Por: Cari Assis
Review Comunicação
Conheça 10 conceitos essenciais sobre a inteligência artificial no marketing digital. Conceitos chave para evidenciar a sua marca no mercado e gerar mais vendas.
A inteligência artificial no marketing digital é composta por norteadores que fundamentam a estratégia. Preparamos 10 conceitos para você se aprofundar. Vamos conhecer?
São sistemas que podem analisar vastos conjuntos de dados de clientes, preferências e comportamentos para personalizar campanhas e mensagens de marketing de forma mais precisa.
NLP permite, por exemplo, que as empresas compreendam e analisem os diferentes dialetos e sotaques do país, tornando possível a criação de chatbots e assistentes virtuais mais eficazes.
No Brasil, as redes neurais estão sendo usadas em análise de imagens e vídeos, desde reconhecimento facial para segurança até análise de sentimentos em vídeos de marketing.
Essa mesma abordagem é aplicada no marketing digital, com sistemas de IA sugerindo produtos e conteúdo relevantes para cada costume e desejo dos clientes.
Os chatbots estão sendo adotados para melhorar o atendimento ao cliente. Isso permite que as empresas ofereçam suporte 24/7 e resolvam problemas de maneira mais eficiente.
No campo do marketing digital, o deep learning é usado em tarefas avançadas, como análise de imagens de produtos e personalização de conteúdo com base em dados complexos do usuário.
A IA pode ajudar a identificar grupos de clientes específicos com base em características demográficas, comportamentais e regionais para criar campanhas altamente segmentadas.
A automação de marketing é uma das áreas em que a IA tem um impacto direto no Brasil, economizando tempo e recursos ao automatizar tarefas como o envio de e-mails, postagens etc.
A IA está sendo usada para prever o comportamento do consumidor no mercado brasileiro, auxiliando na tomada de decisões informadas e na identificação de oportunidades de mercado.
A questão da ética na IA é relevante, considerando as preocupações com a privacidade dos dados dos clientes. Por isso, é essencial pensar no seu usuário final!