando-se uma forte referência quando o assunto é criação de logotipo ou criação de marca. Em meio ao diálogo corriqueiro do povo brasileiro, o termo foi anexado no dicionário da língua portuguesa como um sinônimo de logotipo.

Em meio a vasta concorrência e as diferentes ofertas de produtos e serviços, ganha destaque aquele que possui atributos voltados para o fortalecimento do seu negócio, como: um bom atendimento, um bom pós venda, uma rápida entrega, uma boa qualidade do seu produto ou serviço e também aquele que não possui apenas um logo, mas sim aquele que possui uma identidade visual. 

Logotipo ou Logomarca
Picture of Welber Melo
Welber Melo
Jornalista, redator e entusiasta de novas tecnologias e comunicação. CEO da Review Comunicação, com expertise em desenvolvimento e programação de sites. Especializado em comunicação visual, social, programação web e mídias digitais. Sempre atento às novas tendências do mercado.

Últimos Posts

CRM para Pequenas Empresas: Como Funciona e Quando é o Momento Ideal para Investir
O que vender na loja virtual? 5 Ideias de Produtos Lucrativos para Você Explorar
Como Fazer Slogan de Empresa: Principais Técnicas para Criar Frases Impactantes e Memoráveis

Categorias

Sites
Redes Sociais
Marketing Digital
Identidade Visual
E-book Marketing Digital

Leia também

crm para pequenas empresas
Marketing Digital

CRM para Pequenas Empresas: Como Funciona e Quando é o Momento Ideal para Investir

o que vender na loja virtual
Sites

O que vender na loja virtual? 5 Ideias de Produtos Lucrativos para Você Explorar

como fazer slogan de empresa
Identidade Visual

Como Fazer Slogan de Empresa: Principais Técnicas para Criar Frases Impactantes e Memoráveis

Ver mais conteúdos

Se inscreva na nossa Newsletter

Enviaremos a você as principais novidades sobre Marketing Digital. Sem spam.

Agência de Marketing Digital - Review Comunicação

Agência de marketing digital inovadora com foco em resultados efetivos, na experiência do cliente e no posicionamento do seu negócio.

Institucional

Home
Quem Somos
Portfólio
Blog
Contato
Política de Privacidade
Termos de Uso

Serviços

Criação de Sites
Identidade Visual
Redes Sociais
Tráfego Pago
SEO
Mentoria
Orçamento

Redes Sociais

Instagram
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram
Behance

© 2025 Review Comunicação. Todos os direitos reservados.

Instagram Whatsapp Facebook Telegram Linkedin Behance
Falar com especialista