Ter uma marca única, atraente e criativa é o desejo de muitos empreendedores. A identidade visual é o que chama atenção de uma marca conceituada. O processo criativo de uma marca é de suma importância para que ela seja vista e lembrada imediatamente.
Muitos empreendedores iniciantes acham que a identidade visual é apenas um simples logotipo e não entendem completamente o conceito de ter uma marca que transmita desejo, ação e reação. Além disso, uma gama de empreendedores buscam criar a sua própria “logomarca” e não contratam um profissional especializado. A ferramenta do Canva é o que está em alta no momento e muitos iniciantes buscam criar a sua própria marca na plataforma.
Neste artigo você entenderá sobre as vantagens e as desvantagens de criar uma identidade visual pelo Canva e como você pode turbinar a sua marca com estratégias de branding.
A importância da identidade visual
Uma identidade visual bem definida é sinônimo de pleno reconhecimento da marca. É quando o seu cliente bate os olhos e reconhece apenas pelas cores, pela tipografia e pelo logo. Uma marca sem identidade visual, é uma marca sem alma e sem referências. Entender o conceito de uma marca profissional é como se o seu negócio ganhasse novas vidas e novas linguagens.
A Identidade Visual é uma das peças mais importantes para a construção da imagem de uma empresa ou marca. Ela dita a forma como a marca será vista pelo público, transmitindo valores, personalidade e objetivos. Ter uma marca forte em um mundo cada vez mais competitivo, é se diferenciar em meio à concorrência. Neste artigo, você entenderá mais sobre a importância da identidade visual para o seu negócio.
O que é Canva?
Foto: Canva
O Canva é uma ferramenta de criação que vem ganhando espaço mundialmente. Ele é reconhecido pela sua técnica de arrasta e solta. A ferramenta possibilita a criação de design gráfico, desde convites, cartões de visita, posts para as redes sociais até relatórios completos com infográficos.
Muitos empreendedores brasileiros utilizam o Canva para desenvolver o seu próprio logotipo, cardápio, cartão de visita e assinaturas de e-mail. Por se tratar de uma ferramenta de fácil utilização e prática, o Canva conseguiu conquistar uma grande camada dos empreendedores.
Mas afinal… A ferramenta é uma opção assertiva para quem deseja ter a sua própria marca? Vamos entender mais detalhadamente os prós e contras.
Identidade Visual Canva
Para quem está iniciando e não possui uma visão do seu negócio a médio e longo prazo, criar uma identidade visual no Canva pode ser uma opção interessante. A ferramenta oferece a possibilidade de escolher as cores, tipografia, ícones, entre outros elementos que fazem parte de um projeto de identidade visual.
No entanto, é extremamente importante ressaltar que a plataforma não oferece registro de marcas e certos projetos criados pelo Canva possuem direitos autorais de terceiros, o que irá impossibilitar o registro da sua marca.
Se a sua visão é ter uma marca sólida e de fácil representação a médio e longo prazo, criar a identidade visual no Canva pode não ser a melhor solução. Portanto, se a sua intenção é registrar a sua marca, é necessário procurar uma empresa especializada desde o processo criativo da identidade visual até o registro da marca.
Vantagens de usar o Canva
Agora que você já sabe sobre o processo de identidade visual Canva, podemos explicar sobre as vantagens de usar a ferramenta para impulsionar o seu negócio.
- Facilidade: A plataforma é fácil e simples de usar, mesmo para quem não tem conhecimento em design. Dentro da ferramenta você terá um acervo de banco de imagens e tipografias que poderão ser utilizados de acordo com o plano escolhido.
- Baixo custo: o Canva é uma ferramenta acessível, sem a necessidade de contratar um designer gráfico. Para tarefas que não demandam complexidade e registros futuros, é uma alternativa que pode fazer sentido para o seu tipo de negócio.
- Templates: Você está com bloqueio criativo? Não se preocupe, pois o site oferece uma grande quantidade de templates prontos e personalizáveis, o que facilita a criação da identidade visual.
- Versatilidade: Precisa inovar na sua criação? Sem problemas, o Canva permite criar uma ampla gama de materiais gráficos, o que torna a plataforma versátil e alinhada com a sua proposta final.
Desvantagens de usar o Canva
Nem tudo é perfeito, não é mesmo? As desvantagens do Canva podem ser pontuais para quem precisa se estabelecer no mercado. Confira as principais desvantagens ao desenvolver identidade visual Canva.
- Profissionalismo: O Canva não é uma ferramenta exclusiva para criação de marcas. Além disso, ela conta com materiais que são de terceiros, o que pode impossibilitar o registro futuro.
- Falta de originalidade: Os templates poderão te ajudar e ao mesmo tempo te atrapalhar. Você não terá uma marca 100% original ao utilizar a ferramenta para criar a sua própria identidade visual. Isso pode ser um problema ao gerar o reconhecimento do seu negócio.
- Recursos limitados: Os recursos costumam ser limitados quando comparados a softwares de criação de identidade visual profissional, como o Adobe Illustrator e o CorelDraw. Portanto, é extremamente necessário ficar atento aos recursos criativos.
Identidade Visual Canva: Vale a pena?
Foto: Pexels
A ferramenta Canva é uma ótima opção para quem está iniciando os trabalhos no mercado físico e digital. Além disso, você mesmo poderá efetuar as suas criações sem muitas dificuldades.
No entanto, é importante considerar que a qualidade e originalidade dos designs podem ser limitadas e que não será possível registrar a marca através da plataforma. Além disso, você ficará limitado a certos recursos exclusivos da própria plataforma e não terá algo semelhante a softwares profissionais de criação.
Se você deseja criar uma identidade visual profissional e exclusiva para o seu negócio, entre em contato com a nossa equipe. Temos um time extremamente qualificado para te ajudar durante esse processo criativo. Solicite um orçamento sem compromisso hoje mesmo