Por: Cari Assis
Review Comunicação
Você possui um negócio que envolve os dados dos clientes? Fique atento! Entenda como funciona a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e evite possíveis problemas.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor no Brasil em 2020 e tem como objetivo proteger os dados pessoais dos cidadãos brasileiros.
A LGPD é uma lei que regulamenta a coleta, o tratamento e o armazenamento de dados pessoais. Ela define regras para como as empresas podem usar esses dados e quais são os direitos dos titulares.
É importante entender que as empresas precisam ter o consentimento dos titulares dos dados para coletá-los e usá-los para fins de marketing.
Vale destacar que as empresas também precisam ser transparentes sobre como estão usando esses dados e garantir a segurança dos mesmos.
Criar uma política de privacidade que explique como a empresa coleta, usa e armazena dados pessoais é um passo essencial para se adequar a LGPD.
Obter o consentimento dos titulares dos dados para coletá-los e usá-los para fins de marketing é também primordial em um ambiente cada vez mais tecnológico e imediato.
As empresas que se adequarem à LGPD terão uma série de vantagens, incluindo: – Maior confiança dos clientes; – Melhor reputação no mercado; – Redução do risco de multas.
Vale sempre realizar um mapeamento dos dados pessoais que sua empresa coleta e usa. Isso poderá evitar possíveis problemas no futuro.
A empresa que estiver devidamente adequada a LGPD, poderá ter maior escalabilidade no mercado, o que irá impactar diretamente no aumento do lucro a médio e longo prazo.
Existem ferramentas para ajudar as empresas a se adequarem à LGPD, como: – Soluções de segurança de dados; – Geradores de políticas de privacidade.
Se adequar à LGPD é sinônimo de vantagens, incluindo maior confiança dos clientes, melhor reputação no mercado e redução do risco de multas.