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Orçamento

Tipos de sites para micro e pequenas empresas

Tipos de sites para micro e pequenas empresas e como a internet inovou na nova era tecnológica.
  • Welber Melo
  • Atualizado em: 20/12/2024

A internet revolucionou o comportamento da sociedade nas últimas décadas. O poder que a internet pode alcançar é praticamente imensurável nos dias atuais com o avanço de novas tecnologias. Estar conectado significa fazer parte das tendências mercadológicas e a forma com que ela afeta o seu consumidor final.

Estratégias de marketing e comunicação estão atreladas aos novos comportamentos dos cidadãos e consumidores de conteúdos espalhados pelo mundo. Uma das principais estratégias do mercado atual são os websites.

Criado no início dos anos 90, o protocolo World Wide Web mais conhecido como www começava a encaminhar sua importância para o cenário da época, permitindo a criação de serviços tão importantes como o rádio e a TV. Com o passar das décadas, os websites se modernizaram e começaram a difundir informações de interesse público e também mercadológicos para anunciantes e consumidores.

Quantos sites existem no mundo?

Nos dias atuais é praticamente impossível não consultar a internet para buscar aquilo que deseja. De acordo com o site Internet Live Stats atualmente existem mais de 1,8 bilhões de websites ao redor do mundo. Mesmo com esse número gigantesco de sites já criados, a tendência ainda é de alta e estima-se que até o primeiro semestre de 2022 os números passem para 2 bilhões de sites existentes no mundo. 

No Brasil, há em média 108 milhões de internautas, o que representa 3,70% de toda a internet do mundo.

A importância de estar conectado na internet

Os sites se tornaram uma ferramenta tão popular quanto a televisão. Estar conectado na internet é sinônimo de modernidade e maior conhecimento. Com o avanço de novas ferramentas digitais, a internet passa a ser mais democrática permitindo um maior número de usuários conectados na rede. Os websites são fórmulas essenciais quando bem exploradas, pois é possível obter novos conhecimentos, informações de interesse público e cursos/dicas de caminhos a serem seguidos para criar uma geração de renda pela internet. 

Estar conectado na internet é buscar novos caminhos, elevar o conhecimento e atrelar novas formas de geração de renda. A flexibilidade existente na internet é o que acaba se diferenciando de outros meios de comunicação mais tradicionais. Entender as redes de computadores e como ela atinge a população é uma tarefa que precisa de empenho e dedicação.

Site como forma de geração de renda para micro e pequenas empresas

a importancia do site para micro empresa Agência de Marketing Digital Review Comunicação https://reviewcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Img-Review-Redes-sociais-1000x1000px.png

Em meio às adversidades sociocultural, empresarial e econômica no Brasil, a criação de website é uma excelente opção para geração de renda. Como vimos acima, os números de usuários conectados na internet estão em constante evolução e ingressar o seu negócio na web pode ser uma solução rentável. 

Investir em site é um caminho interessante para micro e pequenas empresas. O custo do investimento é baixo e pode trazer resultados satisfatórios a médio e longo prazo. Crescer e se estabilizar na web é um trabalho que precisará de constante evolução e entendimento do seu negócio e do seu público. A grande versatilidade do website é que é possível estruturar uma simples informação do seu negócio até uma plataforma mais estruturada como uma loja virtual, por exemplo.

É de extrema importância que micro e pequenos empreendedores comecem a pensar no futuro e nos resultados a longo prazo. Portanto, vale se dedicar e ter coragem de inovar, investir e apostar em novos meios de comunicação e venda. O caminho para obter resultados satisfatórios demanda coragem, persistência e foco. A diversidade e versatilidade de websites permite criar algo novo e atraente para cada público. Confira alguns exemplos de tipos de sites para micro e pequenas empresas podem aproveitar para alavancar o seu negócio.

  • Blog
  • Site Institucional
  • Landing Page
  • E-commerce

Para cada situação do seu negócio, o website corresponderá aquilo que você busca alcançar. Encontrar um caminho ideal nos meios digitais ficou mais fácil com o avanço da internet, portanto, é preciso focar nos atalhos e nas técnicas que impulsionam o seu negócio.

Blog

blog para micro empresa 2 Agência de Marketing Digital Review Comunicação https://reviewcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Img-Review-Redes-sociais-1000x1000px.png

O blog pode ser definido como uma plataforma que contém conteúdos publicados na internet relativos a algum tema, assunto, visões pessoais e institucionais e pautado de forma cronológica.

A importância do blog para micro e pequenas empresas

Vivemos em uma era de constante evolução e formação de opinião. Mostrar e evidenciar a sua linha de raciocínio é importante para qualquer empresa que busca credibilidade e respeito. O blog é um canal bastante utilizado e respeitado nos meios digitais. Criar conteúdos relevantes para o seu blog será um diferencial em meio à concorrência.

Vantagens do Blog

  • Com o blog sua marca terá credibilidade e possibilidade de interagir com o seu público de uma forma exclusiva;
  • O blog é uma página que não demanda alto investimento e pode ser colocado no ar facilmente;
  • Os assuntos abordados na sua página de blog podem ser infinitos, basta ser criativo e autoritário no assunto;
  • Novos clientes poderão chegar ao seu negócio/empresa através do blog;
  • Possibilita oferecer conteúdos exclusivos para os seus clientes lerem.

Dessa forma, é importante dedicação para alimentar o seu blog com conteúdos de qualidade e bem estruturado textualmente e visualmente. No entanto, o blog é uma ferramenta essencial para micro e pequenas empresas conseguirem resultados satisfatórios.

Site institucional

site institucional para pequenas empresas Agência de Marketing Digital Review Comunicação https://reviewcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Img-Review-Redes-sociais-1000x1000px.png

Com o avanço de novas ferramentas online, ter um bom site institucional para a sua empresa é como ter um funcionário dedicado a levar informações do seu negócio 24 horas por dia durante o ano todo.

O site institucional está encarregado de levar todas as informações de interesse para o seu público, a história do seu negócio, meios de atendimento, serviços oferecidos, blog, prestação de serviço, novidades e muito mais. O site institucional não é direcionado à vendas online, mas em certos casos poderá expor os produtos da empresa.

Um bom site institucional precisa ser simples, conciso e levar todas as informações para o seu público. É de extrema importância ter um design amigável, responsivo e que faça sentido com a sua empresa/negócio. Portanto, capriche no design visual e textual para que os visitantes se sintam confortáveis.

Páginas essenciais que um site institucional precisa ter

  1. Página Home: É a página principal do site, o cartão de visita da empresa no meio online. Na página home é de extrema importância ter uma aparência consistente e bem resumida. Seja criativo, utilize fotos dos produtos, capriche no design e mostre porque sua empresa é importante.
  1. Sobre a empresa/negócio: É uma das páginas mais importantes do website. Nela deve contar a história da empresa, o que a empresa faz e fornece, quais são os produtos de destaque, trabalhos sociais, homenagens, galeria de fotos sobre o negócio. O importante é inovar e mostrar o quão importante é sua empresa.
  1. Produtos e serviços: Nesta página deve conter todos os produtos e serviços oferecidos. Dessa forma, é de extrema importância resumir sobre os produtos/serviços e informar as vantagens e porque ele é importante. Na página deve conter também prazo de atendimento, garantia e informações de pagamento.

  2. Contato: Na página de contato, é necessário possuir um formulário de contato, telefone, WhatsApp, Telegram, e-mail, o endereço físico do seu negócio e as redes sociais. É importante também colocar um mapa da localização da sua empresa para que o visitante possa traçar a rota até o endereço.

Vantagens do site institucional

Um site institucional é extremamente válido para micro e pequenas empresas. Através dele e com a ajuda de outros meios de comunicação e interação, como as redes sociais, a sua empresa/negócio pode se tornar cada vez mais reconhecida e lembrada. A grande vantagem de ter um site institucional é de mostrar os valores e como sua marca se comporta no meio online, aumentando os seus clientes e consequentemente, suas margens de lucros.

Ter um site institucional é o primeiro passo para melhorar ainda mais a sua performance e levar conteúdos relevantes para o seu público. Ele permitirá integração com o blog e poderá ser uma ferramenta fundamental para elevar o ranqueamento da sua empresa nos mecanismos de busca do Google.

Não há regras e padrões exatos para ter um site institucional. O importante é ser bem estruturado e desenvolvido por profissionais qualificados. A importância de ter um website é maior a cada dia. Não ter um site na internet é sinônimo de fracasso e perda de negócios. Um site institucional bem elaborado, fará com que micro e pequenas empresas possam crescer e alcançar novos objetivos. 

Nós da Review Comunicação, somos especialistas na criação de site para micro e pequenas empresas. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco e solicite uma avaliação.

Landing Page

landing page para micro e pequena empresa 2 Agência de Marketing Digital Review Comunicação https://reviewcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Img-Review-Redes-sociais-1000x1000px.png

Landing page geralmente é uma única página no site focada em conversão. Pensada na geração de novos clientes e leads, esse tipo de site é criado com foco na conversão final do usuário, fazendo com que seja oferecido os produtos e serviços, dados de contato, meios de pagamento ou até mesmo compra direta pelo site.

A landing page é uma boa solução para promover produtos, serviços e campanhas de marketing digital. Com a ascensão de e-books, esse tipo de site é o mais recomendado para uma conversão a curto e médio prazo.

Conteúdos necessários para uma boa landing page

Diferentemente de um site institucional, a landing page tem propostas claras e mais objetivas, focada diretamente na conversão. Portanto, ao entrar em um site landing page, o usuário terá todas as informações e definições dos produtos e serviços e o porquê de sua importância. Confira abaixo algumas dicas de quais conteúdos deve conter em uma landing page:

  • Informação clara e objetiva: A chave essencial para uma boa landing page é a objetividade do seu produto/serviço. É preciso prestar atenção em todos os detalhes e levar informações precisas sobre o seu produto. Elas devem exibir apenas informações indispensáveis para a conversão final do usuário.
  • Informações sintetizadas: A informação precisa ser de fácil leitura para o usuário e de fácil conexão com os demais itens da página, como vídeo, infográfico, dados e imagens. Uma boa técnica é exibir as informações em blocos ou tópicos.
  • Imagens: Utilizar imagens atraentes e otimizadas é uma excelente estratégia de conversão. Explore a sua criatividade com imagens relevantes.
  • Formulários curtos: Não é preciso utilizar formulários grandes de difícil compreensão e preenchimento Formulários grandes pode assustar seu visitante e fazer com que ele desista do seu produto/serviço. Dessa forma, é válido utilizar formulários curtos, no qual o usuário terá mais agilidade e a taxa de conversação poderá ser elevada. Nos formulários de sua landing page, solicite apenas informações essenciais para a sua estratégia de marketing. 

Vantagens da landing page

  1. Baixo custo de investimento e possibilidade de retorno a curto e médio prazo;
  1. Fácil integração com o Google ads e com as redes sociais;
  1. Excelente forma de obter conversão de novos usuários e clientes;
  1. Possibilidade de colocar todas informações da sua empresa/negócio em uma única página.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre as funcionalidades e propósitos de uma landing page, entre em contato conosco. Nós da Review Comunicação iremos desenvolver uma ótima opção para o seu negócio.

E-commerce

loja virtual para micro e pequenas empresas Agência de Marketing Digital Review Comunicação https://reviewcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Img-Review-Redes-sociais-1000x1000px.png

Uma das melhores opções para quem busca vender online é a criação de um site e-commerce. Um ambiente online inovador e bem estruturado ajudará micro e pequenas empresas a venderem online com total modernidade, seguindo as tendências do mercado. Ter a sua mercadoria à venda na internet eleva o seu conceito e atingir novos públicos. Se você já possui uma loja física, vale a pena investir em uma loja virtual também. Segundo dados de novembro de 2017 do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 54% dos internautas preferem realizar ou já realizaram compras online.

A criação de um site e-commerce pode alavancar o seu negócio e trazer novos benefícios, além de proporcionar melhores experiências para o seu cliente. Portanto, é preciso inovar e investir em uma plataforma responsiva para que o seu público esteja o mais satisfeito possível.

Funcionalidades de um site e-commerce

  • Possibilidade de oferecer diversos meios de pagamentos, como por exemplo: cartão de crédito, débito online, pix, boleto e pagamento na entrega;
  • É possível oferecer um sistema de chat e suporte para o seu cliente. Nele o cliente poderá tirar dúvidas, sugestões e reclamações;
  • O site e-commerce permite que o seu cliente acompanhe o status da transação. Exemplo: Pagamento pendente, pagamento aprovado, pagamento recusado e produto entregue. Isso permitirá uma maior confiança para o seu público;
  • Os clientes poderão conhecer as novidades da loja;
  • Possibilidade de fazer promoções exclusivas com cupom de desconto;
  • Simulador de frete e parcelamento.

As funcionalidades de um site de vendas são amplas. Dessa forma, é preciso explorar todos os recursos exclusivos da plataforma para obter maiores resultados nas vendas. Seja criativo, coloque fotos exclusivas, utilize texto claro e objetivo e tente ser persuasivo e mostre a importância do seu produto. Uma loja e-commerce precisa ser estudada e revisada periodicamente. Portanto, dê atenção a ela como se fosse uma loja física e tenha em mente que o processo será contínuo e natural.

Seja qual for o tipo de site que você busca criar, nós da Review Comunicação estamos empenhados em oferecer a melhor solução na criação de site institucional, landing page, e-commerce ou blog para micro e pequenas empresas. Conte conosco para encarar novos desafios e não fique para trás. Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento.

Tipos de sites para micro e pequenas empresas
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Welber Melo
Jornalista, redator e entusiasta de novas tecnologias e comunicação. CEO da Review Comunicação, com expertise em desenvolvimento e programação de sites. Especializado em comunicação visual, social, programação web e mídias digitais. Sempre atento às novas tendências do mercado.

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