A importância das redes sociais para micro e pequenas empresas e como ela se tornou essencial no mundo do empreendedorismo.
A internet modificou a sociedade com o surgimento e utilização de novas tecnologias, entre elas as mídias digitais que estão cada vez mais em evidência no Brasil. Essa plataforma de comunicação vem mudando o comportamento das pessoas, o que acaba ocasionando em uma proximidade em diferentes grupos sociais.
Por meio desse crescimento em larga escala das redes sociais, micro e pequenas empresas precisam se adequar ao marketing digital como uma forte ferramenta de relacionamento com o seu público.
Conhecer o seu público alvo é uma das principais importâncias para um resultado mais rápido e eficaz. É importante conhecer os seus gostos, costumes, desejos e poder aquisitivo. Uma boa forma de conhecer o seu público é através de campanhas de lançamento, divulgação de produtos e/ou serviços e estratégias de marketing digital.
Micro e pequenas empresas por sua natureza possuem capital de investimento em marketing digital reduzido ou até mesmo nulo quando se comparado a grandes empresas. Todavia, é importante destacar três processos fundamentais de como suas redes sociais devem funcionar para obter resultados satisfatórios com uma baixa margem de investimento:
- Captação de clientes: Por meio de anúncios relevantes para o seu público alvo;
- Produtos e/ou serviços: Produção de produtos e/ou prestação de serviços para o seu público já estabelecido;
- Engajamento: Relação de quanto o conteúdo da sua empresa/negócio está de fato alcançando a sua audiência desejada.
O fortalecimento do seu negócio nas redes sociais precisa ser contínuo e periódico. É preciso planejamento e uma boa estrutura visual e textual. É de extrema necessidade adequar sua marca para o uso de padrões tipográficos, padrões de cores ou de um planejamento completo de identidade visual.
Planejamento e divulgação
Um dos principais desafios para micro e pequenas empresas é de como começar e se manter nas redes sociais. Planejar e coletar dados estratégicos são elementos essenciais no processo de planejamento, fazendo com que a sua empresa se torne relevante nos meios digitais. Abaixo, segue algumas dicas para que pequenas empresas possam encarar esse desafio.
- Pesquisa: Conhecer o seu público-alvo e ouvi-lo é uma das formas mais econômicas e diretas. É essencial para o processo de divulgação de um produto/serviço e como suas estratégias de marketing serão pautadas posteriormente. A pesquisa do seu público terá como ótimo resultado um engajamento mais efetivo e relevante para o seu cliente.
- Elaboração: É o momento de analisar a sua pesquisa e definir quais serão as estratégias abordadas e em quais canais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, WhatsApp ou outros) serão divulgados. No processo de elaboração é importante mostrar os valores da sua empresa/negócio para que você tenha um diferencial a mais sobre os seus concorrentes.
- Produção: Hora de caprichar na sua divulgação. Explore sua criatividade, seja conciso e busque inovar. Não seja apenas mais um em meio à concorrência, busque colocar palavras e imagens que façam o seu cliente se identificar com o seu produto/serviço. (Desfrute de stories animados, artes chamativas, boa gramática e temas relevantes).
- Publicação: Tudo definido? É hora de divulgar! Escolha as plataformas onde o seu público está mais presente e faça uma boa introdução (informações essenciais) do seu produto ou serviço na descrição da postagem.
Periodicidade e interação
Não basta apenas uma publicação e achar que os resultados virão de repente. Conforme vimos acima, as redes sociais exigem estratégias e planejamentos. O retorno e engajamento de seu negócio nas redes sociais poderá ser a médio e longo prazo. Portanto, é necessário postagens frequentes que se relacionam com o seu público.
É importante ter interação e contato com o seu público, respondendo suas dúvidas, críticas, elogios e sugestões. Uma boa comunicação fortalecerá sua marca e ganhará respeito e admiração dos clientes.
Futuro e desafios
As mídias digitais tendem a crescer cada vez mais e se propagar em diversas culturas. Portanto, as redes sociais são divisores de águas do seu negócio por ser um forte potencial de comunicação e vendas. Criar, investir e apostar nas redes sociais podem ser uma das melhores alternativas para micro e pequenas empresas se destacarem e ganharem credibilidade no mercado. No começo tudo é desafiador e complexo, porém, um bom planejamento terá impactos pontuais para o seu crescimento do negócio e consequentemente a importância das redes sociais para micro e pequenas empresas serão vistas como fator essencial.
Nós da Review Comunicação estamos preparados para encarar novos desafios. Entre em contato conosco para que possamos fazer o seu negócio ganhar destaque e valor que merece.