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Orçamento

Loja virtual Ecommerce: Tudo o que você precisa saber para ter uma loja virtual profissional

Saiba como funciona uma Loja virtual ecommerce e quais são as vantagens de ter um site profissional para vender os teus produtos.
  • Welber Melo
  • 05/02/2023

As lojas virtuais estão em crescimento no Brasil. Grandes magazines investem fortemente na sua plataforma de ecommerce. Com a expansão da internet no país, a possibilidade de comprar e consumir produtos de forma virtual já é uma realidade. Segundo uma pesquisa realizada pelo PayPal Brasil em parceria com a BigDataCorp, as lojas onlines tiveram um crescimento de 22,05% em 2021, na comparação com o ano passado.

Se você está pensando em investir em uma loja virtual ecommerce, este artigo irá te ajudar a entender como funciona essa modalidade de negócio, o custo para manter o site em funcionamento, os investimentos e como deixar a loja profissional.

Conheça o seu público

Como qualquer ativo na internet, é imprescindível que você conheça o seu público-alvo e saiba criar uma comunicação clara e objetiva. Não adianta você criar uma loja virtual e querer vender e anunciar para todas as pessoas. É fundamental conhecer o comportamento do seu público comprador e criar estratégias que criam desejo e ação. Neste artigo você entenderá como boas estratégias de marketing digital podem alavancar o seu negócio. 

Além de ter um conhecimento prévio sobre o seu público, é importante também conhecer as regulamentações legais sobre o que você está vendendo, incluindo questões de pagamento, segurança de dados e entrega. Não adianta você ter um pleno conhecimento do seu público-alvo se você não cumpre os fundamentos básicos de manter um negócio online. O foco será sempre gerar autoridade, transmitir confiança e vender mais todos os dias.

O que é preciso para ter uma loja virtual ecommerce?

Loja virtual Ecommerce
Foto: Pexels

Para ter uma loja virtual ecommerce você precisará de prévio investimento, o que chamamos de estrutura ou fundamento. Como qualquer outro negócio online, é preciso ter um investimento inicial para iniciar o projeto. A base para que qualquer site fique online são: domínio, hospedagem e desenvolvimento. 

  1. Domínio: O domínio é o nome do seu negócio na internet. Por exemplo: minhalojavirtual.com. É por onde o seu cliente irá acessar para entrar no portal do seu site. É interessante ter um domínio que faça sentido para o seu negócio, seja de fácil memorização e que não seja extenso. O custo para ter um domínio gira em torno de R$40,00/ano. 

  2. Hospedagem: O serviço de hospedagem será o responsável por armazenar os arquivos da sua loja virtual, as imagens, as tipografias, o serviço de webmail e os pedidos solicitados. O ideal é ter uma hospedagem localizada no Brasil para que o tempo de resposta seja menor e consequentemente o site abra mais rápido. Há diversos serviços de hospedagem e o preço pode variar de R$11,00/mês a R$200,00/mês dependendo dos recursos do servidor.

  3. Desenvolvimento: O custo para desenvolver e projetar um site de ecommerce pode ser significativo, dependendo do tamanho e da complexidade do site. É sempre importante compartilhar o máximo de informações para o desenvolvedor e alinhar as expectativas. Caso você precise de ajuda para desenvolver a sua loja virtual ecommerce, entre em contato com a nossa equipe. Temos condições especiais para quem está iniciando.

O que não pode faltar em uma loja virtual

Uma vez já entendido os custos base para a criação de uma loja virtual, chegou a hora de deixar ela profissional. Saiba o que não pode faltar para que a sua loja tenha destaque.

  • Design atrativo: A primeira imagem é a que fica. Portanto, é importante que seu site seja visualmente atraente e fácil de navegar, para que os visitantes possam encontrar facilmente o que estão procurando. Quanto mais clean for a aparência da sua loja virtual, mais agradável será para o usuário. 

  • Processo de compra fácil: O processo de compra deve ser simples, rápido e seguro. O foco sempre será em gerar conversões. Quanto mais fácil for para o cliente fechar a compra, mais resultados você terá. É importante que os clientes possam adicionar produtos ao carrinho, realizar o pagamento e obter confirmação da compra de forma fácil e intuitiva. 

  • Segurança de dados: Os dados do seu cliente são sigilosos e precisam de cuidados. É crucial garantir a segurança de dados pessoais e financeiros dos seus clientes. A sua loja virtual ecommerce precisa ser segura, precisa ter certificados de segurança, como o SSL, e plugins de segurança da informação para proteger os dados dos usuários.

  • Opções de pagamento: O seu cliente está fechando a compra mas ele se depara que você não aceita tal cartão… Complicou e você perdeu a venda. Para que isso não aconteça, ofereça aos seus clientes diversas opções de pagamento, incluindo cartões de crédito, débito, boleto bancário, PIX, e transferências eletrônicas. Quanto mais opções de pagamento tiver, mais vendas você irá fazer.

  • Ofereça suporte: Não queira apenas vender. Ofereça suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que os clientes possam obter ajuda rapidamente em caso de dúvidas ou problemas. Um suporte eficiente sempre será um grande diferencial para qualquer negócio.

  • Marketing: Invista em campanhas de marketing para que a sua loja seja encontrada e acessada por mais pessoas. Campanhas estratégicas são uma ótima saída para alavancar o resultado do seu negócio. Neste artigo você irá entender como funciona o tráfego pago.

Benefícios de ter uma loja virtual

Loja virtual Ecommerce 2 Agência de Marketing Digital Review Comunicação https://reviewcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Img-Review-Redes-sociais-1000x1000px.png
Foto: Pexels

Ter uma loja virtual bem estruturada é sinônimo de sucesso para o seu negócio a curto e médio prazo. Veja alguns benefícios que um site profissional pode te oferecer.

  • Maior alcance: Com uma loja virtual, você pode alcançar clientes em todo o país, aumentando assim sua base de visitantes e clientes. Ter um negócio na web hoje em dia é sinônimo de escala.

  • Flexibilidade: Quem determina o horário é você! Portanto, uma loja virtual está sempre aberta, permitindo que os clientes comprem a qualquer hora do dia ou da noite, sem a necessidade de horários limitados.

  • Custos: Como já vimos, o custo para começar uma loja virtual é baixo quando comparado a comércios tradicionais. Além disso, você não terá custos operacionais como: aluguel, luz, água e funcionários.

  • Mensuração de resultados: Você irá conseguir analisar os dados do site como: o perfil do usuário, a idade, o seu comportamento, interesses e como ele chegou até a sua loja virtual. Você terá total controle para analisar e otimizar futuras campanhas de marketing.

Loja virtual ecommerce vale a pena?

Se você busca vender os seus produtos todos os dias de maneira estratégica, a loja virtual vale sim a pena. É importante ressaltar que os resultados de ter uma loja virtual dependem também de outros fatores, incluindo a qualidade do seu site, a oferta de produtos, a satisfação do cliente e a eficiência de sua estratégia de marketing. Se feito corretamente, seguindo as dicas deste artigo, ter uma loja virtual pode ser uma excelente fonte de renda.

Lembre-se que a experiência do usuário dentro do site é a chave para que ele volte a consumir novamente. Ter um site clean e intuitivo permitirá que a sua receita de faturamento alcance novos níveis a curto prazo. Valorize o processo criativo da sua loja virtual e tenha bons profissionais para te ajudar no desenvolvimento. 

Se você está interessado em expandir o seu negócio e alcançar novos clientes através da criação de uma loja virtual, entre em contato com o nosso time e solicite um orçamento. Podemos te ajudar desde a criação do nome para o seu negócio, até a entrega de uma loja virtual completa.

Loja virtual Ecommerce
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Welber Melo
Jornalista, redator e entusiasta de novas tecnologias e comunicação. CEO da Review Comunicação, com expertise em desenvolvimento e programação de sites. Especializado em comunicação visual, social, programação web e mídias digitais. Sempre atento às novas tendências do mercado.

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