O mundo digital está cada vez mais presente e aquecido em meio a grande massa consumidora de conteúdos multimídias. Investir nos meios digitais deixou de ser apenas um “artigo de luxo” para as empresas, mas se tornou uma forma de sobrevivência para continuar no mercado. Já se foi o tempo onde o consumidor comprava um simples objeto e tudo terminava ali. Hoje, o mundo está conectado e gerando conexões.
Os desafios são ainda maiores para quem é microempreendedor individual (MEI). Em meio a grande concorrência e as adversidades do cenário econômico atual, para muitos microempreendedores que jamais tiveram o primeiro contato com o marketing digital, o investimento no mercado digital pode ser um pouco assustador e desafiador no começo.
Como entrar no Marketing Digital?
Estar presente no âmbito digital não é uma tarefa que ocorre da noite para o dia. Se você é MEI e o seu negócio ainda não tem uma presença online, chegou o momento de começar a estudar, planejar e colocar a mão na massa. Uma forma bastante assertiva para você ingressar a sua empresa no Marketing Digital é tendo boas referências, se inspire em empresas que já fazem um bom trabalho. Busque extrair o máximo de inspirações, faça um planejamento e se a grana estiver um pouco curta, faça cursos gratuitos do Sebrae. O importante é não deixar de lado a importância do marketing digital para o seu negócio.
Em quais redes sociais minha empresa deve marcar presença?
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Esse é um dos assuntos que geram dúvidas para quem está começando no marketing digital. Se você pensa que existe uma mídia social mais eficiente e lucrativa, você pode estar um pouco equivocado. É extremamente importante entender o seu público-alvo e dos seus clientes e gerar conteúdos estratégicos para manter boas conexões. Entender a sua concorrência é um fator essencial para aprimorar e elevar o seu conteúdo para novos públicos e clientes.
O Instagram e o Facebook, podem ser o caminho mais adequado para quem quer iniciar o seu negócio no mundo digital. Porém, é importante analisar outras mídias e buscar incorporar a sua empresa de acordo com as suas características e recursos presentes. Por exemplo:
Como divulgar o meu negócio no Instagram:
O Instagram é uma plataforma de grande recurso audiovisual, portanto, crie conteúdos com boas imagens, tenha um perfil chamativo, com um feed organizado e os destaques de acordo com aquilo que você oferece, e capriche bastante nos vídeos, faça reels interessantes para o seu público.
Como divulgar o meu negócio no Facebook?
Semelhante ao Instagram, o Facebook é uma rede social que valoriza bastante os recursos de áudio e vídeo, mas além disso, ele possui também grupos e páginas. Você pode criar uma page e colocar todas as informações do seu negócio dentro dela. E se você precisa dar uma turbinada nas vendas, os grupos do Facebook são interessantes para divulgar os seus produtos e serviços.
Como divulgar o meu negócio no Twitter?
O Twitter é uma ótima opção para textos curtos. Você pode explorar a plataforma para divulgar o horário de funcionamento, divulgar as novidades, novos produtos, novos serviços e etc.
Como divulgar o meu negócio no YouTube?
O Youtube é apropriado para quem deseja compartilhar vídeos. Faça vídeos interessantes como: tutoriais do seu produto, dicas, benefícios, curiosidades. O importante é sempre gerar boas conexões. Ao criar um bom relacionamento, a venda será apenas uma consequência.
A minha empresa precisa de um site?
Se você é MEI e ainda não possui um site profissional, você está perdendo dinheiro e credibilidade. Dentro do marketing digital, ter uma presença na web é fundamental para elevar e escalar a sua marca a médio e longo prazo. Ter um website é um dos principais passos para o seu negócio ganhar forma e atrair públicos engajados e interessados nos seus produtos/serviços. Confira o nosso outro artigo e entenda um pouco mais sobre os tipos de sites que você pode incorporar no seu negócio.
Em quais outros canais eu posso divulgar o meu negócio?
Além do site e das redes sociais, você pode fortalecer a presença da sua marca no WhatsApp Business, Telegram e Google Meu Negócio. Entenda que quanto maior for a sua presença no marketing digital, maior tende a ser o seu retorno. Não fique com medo de dar errado. O errado é não tentar, não divulgar, não investir e não acreditar no potencial da sua marca.
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Vantagens de usar o WhatsApp Business para o seu negócio
Ele é muito parecido com o WhatsApp que usamos normalmente, porém, é uma conta comercial. Entre as suas principais vantagens, está a possibilidade de inserir informações como a localização do seu negócio, horário de funcionamento, segmento comercial, além de site, e-mail para contato, etiquetas, catálogos e outros recursos pensado para o empreendedor.
Vantagens de usar o Telegram para empresa
O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas semelhante ao WhatsApp. Nele é possível criar uma página e criar uma relação mais próxima com o seu consumidor, além de fortalecer a presença da sua marca no quesito atendimento.
Vantagens de usar o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio possibilita inserir informações sobre a sua empresa no Google, de forma que ela consiga ser encontrada pelos usuários e possíveis clientes. Imagine: se alguém digitar “pet shop no Tatuapé, em São Paulo”, a sua empresa irá aparecer? Com o Google Meu Negócio, certamente sim. Além de simples e fácil de usar, é uma ferramenta gratuita e que irá fortalecer a imagem do seu negócio na web.
Sou MEI, é muito caro investir no Marketing Digital?
NÃO! Não, é caro investir no marketing digital. Lembre-se que nem tudo é preço. Uma marca forte e consolidada gera valores, gera conexões, gera lembranças e respeito. Investir em marketing digital fará a sua marca criar valores intangíveis. Portanto, não fique achando que tudo é caro, que certos esforços não valem a pena. Comece a pensar diferente, busque ser referência naquilo que você oferece e não seja apenas mais uma opção em meio a vasta concorrência. O maior preço é a plena satisfação dos seus clientes, a indicação, a credibilidade do seu negócio e o seu empenho em investir no marketing digital de forma assertiva e duradoura.
Afinal, vale a pena investir em Marketing Digital?
Investir no marketing digital é dar um passo à frente. É se diferenciar daqueles que pararam no tempo e estão focados apenas na presença física. Investir em marketing digital é importante para qualquer negócio, especialmente em momentos difíceis e incertos que estamos vivendo. Mesmo que você esteja com recursos limitados, é possível desenvolver ações e estratégias conforme as suas possibilidades e necessidades. É fundamental buscar novos conhecimentos e capacitação para entender de forma mais concreta as técnicas e as ferramentas que melhor se adaptam ao seu negócio, e, assim, conseguir fazer o uso delas de forma apropriada.
Que tal começar hoje mesmo o Marketing Digital do seu negócio? Nós da Review Comunicação temos soluções inteligentes para alavancar a sua presença no digital. Entre em contato conosco e vamos te guiar nessa jornada.