Por: Cari Assis
Review Comunicação
Você está querendo investir em marketing digital, mas não sabe por onde começar? Preparamos 7 dicas essenciais para você fazer um planejamento efetivo!
Sem um plano, as ações de marketing digital podem ser fragmentadas e ineficazes. Com um planejamento estratégico, você economiza tempo e esforço, pois tem um roteiro claro a seguir.
Ter um plano estratégico em vigor ajuda a definir quais métricas são mais relevantes para seus objetivos de negócios e como interpretá-las. Isso leva a uma tomada de decisões mais informada.
Saiba que um plano estratégico não é um documento estático; ele é flexível e permite que você se adapte a essas mudanças de forma planejada.
Mas afinal, como fazer um planejamento de marketing digital efetivo? Conheça 7 dicas de ouro para você aplicar hoje mesmo no seu negócio.
Tenha metas definidas, como: aumentar as vendas online em 20% nos próximos seis meses, gerar 1.000 leads qualificados por mês ou melhorar o reconhecimento da marca. Seja sempre objetivo!
O público é a base! Crie personas de compradores detalhadas que representem seus clientes ideais, incluindo informações demográficas, comportamentais e psicográficas.
Analise o que seus concorrentes estão fazendo no espaço digital, identifique suas forças e fraquezas e encontre oportunidades para se destacar.
Não é necessário estar presente em todos os canais de marketing digital. Com base em seu público-alvo e objetivos, selecione os canais que fazem mais sentido para o seu negócio.
Determine quanto você está disposto a investir em suas campanhas de marketing digital. Isso deve abranger gastos com publicidade, ferramentas de automação, criação de conteúdo, etc.
Sempre coloque o cliente no centro de suas estratégias. Crie conteúdo e campanhas que resolvam problemas e atendam às necessidades do seu público.
A medição do retorno sobre o investimento (ROI) é essencial. Avalie se suas estratégias estão gerando resultados positivos em relação aos seus objetivos e ajuste sua alocação de recursos.