A internet deixou de ser apenas um portal de consumo de notícias e interação. A sociedade brasileira usa a internet como uma forma de consumir bons produtos e serviços a cada segundo. Você já usa a internet a seu favor? Você já possui uma plataforma de vendas pela internet? Você sabia que as compras online crescem e alcançam 49,8 milhões de usuários no Brasil?
Ter um negócio sólido na internet é essencial para qualquer empreendedor que busca alavancar as suas vendas e atrair uma nova gama de clientes. Durante a pandemia da Covid-19 e no início de 2023, o termo site e landing page ficou em alta e muitos comerciantes ficaram em dúvida sobre as diferenças entre os dois termos. Pensando nisso, preparamos este artigo no qual você irá entender a diferença entre site e landing page.
E você já está pronto para botar as ideias em prática e investir no reconhecimento da sua marca? É hora de partir para ação e criar um site profissional para o seu negócio. 🙂
O que é um site?
A internet é um mundo de possibilidades e oportunidades para negócios, serviços e produtos. E para aproveitar todas as vantagens que a rede mundial de computadores pode oferecer, é preciso estar presente na internet de maneira estratégica e assertiva.
O surgimento do site começou no início dos anos 1990, quando a internet ainda era uma novidade. De lá para cá, os sites se tornaram um elemento fundamental para o sucesso de um negócio, seja ele grande ou pequeno. Atualmente, é difícil imaginar uma empresa que não tenha um site, pois é por meio dele que muitos clientes em potencial vão conhecê-la e se informar sobre seus produtos e serviços.
Com o avanço da tecnologia no Brasil e no início dos anos 2000, os sites começaram a se popularizar através de portais de notícias como o UOL e o Terra. Além disso, o conceito de site é resumido em um conjunto de páginas interconectadas que formam uma estrutura para uma empresa, organização ou indivíduo apresentar conteúdo e serviços online. Ele pode ser utilizado para diversos fins, como fornecer informações sobre um negócio, apresentar produtos e serviços, permitir que os clientes façam compras online, dentre outras finalidades.
A vasta possibilidade do site permite que qualquer empreendedor consiga mostrar os seus produtos ou serviços de forma democrática e escalável. A vantagem de ter um site bem estruturado é que você poderá crescer e alcançar novos públicos de maneira mais rápida e assertiva. Neste artigo você aprenderá sobre os tipos de sites existentes atualmente no mercado nacional.
O que é landing page?
Foto: Pexels
Dentro do marketing digital, o termo landing page está cada dia mais em alta. Você provavelmente já deve ter ouvido algo sobre: landing page, landing page de alta conversão, o que é landing page e etc… Porém, vamos definir o que é landing page de forma mais simples e direta possível. 🙂
Diferentemente de um site comum, por exemplo, a landing page, por sua vez, é uma página específica de um site criada para uma finalidade muito específica, que é a conversão de visitantes em leads ou clientes. Ou seja, a landing page é uma página criada para gerar uma ação específica do visitante, como preencher um formulário, fazer uma compra, ou inscrever-se em uma lista de e-mails.
O site comum, por exemplo, é usado para contar a história da empresa, mostrar os valores, visão e benefícios. Ele não é focado em gerar ações dos visitantes. A ação poderá ser espontânea. Já a landing page é 100% voltada para uma tomada de decisão do usuário. Seja ela para te chamar no WhatsApp, fazer uma compra, efetuar uma ligação ou cadastrar um e-mail. Neste artigo você entenderá mais sobre o que é uma landing page.
Surgimento e vantagens da landing page
Vender é o desejo e o objetivo de qualquer empreendedor. Gerar boas vendas é uma consequência quando você possui bons produtos, serviços e um pleno atendimento e suporte. Pensando em facilitar a comunicação direta entre vendas e cliente final, a landing page surgiu a partir da necessidade de criar páginas que fossem altamente efetivas em converter visitantes em clientes. A ideia é criar uma página com um design simples e objetivo, com conteúdo focado em um objetivo único, para que o visitante não se distraia com outros elementos que possam desviar sua atenção.
Em nossa agência, recebemos dúvidas sobre o que é uma landing page de alta conversão e o que não pode faltar em uma landing page. De modo geral, landing page de alta conversão é aquela página que gera vendas ou captação de leads todos os dias. Ou seja, todos os dias você estará recebendo dinheiro ou potenciais clientes para o seu negócio.
Para ter uma boa landing page é preciso levar em consideração alguns aspectos importante:
- Desempenho: Ninguém merece ficar esperando minutos para a página carregar. Portanto, a sua landing page precisa ser rápida e otimizada. Dê importância para um tempo de carregamento em até 3s.
- Design responsivo: O seu usuário precisa se sentir confortável na página. A landing page precisa ser adaptada para smartphones e tablets.
- Design: O design é outro fator importante para uma landing page que gera ações positivas todos os dias. Ter um design original e construído por designers profissionais é um fator que irá elevar o conceito da sua landing page.
- Segurança: É um ponto que não é muito divulgado, porém, a segurança dos dados do seu usuário é extremamente importante. A LGPD está em vigor no país e uma empresa que busca ser referência, precisa pensar na segurança dos navegantes.
- SEO: Do que adianta ter um site lindo, rápido e impactante se ele não aparece no Google ou demais buscadores? É fundamental estruturar a sua landing page com foco em SEO. Neste artigo você irá entender sobre como se posicionar no Google.
Onde usar a landing page?
Como vimos neste artigo, a landing page tem como foco principal a geração de clientes e vendas. Portanto, ela precisa ser completamente persuasiva e objetiva para que o seu cliente tome a decisão esperada.
Porém, muitos ainda ficam em dúvida onde aplicar a landing page. Separamos alguns locais que você poderá utilizar para divulgar o seu negócio online.
- Google Ads: O Google Ads é uma das plataformas de anúncio mais utilizadas ao redor do mundo. É extremamente importante colocar a sua landing page para divulgar os seus produtos ou serviços dentro do Google Ads. Você terá bons resultados a curto e médio prazo. Neste artigo você aprenderá mais sobre tráfego pago.
- Facebook Ads: O objetivo de conversão dentro do Facebook Ads é ideal para impulsionar a sua landing page dentro da plataforma. É de suma importância ter uma página bem concisa e persuasiva para obter bons resultados.
- Pinterest Ads: Crie Pins interessantes dentro do Pinterest, impulsione e leve o seu potencial cliente para dentro da landing page. É uma opção interessante para quem ainda não utiliza com frequência a plataforma de anúncios do Pinterest.
Site ou landing page?
Foto: Pexels
Conforme abordamos neste artigo, o site e a landing page são basicamente estruturas de web que levam para objetivos distintos. Porém, eles estão dentro do mesmo conceito de website em geral.
Em conclusão, enquanto o site é uma estrutura completa de páginas que tem como objetivo apresentar uma empresa, produto ou serviço, a landing page é uma página específica criada com um objetivo claro de conversão de visitantes em clientes ou leads. Ambos são importantes para o sucesso de um negócio online e devem ser trabalhados de forma efetiva para garantir um bom desempenho na internet. Se você deseja ter sucesso no mundo online, é importante conhecer bem essas duas ferramentas e utilizá-las de forma adequada.
Vale ressaltar que um não é melhor que o outro. É importante entender de fato qual é a sua proposta a médio e longo prazo e estruturar o seu site ou landing page de maneira estratégica para que os resultados comecem a aparecer com o tempo.
E aí, você possui site ou landing page? Não possui nenhum dos dois? É hora de alavancar o seu negócio online e turbinar as suas vendas. Entre em contato com o nosso time e solicite um orçamento sem compromisso. Iremos desenvolver um site ou landing page de alta conversão para que você cresça na internet.