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O que é landing page e qual é a sua importância

O que é landing page e qual é a sua importância para micro e pequenos empreendedores
  • Welber Melo
  • 16/10/2021

A busca por novas vendas está cada dia mais acirrada nos meios digitais. Atender e atingir novos clientes são desafios diários para os micro e pequenos empreendedores. Crescer de forma autoritária nos meios digitais demanda estratégias e conhecimentos do seu público alvo.

A forma como você se comunica com o seu cliente deixou de ser apenas um elemento comum do dia a dia para ser um sinônimo de valor. Em um país cada vez mais competitivo, a inovação da comunicação passou a ser fundamental durante as vendas de produtos e serviços.

Entre os diversos métodos e estratégias de comunicação existentes, a landing page surge para facilitar esse processo, facilitando a conversão de clientes e possíveis clientes. Nesse post você vai entender o que é uma landing page, o seu objetivo e a sua importância para micro e pequenos empreendedores.

O que é landing page?

O termo em uma tradução ao “pé da letra” significa página de aterrissagem. Nos meios digitais, a landing page é responsável por trazer novos clientes para essa página e por meio de uma linguagem persuasiva fazer com que esse possível cliente compre produto e/ou serviço.

Quando você está navegando em blogs ou em redes sociais, é comum você se deparar com anúncios patrocinados. Esses anúncios na maioria das vezes te levam para uma landing page onde terá todas as informações do produto anunciado. No marketing digital essa estratégia é pensada para gerar alguma taxa de conversão – seja ela um clique, uma venda, curtida, visualização, cadastro, download ou uma assinatura de e-mail marketing, por exemplo.

Qual é a estrutura de uma landing page?

A estrutura de uma boa landing page é semelhante a de um website comum. A grande diferença da landing page para um website institucional, por exemplo, é que a landing page é focada em vendas. Já um site institucional transmite a história da empresa, produtos, serviços, área de login e cadastro, por exemplo.

Uma landing page bem estruturada é formada pelos seguintes itens:

  1. Uma boa hospedagem de site;
  2. Um domínio que faça sentido com o produto e serviço oferecido;
  3. Bom layout;
  4. Responsivo (que se adeque aos diferentes formatos de telas;
  5. Otimizado (um página rápida e de fácil navegação)
  6. Boa linguagem (persuasiva e de fácil entendimento para o público-alvo).
landing page para pequenas empresas Review Comunicacao Agência de Marketing Digital Review Comunicação https://reviewcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Img-Review-Redes-sociais-1000x1000px.png
Imagem: Freepik

Qual é o seu principal objetivo?

O principal objetivo de uma landing page é despertar a curiosidade do cliente. Também conhecida como página de vendas, ela é responsável por criar desejos e interesses do público-alvo, fazendo com que ele compre esses desejos e interesses.

Lembre-se que a landing page é uma página focada em gerar conversões, e é por isso que ela se diferencia de um site comum, por exemplo. Para que você não perca nenhum possível cliente na sua página, é preciso que ela seja clara, objetiva, bem otimizada e oferecendo realmente tudo aquilo que foi prometido.

Benefícios de uma landing page

Como vimos acima, uma boa landing page permite gerar conversões (vendas). Porém, ela vai além de conversões. Esse tipo de estrutura possibilita a aproximação entre o vendedor e o cliente. Nem tudo no marketing digital é baseado em vendas. Uma boa comunicação com o seu público-alvo é fundamental para que você se mantenha nos meios digitais. Confira abaixo alguns benefícios da landing page:

  • E-mail marketing otimizado: Ao criar uma landing page com o formato de geração de cadastros, a sua próxima campanha de e-mail marketing estará otimizada com possíveis clientes. É sempre importante deixar algum material, como um ebook, por exemplo, para que o seu possível cliente assine a sua newsletter.
  • Facilidade de uso: Quando bem construída e pensada na experiência do usuário, a landing page se transforma em uma ferramenta de fácil utilização para o seu público. Para que isso ocorra é importante contratar um bom profissional para que ele possa construir toda a estrutura da página pensando na experiência do seu usuário final.
  • Baixo custo de investimento: O custo de investimento para criar uma landing page do zero, pode variar entre R$ 500,00 a R$ 1.500,00 dependendo do tamanho do projeto e da experiência do profissional contratado. Tenha em mente que é um investimento que terá retorno a curto e médio prazo dependendo do tipo de campanha que será feita.
  • Integração com as redes sociais: É possível criar uma fácil integração com as redes sociais e com plataformas de e-mail marketing.
Criação de landing page para micro empresas - Review Comunicação
Imagem: Pexels

Elementos visuais

Outra forte característica de uma landing page de alta conversão, são os seus elementos visuais. É extremamente importante deixar a página visualmente agradável, com um bom layout e com os elementos necessários. Lembre-se que essa página é o cartão de visitas para o seu público. Você não vai querer que o seu visitante saia rapidamente do site. Para que isso não ocorra, veja a seguir alguns exemplos de elementos visuais que precisam estar presente:

Cores

Tenha uma paleta de cores que faça sentido com o seu produto/serviço. Se você não sabe definir as cores corretas, contrate um bom profissional para que ele desenvolva uma identidade visual completa para o seu projeto. Cores inteligentes são capazes de transformar o visitante em um cliente fiel. É interessante utilizar cores que transmitam confiança, energia e inspiração.

O contraste das cores é outro elemento que não pode ficar de fora, pois ele precisa agir com harmonia com a identidade visual para que o usuário consiga ler os textos e visualizar as imagens.

Títulos

O texto precisa ser escrito de forma concisa e direta. Se você tem dificuldades em escrever um texto de forma persuasiva e direta, é recomendado contratar um profissional copywriter para que ele tome conta dessa parte. Afinal, ninguém merece ficar lendo textos complexos e sem sentido para comprar algum produto/serviço.

É fundamental que os títulos e subtítulos estejam com um tamanho de fácil leitura, estejam de acordo com a paleta de cores da sua identidade visual e que eles sejam de fácil entendimento. A sua landing page precisa ser simples, objetiva e direta para o seu cliente.

Imagens

O uso de boas imagens ajudam na comunicação e na divisão dos elementos visuais. É extremamente importante colocar imagens que fazem sentido com o seu negócio e que elas estejam otimizadas para a web. Usar boas imagens irá fortalecer o seu negócio e trará confiança e credibilidade para o seu público.

Landing page de alta conversão

Se você busca uma landing page de alta conversão, é preciso entender mais alguns fatores importantes: SEO, copywriter, palavras-chave e otimização. Esses fatores são determinantes quando o assunto é uma landing page que de fato seja de alta conversão. Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles? Confira a seguir:

  • SEO: O SEO, Search Engine Optimization, são técnicas que permitem que o seu site seja encontrado pelos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo. Uma boa landing page é desenvolvida já pensando nos mecanismos de buscas, permitindo que o seu conteúdo seja visto de forma orgânica sem a necessidade de investimentos em tráfego pago.
  • Copywriter: Um bom texto é capaz de transformar qualquer pessoa em um cliente fiel. Durante esse processo textual, gatilhos mentais como exclusividade, escassez e inovação, por exemplo, são explorados no momento da criação do texto. Antes de começar o layout da landing page é preciso pensar como será construído o texto de acordo com as dores/necessidades do seu público-alvo.
  •  Palavras-chave: Faça um estudo prévio sobre as palavras-chave. Um bom site para que você possa estudar sobre essa prática, é o Ubersuggest. O bom uso de palavras-chave estará conectado com o SEO. Portanto, busque palavras que façam sentido na hora do seu público pesquisar o seu produto/serviço.
  • Otimização: Você já entrou em um site que demorou para ele ser carregado? Pois é… Isso é muito desestimulante. Para que isso não ocorra, a sua landing page precisa ser otimizada e rápida. Imagens otimizadas, boa hospedagem, cache e CDN são capazes de melhorar o desempenho. 
landing page de alta conversao Review Comunicacao Agência de Marketing Digital Review Comunicação https://reviewcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Img-Review-Redes-sociais-1000x1000px.png
Imagem: Freepik

E aí, você entendeu sobre a importância e as funcionalidades de uma landing page? Você está precisando alavancar o seu negócio e não sabe como? A landing page é uma excelente opção. 

Você está precisando de uma landing page de alta conversão e quer aprender mais sobre essa técnica que está em alta no marketing digital? Então entre em contato com a nossa equipe. Nós da Review Comunicação criamos landing pages de alta conversão de acordo com o seu projeto. Vamos trocar uma ideia e dar um start no seu negócio?

Criação de landing page - Review Comunicação
Picture of Welber Melo
Welber Melo
Jornalista, redator e entusiasta de novas tecnologias e comunicação. CEO da Review Comunicação, com expertise em desenvolvimento e programação de sites. Especializado em comunicação visual, social, programação web e mídias digitais. Sempre atento às novas tendências do mercado.

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