Entenda o que é Pattern na identidade visual e como isso impacta na percepção do seu negócio.
Criar uma marca sinônimo de qualidade vai além de abrir um CNPJ e criar um logotipo. Se tornar uma referência dentro de um mercado cada dia mais competitivo é uma tarefa que precisa ser construída diariamente e com foco na satisfação plena do cliente. Afinal, o público será o norteador chave de qualquer estratégia de comunicação e marketing.
Muitos empreendedores que estão dando os primeiros passos agora no mercado, acreditam que o marketing digital já será o suficiente para potencializar os resultados do seu negócio. É sempre importante alinhar as expectativas e criar mecanismos eficientes para evidenciar os seus produtos ou serviços. O marketing digital ou até mesmo o tradicional, são apenas um recurso para atrair e fidelizar novos clientes, portanto, a sua oferta, a entrega e a preocupação em elevar a experiência do cliente, precisam de atenção para que a sua marca ganhe força a médio e longo prazo.
Ainda falando em experiência do cliente, a identidade visual, por exemplo, é uma ferramenta primordial para que os resultados sejam efetivos. A mensagem e a conexão que você quer transmitir para o seu público precisa ser impactante e resolver as principais dores e objeções. Por isso, um projeto de criação de marca é uma etapa que precisa ser vista com outros olhos.
Dentro do conceito de identidade visual, existem outros princípios, e um deles é o Pattern. Diariamente, recebemos mensagens de leitores perguntando o que é pattern na identidade visual e por quais motivos isso é importante. E pensando nisso, decidimos criar este artigo para explicar com o máximo de detalhes possível sobre como uma identidade visual bem construída pode potencializar o seu negócio. Se você ainda não tem uma marca bem desenvolvida, é fundamental conferir todos os tópicos abordados neste texto, assim como os demais conteúdos já publicados em nosso site. 🙂
A relevância da identidade visual na construção de uma marca
Você provavelmente já deve ter sido impactado por uma marca que transmite de forma precisa os seus valores. Pois é, essa construção é pautada diretamente na identidade visual. Muitos iniciantes acreditam que a identidade visual é apenas o conceito de logotipo. É importante entender que o logotipo faz parte do projeto, porém, ele não é o único elemento que envolve uma marca.
A primeira impressão é a que fica! Ter uma marca memorável é sinônimo de transmitir confiança e credibilidade para o seu público-alvo. Quando alguém encontra o logotipo ou qualquer outro elemento visual da marca, essa experiência inicial cria uma impressão duradoura. Portanto, lembre-se que uma identidade visual forte e bem planejada pode tornar essa primeira impressão memorável e positiva. Entenda mais sobre a importância da identidade visual.
Outro fator de extrema relevância em um projeto de identidade visual é a sua consistência. — Sim, a consistência é um elemento que jamais poderá ser deixado de fora em qualquer estratégia de comunicação e marketing. Ter um projeto consistente é importante para estabelecer a credibilidade e a confiança dos consumidores. Quando os consumidores veem uma marca que mantém a mesma estética visual, eles sentem que estão lidando com uma empresa profissional e confiável.
Sabemos que a concorrência pode ser um obstáculo para muitos segmentos de mercado. Isso é normal, faz parte do mundo do empreendedorismo. Porém, com uma identidade visual bem construída, você estará à frente da concorrência, tornando o seu projeto visual mais atraente para os consumidores em busca de algo especial e exclusivo.
Podemos entender também que uma marca sem uma identidade visual construída não transmite os valores. Os valores são essenciais para elevar a notoriedade do seu conceito e consequentemente impactar o público por fatores que vão além do preço do seu produto ou serviço em questão. Investir tempo e recursos na construção e manutenção de uma identidade visual eficaz é um passo essencial para qualquer empreendedor ou empresa que deseja se tornar uma referência no mercado, seja a curto, médio ou longo prazo.
O que é Pattern na Identidade Visual?
Como já abordamos no começo deste artigo e em diversos textos publicados em nosso site, a identidade visual vai além de um mero logotipo. E isso precisa estar devidamente fixado na sua base de conhecimento. Em meio a este cenário e elementos, muitos usuários questionam sobre o que é pattern na identidade visual e como isso impacta na percepção da sua marca.
De modo geral, “Pattern” na identidade visual refere-se a um elemento crucial no design de marcas e materiais de marketing. Nesse contexto, “pattern” se refere a um padrão visual, que pode ser uma repetição regular de elementos visuais, como formas, cores, texturas ou outros elementos gráficos. Esses padrões são usados de forma consistente para reforçar a identidade de uma marca e criar uma imagem visual única e reconhecível.
Assim como qualquer plano estratégico, a identidade visual é focada em gerar desejo, emoções e tomada de decisão do seu potencial cliente. O pattern em uma identidade visual, por exemplo, é trabalhado para elevar o nível de conhecimento da sua audiência e consequentemente gerar mais relevância para a sua marca.
Preparamos também algumas maneiras de contextualizar melhor sobre o que é pattern na identidade visual:
- Repetição estratégica: Os patterns são elementos visuais que são repetidos de maneira intencional em diversos materiais de marketing e produtos da marca. Essa repetição estratégica cria consistência visual e ajuda a marca a ser facilmente identificada e lembrada pelo público.
- Elementos dos Patterns: Os elementos que podem compor um pattern incluem cores, formas, tipografia personalizada e outros elementos gráficos exclusivos à marca. Por exemplo, a marca da Adidas utiliza as três listras como um pattern icônico.
- Coerência da identidade visual: Os patterns desempenham um papel fundamental na coesão da identidade visual da marca. Eles garantem que todos os materiais de marketing, desde embalagens de produtos até sites e anúncios, sigam um estilo visual consistente.
- Valores e personalidade: Os patterns também podem ser usados para transmitir os valores e a personalidade da marca. Por exemplo, um pattern orgânico e suave pode ser escolhido por uma marca comprometida com a sustentabilidade, enquanto um pattern geométrico e moderno pode refletir uma marca inovadora.
- Diferenciação e reconhecimento: Um pattern bem escolhido e aplicado torna a marca instantaneamente reconhecível. A diferenciação é importante, pois estamos vivendo em em um mercado competitivo, portanto, se destacar é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento.
- Memorabilidade: A repetição de um pattern em diferentes contextos cria associações fortes na mente dos consumidores, tornando a marca mais memorável. A memorabilidade é essencial para garantir que os consumidores se lembrem da sua marca quando estiverem prontos para fazer uma compra.
Podemos definir também que os Pattern criam uma imagem visual única, coesa e memorável, reforçam a identidade da marca, transmitem valores e personalidade, diferenciam a marca da concorrência e facilitam o reconhecimento instantâneo. Saiba que a escolha e aplicação cuidadosa dos patterns é um componente fundamental no processo de design de identidade visual de qualquer marca de sucesso.
Outro fator que merece destaque dentro de uma identidade visual é o conceito de branding. Atrelar o branding, a identidade visual e os patterns em si, são essenciais para uma marca que visa ser ousada e consequentemente impactar públicos mais seletos. Entenda mais sobre a importância do branding no artigo da Resultados Digitais.
Os principais elementos dos Pattern em uma identidade visual
Compreender sobre um projeto de identidade visual vai além de um único artigo. Por isso, é fundamental sempre se aprofundar nos estudos de criação de marca e nas melhores soluções para impactar o seu público. Não fique limitado em apenas entender sobre o que é pattern na identidade visual. O conceito é importante, é válido para diversos nichos de mercado, porém, eles não param por aí. Os patterns tem em sua estrutura alguns elementos que também merecem destaques. Vamos entender um pouco melhor?
- Cores: As cores são um dos elementos mais impactantes na identidade visual de uma marca. A escolha de cores específicas não apenas cria uma estética visual atraente, mas também evoca emoções e sentimentos que podem estar alinhados com a personalidade da marca. Por exemplo, o uso de vermelho e branco pela Coca-Cola transmite energia e paixão, enquanto a paleta de cores do Google é amigável e diversificada. A consistência nas cores usadas em vários materiais da marca reforça o reconhecimento e a associação das cores com a marca. Saiba como escolher a paleta de cores ideal para o seu negócio.
- Formas: Formas geométricas ou orgânicas podem ser usadas como parte dos patterns. Por exemplo, o “swoosh” da Nike é uma forma icônica que a marca utiliza consistentemente. Formas são usadas para criar uma identidade visual única e reconhecível. Elas podem transmitir a mensagem da marca de forma visual, como a simplicidade e a dinâmica do “swoosh” da Nike.
- Texturas: Por outro lado, as texturas são usadas para adicionar profundidade e sensação tátil aos materiais de marketing e produtos. Texturas como madeira, couro ou até mesmo padrões de tecido podem ser incorporadas na identidade visual para criar uma sensação específica associada à marca. Por exemplo, uma marca de roupas esportivas pode usar uma textura de tecido respirável para transmitir conforto e desempenho.
- Tipografia: A tipografia, ou escolha da fonte, desempenha um papel significativo na identidade visual. A forma como o nome da marca é escrito e estilizado é uma parte importante da identidade. Marcas como a Coca-Cola têm tipografia personalizada que é instantaneamente reconhecível e que faz parte integral de sua identidade visual. A escolha da fonte também pode transmitir a personalidade da marca, seja formal, amigável, elegante, ou descontraída. Entenda mais sobre a relevância da tipografia no artigo da Awari.
Para muitos especialistas em branding e identidade visual, os elementos presentes em um pattern são os componentes que ajudam a marca a se destacar, criar uma imagem única e transmitir eficazmente sua mensagem para o público. Portanto, não entenda o projeto de identidade visual como um custo extra, mas sim como um investimento que irá gerar resultados positivos. E é sobre isso que iremos explicar melhor no próximo tópico.
Identidade visual como investimento
Empreender é dar um passo à frente em meio à vasta concorrência. É investir em conceitos essenciais para a manutenção do seu negócio. O investimento jamais poderá ser confundido como um custo extra. O investimento é o que irá potencializar o lucro do seu negócio a longo prazo.
Ter uma marca sólida e bem construída não ocorre da noite para o dia. É uma construção que pode levar meses ou até mesmo anos dependendo do seu segmento de mercado. Porém, é fundamental considerar a identidade visual como uma ferramenta para impactar o público correto, no momento mais oportuno possível.
Uma identidade visual bem construída não tem data de validade. Ao contrário de campanhas de marketing que podem ser eficazes por um tempo limitado, uma identidade visual sólida é atemporal e pode durar anos, até mesmo décadas. Investir em um projeto sólido economiza recursos a longo prazo, pois você não precisa redesenhar constantemente sua marca.
Sabemos também que o tempo pode ser um conceito adverso para diversos empreendedores, portanto, ao investir em uma identidade visual, o tempo será o seu melhor aliado. Afinal, quando você tem um design, um pattern e diretrizes visuais bem definidas, economiza tempo e recursos que de outra forma seriam gastos na geração de novas ideias e estilos a cada novo projeto.
Compreender as principais dores e objeção do seu público vai além de entender o que é pattern na identidade visual. Ao investir em uma identidade visual você estará focado em gerar autoridade e elevar a experiência da sua audiência. A experiência conta muito para diversos segmentos do mercado, e isso precisa ser levado em consideração. Saiba como melhorar a experiência do cliente.
Saiba também que uma identidade visual forte agrega valor à sua marca. Os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos ou serviços de uma marca em que confiam. Uma identidade visual sólida contribui para essa confiança.
Conclusão
Como vimos neste artigo, entender sobre o que é pattern na identidade visual vai além do conceito básico em si. A identidade visual é uma ferramenta que precisa ser vista como um investimento e tem como propósito atrair e fidelizar o seu público. Quanto mais preciso for o projeto, mais resultados efetivos você terá.
Lembre-se que um pattern é uma repetição regular de elementos visuais que reforça a identidade da marca, cria consistência visual, diferencia a marca e a torna memorável. A importância de uma identidade visual bem construída não pode ser subestimada, pois pode ser a chave para impulsionar as vendas de um negócio. Por isso, é importante pensar diferente, ser ousado e criar estratégias eficazes para evidenciar a sua marca dentro de um mercado cada vez mais acirrado.
Podemos definir também que a identidade visual é a primeira impressão que os consumidores têm da sua marca, e essa impressão pode durar uma vida inteira. Portanto, dedique tempo e recursos para criar uma identidade visual forte e consistente que represente fielmente os valores e a personalidade da sua marca.
Se você deseja aprender mais sobre identidade visual, tendências de design ou estratégias de branding, continue acompanhando nosso blog. Diariamente, postamos conteúdos para evidenciar a sua marca no mercado. Assine a nossa Newsletter e receba conteúdos de marketing digital diretamente na sua caixa de e-mail. É simples, rápido e gratuito. 🙂